segunda-feira, 7 de junho de 2021

Submundo HQ N°364 - A "Coleção Clássica Marvel 5 - HULK": A Origem do "Gigante Verde" (ou Cinza)...

"Coleção Clássica Marvel" (CCM) chega ao Vol. 5 com as 6 primeiras histórias do "HULK"... Exatamente o mesmo conteúdo da 1º "Biblioteca" do Golias Esmeralda (que tinha as mesmas 160 pág desta edição)!

A "Origem do HULK" (de Stan Lee & Jack Kirby), A 1º aparição de Rick Jones e do General Ross, O "Terror dos Homens-Sapo", O "Circo do Crime", O "Gladiador do Espaço Sideral", A 1º aparição de "Tyrannus", e "O Mestre dos Metais" (uma espécie de protótipo do "Magneto")!

Confira abaixo...

"HULK" foi criado em 1962, por Stan Lee & Jack Kirby... E suas 6 primeiras HQs estão reunidas aqui, neste Vol. 5 da "Coleção Clássica Marvel" (capa-cartão, 164 pág, R$ 34,90). Na sua história de ORIGEM, o Dr. Robert Bruce Banner é bombardeado por Raios Gama ao tentar salvar o jovem Rick Jones (que invadira uma área militar de testes) e acaba se tornando: "O Incrível Hulk". Com seu alter ego mantido em sigilo (somente Rick Jones conhece a verdade e ajuda o cientista a fugir do exército e do implacável General Ross - sempre à caça do monstro), Banner trabalha na busca por uma cura para sua maldição. Inicialmente, a transformação de Banner em Hulk acontecia somente à noite (quase como um lobisomem) e o doutor chegou a criar uma prisão em uma caverna (pra evitar que o monstro saísse à noite). Outra curiosidade dessa fase inicial do "Hulk" era o fato de que em sua 1º história ele era CINZA (dizem que por conta de uma confusão na tonalidade da cor na gráfica), e a partir do nº 2 já passava a ser VERDE, só que mantendo uma personalidade inteligente e maléfica (sim, o "Hulk" era MAU e inteligente - a ponto de pensar em matar Rick Jones várias vezes e dominar o mundo)!
 
A criatura era uma mistura perfeita do "Frankenstein" (de Boris Karloff - ator que interpretou o monstro no filme clássico de 1931 e cujo visual e expressões faciais serviram de inspiração pro gibi) e do "Médico e o Monstro" (Dr. Jekyll & Mr. Hyde) com tramas que ainda lembravam (um pouco) as HQs de monstros da Marvel nos anos 50 (trazendo sci-fi e suspense/terror). Havia muita paranóia da Guerra Fria nos roteiros também (espiões e cientistas russos), mas isso era comum na Marvel da Era de Prata, e no gibi do "Hulk" os vilões soviéticos caíam como uma luva. A origem e características do monstro também eram alteradas a cada história dessas 6 primeiras edições: A explosão criativa dos autores (Lee/Kirby/Ditko) era tanta, que todo mês rolava uma NOVA mudança, hehe. Assim, tivemos um "Hulk" voador no nº 3 (capa acima) que parecia uma "mosquinha" em zigue-zague, rs. Um "Hulk" controlado mentalmente por Rick Jones. E até mesmo um Banner encontrando a CURA e se transformando com a ajuda de um reator quando assim o desejasse. Tivemos também um "Hulk GLADIADOR" (com o mesmo visual que ficou popularizado na saga do "Planeta Hulk" e no cinema). Tudo isso apenas nessas 6 primeiras HQs!
 
No Brasil... Esse material é raríssimo, pois a EBAL pulou as 6 primeiras histórias na época, e somente a Abril viria a publicar "A Origem do HULK" (em "Cap. América" nº 100 - de 1987) só que com vários cortes e repintando o monstro de verde (sendo que em sua 1º aparição ele era cinza, como explicado acima). Anos depois (já em 2006) a Mythos publicaria o especial: "Grandes Clássicos Marvel" (formato americano em P&B) que trazia os 3 primeiros números do "Hulk". Porém, o leitor só viria a conhecer pela 1º vez no Brasil as 6 HQs clássicas em sequência (e EM CORES) com a "Biblioteca do Hulk" Vol. 1 (Panini - 2008). Assim, esta edição da CCM 5 é imprescindível pra quem perdeu a "Biblioteca" de 2008. Em tempo, nunca houve um "Hulk" nº 7: Após estas 6 primeiras edições, a revista foi encerrada e o "Hulk" jogado no MIX de "Tales to Astonish" (dividindo a revista com o "Homem-Formiga" e depois com o "Namor" - esse mix durou cerca de 40 edições, com 10 pág pra cada um todo mês). Em 1968, o "Hulk" assumiu sozinho o título, agora com o NOME dele em destaque (mas mantendo a numeração de "Tales to Astonish" a partir do nº 102). Recomendo esta edição, então, pra fãs tanto do "Hulk" quanto da Marvel em geral (pra ver como era uma verdadeira salada de ideias e criatividade esse início da editora na Era de Prata)!

Até+

Submundo.jpg (611 × 452)
Créditos:) Leo Radd: http://submundo-hq.blogspot.com/2021/06/a-colecao-classica-marvel-5-hulk-origem.html

Tiras N°15636 : Turma da Mônica - Mauricio de Sousa!

O início de um sonho/Tá dando tudo certo! POR FAVOR, não me acorde. Turma da Mônica Jovem
Parece que o jogo virou não é, Astronauta?

Tiras N°15635 : Especial MIX nº665 - Blog do XANDRO!





Tiras N°15634 : Toda MAFALDA - Quino!

Tiras N°15633 : HAGAR - Dik e Chris Browne!


Tiras N°15632 : PEANUTS/SNOOPY - Charles Schulz!

Tiras N°15631 : Bichinhos de Jardim - Clara Gomes!


Tiras N°15630 : GARFIELD - Jim Davis!





Ria...Se Puder! 😁 N°11681 a N°11690