Com roteiro de Brian Azzarello, Alan Burnett, David S. Goyer e Greg Rucka, o desenho é uma ponte entre Batman Begins e este novo filme.
A trama é dividida em seis segmentos que mostram que, após os eventos do primeiro filme, o herói continuou na ativa combatendo o crime e aperfeiçoando suas técnicas.
Ao repetidamente confrontar as máfias italiana e russa, Batman demonstra ser um problema enorme para os criminosos, o que resultará em contratos com mercenários para que ele seja morto. Daí pode-se imaginar que para chegar ao Coringa seja um passo.
A parte gráfica também é muito bem conduzida, sendo produzida por alguns dos mais renomados estúdios japoneses e contando na direção com Yasuhiro Aoki, Futoshi Higashide, Toshiyuki Kubooka, Hiroshi Morioka e Shojiro Nishimi. Já a produção executiva fica a cargo de Bruce Timm, responsável pelos desenhos animados do Batman, Super-Homem e da Liga da Justiça.
Ao associar um realismo extremo ao clima sombrio tão característico a Gotham City, o resultado é uma narrativa visual tensa, vigorosa e violenta que inclusive é mais indicada aos adultos do que às crianças.
A cidade de Gotham está esplêndida em praticamente todas as histórias e algumas seqüências de ação, como o confronto com o Crocodilo nos esgotos da cidade ou a perseguição ao Pistoleiro em um trem em movimento são muito bem realizadas.
O DVD nacional ainda conta com comentários em áudio dos produtores, making of da futura animação da Mulher-Maravilha e trailers variados.
Batman - O Cavaleiro de Gotham é recomendado a todo fã do Cruzado Encapuzado, e tem como principal virtude reunir estilos muito diferentes de animação para contar uma boa história que funciona independentemente de qualquer filme.