quarta-feira, 23 de novembro de 2022

Arquivos Turma da Mônica N°1.101 - Cascão: HQ "Quem acredita em futebol?"

Capa de 'Cascão Nº 117' (Ed. Globo, 1991)

Em homenagem à Copa do Mundo que se inicia, mosto uma história em que o Cascão tenta convencer todo mundo a voltarem a acreditar em futebol e em novas conquistas da Seleção Brasileira. Com 8 páginas, foi história de encerramento de 'Cascão Nº 117' (Ed. Globo, 1991).

Cascão diz para o Cebolinha que quando crescer quer ser jogador de futebol e trazer a Copa do Mundo. Cebolinha fala que não acredita no futebol do Brasil, o pai que já viu o Brasil ser campeão 3 vezes. Cascão diz que viu em fotografias do Pelé, Garrincha e Félix e Cebolinha conta que tudo são fotografias velhas que até duvida que são verdadeiras. Cascão fala que ele pode tirar fotos dele quando for campeão e Cebolinha responde que melhor ele ser jogador de vôlei ou basquete que terá mais chance.

Cascão joga a bola com a mão se perguntando se ninguém acredita no nosso futebol e Jeremias gosta do passe, Cascão faz umas jogadas e embaixadinhas de futebol e Jeremias vai embora porque estava pensando que ele estava jogando vôlei. Cascão grita que ele só joga futebol e uma velha dá guarda-chuvada nele, dizendo que é um menino malcriado que fala palavrão por aí.

Franjinha aparece e Cascão pergunta o que aconteceu com o nosso futebol. Franjinha não sabe o que é, já ouviu falar em algum lugar, o negócio dele é xadrez. Cascão pergunta quem não se emociona com as bandeiras tremulando, as redes balançando e Franjinha, não. Cascão pergunta se não acredita em futebol e Franjinha diz que só em coisas mais plausíveis como Papai Noel e Coelhinho da Páscoa e vai embora.

Em seguida, surge uma lágrima gigante, Cascão desvia para não se molhar e era do Leitor, que conta que não aguentou, ficou triste lendo a história e não pôde conter a lágrima que queria cair desde aquela última partida da Seleção Brasileira. Cascão diz que quando for jogador de futebol, vai trazer o tetracampeonato. O Leitor fala que não é para falar bobagem, ele é um personagem de história em quadrinhos e nunca deixará de ser o Cascão e joga a real de que Cascão não pode viver de sonhos e ele não pode viver de passado. Cascão fala que no mundo dos quadrinhos, tudo é possível e o Leitor manda acabar a história para ver como termina.

Assim, Cascão faz embaixadinhas, um treinador olha e o chama para ir para o time dele. Já adulto, é jogador da Seleção Brasileira, que está na final da Copa do Mundo. Cascão faz gol, o Brasil é tetracampeão e ergue a taça. Cascão conversa com o Leitor, falando que é campeão do mundo, e ele reconhece que no mundo dos quadrinhos, tudo é possível. Os amigos, que desacreditavam no futebol na infância, comemoram, falando que ele é o maior e que sempre acreditaram nele, terminando a história no gibi. Fora dos quadrinhos, o Leitor acha que foi uma bela história e fala para os leitores reais que agora precisamos fazer a nossa história e é tão simples.

Uma história legal em que todos estavam desacreditados em futebol e na Seleção Brasileira já que muito tempo não era campeão da Copa do Mundo, a ponto de pensarem que futebol não existia e velhinha achar que futebol era palavrão, mas Cascão provou para o Leitor e para todos que duvidavam que era possível, pelo menos no mundo dos quadrinhos, onde tudo pode. 

Foi uma crítica à Seleção Brasileira que estava desde 1970 sem ganhar Copa do Mundo, ou seja, 21 anos sem título até então, todo mundo já estava desacreditado, principalmente depois do fiasco da Copa de 1990, sendo eliminada pela Seleção Argentina nas oitavas-de-final. Além disso, independente de futebol, quis mostrar também mensagem da gente acreditar nos nossos sonhos, por mais impossível que seja, não acreditar de ser possível de realizá-lo apenas em histórias em quadrinhos, só correr atrás que consegue seu sonho. No caso, a fala final do leitor da história quis mostrar que agora os jogadores da Seleção Brasileira têm que fazer a parte deles para conquistar a próxima Copa do Mundo e também da gente correr atrás para conseguir o sonho impossível desejado.

Foi legal também ver a metalinguagem do Leitor e Cascão conversando, um passando motivação para o outro, lágrima cair na página, quase molhando o Cascão, gostava dessa interação de ficção e realidade. Teve ainda o leitor retratado na história conversando com o leitor da vida real, no caso, a gente, o que reforçou ainda mais a metalinguagem e se tornou mis diferente. Os traços ficaram muito bons, típicos de histórias de miolo da época, e quando mostravam personagens adultos, sempre eram desenhados diferentes, de acordo com cada desenhista. Dessa vez, destaque maior ao Jeremias adulto gordo para diferenciar.

Mesmo que a MSP não goste de mostrar mais absurdos, até que essa teria chance para republicação em almanaques por causa da mensagem e lição de moral, talvez alterariam partes que o Brasil ganhou Copa três vezes para cinco vezes e "tetra" por "hexa" para ficar atual e mudariam a parte da guarda-chuvada da velhinha no Cascão porque não pode mais mostrar violência assim nos gibis, assim como alterar a palavra "gozado" por ser proibida atualmente.

Depois dessa história, o Brasil voltou a ser campeão de Copa do Mundo em 1994 e 2002, voltando a ser acreditado pela população e a ter gosto de assistir futebol. Hoje em dia chega a ser semelhante a situação, já são 20 anos que o Brasil não ganha uma Copa do Mundo, está desacreditada pelo povo que vai conseguir título na deste ano, se não ganhar, vai alcançar a maior marca de 24 anos, no mínimo, sem título de Copa, aumento o descrédito do povo. 

Após o Pelezinho teve seu gibi cancelado em 1982, histórias de futebol ficaram com o Cascão, com maestria, foram tantas que não é a toa que depois fizeram vários Almanaques Temáticos sobre futebol. Com o Cascão ainda teve vantagem de incluir seu medo de água e de tomar banho, sempre que davam, ou simplesmente, apenas tema de futebol como um todo. Por exemplo nesta história, teve conversa inicial do Cascão falando pro Cebolinha que não seria maluco de tomar banho quando crescer e fugindo da lágrima do Leitor que caiu na página lendo o gibi.

Créditos ;) Marcos Alves: https://arquivosturmadamonica.blogspot.com/2022/11/cascao-hq-quem-acredita-em-futebol.html 

Charges/Cartuns! ★ N°216.401 a N°216.500