quinta-feira, 19 de março de 2020

Arquivos Turma da Mônica N°817 - Turma da Mônica: HQ "Sujolândia"

Mostro uma história em que o Capitão Feio criou um parque todo imundo com a sua cara no lugar do Parque da Mônica. Com 17 páginas, foi publicada em 'Parque da Mônica Nº 26' (Ed. Globo, 1995).

Começa com a Turma indo ao Parque da Mônica e tem a surpresa de ver o Parque todo sujo em aspecto de ruínas e até pensam se o pai da Mônica não errou o caminho. Cascão adora o Parque sujo daquele jeito e até parabeniza a Mônica pela ideia. Logo descobrem que foi o Capitão Feio que fez aquilo com o Parque da Mônica.
Capitão Feio fala que o parque agora é dele e tem o nome de "Sujolândia" e eles são convidados. Quando entram, um monstrinho de sujeira manda o Capitão Feio mostrar o crachá e Capitão Feio o chama de estúpido e dá bronca que é o patrão dele. Ainda assim o monstrinho pergunta pelo crachá, Capitão Feio diz que não tem e aí tem que pagar e fala palavrões e o monstrinho avisa que falar palavrão é feio.
Mônica fala para os seus amigos que precisam descobrir o que aconteceu, quando o Capitão Feio fala que não está acontecendo nada, mas vai acontecer e jogam a turma no brinquedo da rampa da imundice, deixando a turma toda suja ao sair da rampa. Depois eles visitam a "Casa do Feio", tinha tanto pó que eles saíram tossindo e como o Capitão Feio achou que eles tossiram pouco, manda para o monstrinho de sujeira de providenciar mais pó lá.
Em seguida, vão aos ciclopoluidores e Cascão acha legal por estar se divertindo. Nos ciclopoluidores ganhava quem conseguisse fazer mais fumaça e o Cebolinha ganhou por ter ficado coberto de fumaça. Cascão comenta que foi divertido e Cebolinha pergunta se ele é mesmo o Cascão e não o Do Contra. Aí, dá fome na Magali e eles são levadas na "Praça do Fedegoso", que era o nome do Monstro de Sujeira cozinheiro do Capitão Feio. Quando ele fala que tem pizza de barro, suco de argila e hambúrguer de pedra com pão amanhecido no cardápio, Magali perde a fome.
Capitão Feio fala que eles ainda tem que ver a "Casa do Porco" e "Esgoto do Imundinho". Mônica pergunta de onde o Capitão Feio tirou as ideias dos brinquedos, que se parecem muito com os do Parque da Mônica. Capitão Feio diz que tirou do Mauricio de Sousa. Viajou no tempo através de uma máquina do tempo e roubou todos os projetos do Parque que ainda não tinha sido construído e prendeu o Mauricio no banheiro. Aí ele criou os brinquedos, incluindo o cinema 3F, de fétido, feioso, fuleiro.
A intenção era para dominar o mundo, com Mauricio preso no passado, não existe o Parque no futuro. Ainda viajou mais ainda, na época que a turma não foi criada e prendeu o Mauricio de novo no banheiro. Se o Mauricio não criassem os personagens, eles deixariam de existir, e sem eles para atrapalhar, dominaria o mundo em poucos quadrinhos. Enquanto contava, Cascão e Magali estavam começando a sumir.
Capitão Feio vai brincar no "Carrossel do Porcácio" e Mônica lembra que ele também é personagem do Mauricio e Capitão Feio implora para Mônica ajudar para ele não sumir também. Eles vão ao "Teatro do Feioso"e ele pergunta a um dos monstrinhos onde estava a máquina. O monstrinho fala que ninguém triou foto e capitão Feio fala que era máquina do tempo. O monstrinho fala que estava lá atrás e, assim ele , Mônica e Cebolinha viajam até o ano de 1961.
Eles tiram o Mauricio do banheiro. Capitão Feio fica feliz que encontraram e Mauricio estranha ter falado "nós", já que Mônica e Cebolinha haviam sumido. Capitão Feio se pergunta onde tá a "baixinha dentuça" e "troca-leras de cabelos espetados" e volta desesperado para a máquina do tempo para ver o que aconteceu de errado. Quando se vai, Mauricio tem a visita de seu amigo com cabelos espetados e da sua filha Mônica e acaba criando os personagens.
Capitão Feio volta para 1995 e encontra o Parque da Mônica de volta normal. Vê a Mônica e fala que andava tão sumida e ao ver o resto da turma fica feliz também e comenta que voltou no tempo a tempo de consertar tudo e tudo voltou ao normal como se nada tivesse acontecido. A turma corre e coloca uma camisa de força emprestada do Louco e Capitão Feio é levado para o manicômio tratado como um louco. Mônica e Cebolinha veem uma máquina do tempo no Parque e pensam que foi criada pelo Franjinha.
No final, Capitão Feio está no "Manicômio para Loucos Engraçados", e o enfermeiro avisa que era hora do passeio. Capitão Feio pergunta para onde eles vão e o enfermeiro fala que seria no parque. Seria um parque comum, mas Capitão Feio pensou que era o Parque da Mônica e, assim, se desespera e foge do manicômio quebrando a parede, com tanto trauma do Parque da Mônica.
História legal mostrando um Parque do Capitão Feio no lugar do Parque da Mônica após ele viajar no tempo para impedir a construção do Parque da Mônica e dos personagens. Seria tudo perfeito se ele não fosse também personagem do Mauricio e acabaria sumindo também que nem os outros. Histórias com máquina do tempo e metalinguagem sempre eram bem envolventes.
Não era só Franjinha que criava invenções nas histórias, geralmente tinham outros cientistas e vilões também criavam seus inventos de acordo com seus objetivos. Assim, tanto vilões fixos como Capitão Feio, Doutor Olimpo, entre outros, assim como vilões que apareceram em só uma história podiam criar.
O Parque da Mônica original acabou só aparecendo no final da história por causa disso. Legal ver o Cascão adorando os brinquedos sujos e até se divertindo, hoje em dia ele ia ser contra que nem os outros personagens. Teve monstrinho de sujeira que até teve nome dessa vez, era raro terem nome, ainda mais que eram muitos. Hoje em dia, costumam colocar só uns 3 monstrinhos nas histórias, quem sabe pra ter menos trabalho de desenhar. Como tem apologia à sujeira, personagens ficando sujos com os brinquedos e ter cenas com palavrão e Capitão Feio com arma na mão para prender Mauricio no banheiro não fariam de novo atualmente.
Foi bom também ver o amigo do Mauricio e a Mônica filha do Mauricio retratados como inspiração de criação. A história não seguiu exatamente como aconteceu na vida real, já que Mônica e Cebolinha não foram criados juntos e nem foi em 1961. Cebolinha foi criado em 1960 e Mônica em 1963, vale pela lembrança dos primórdios da MSP para gente ter ideia em quem o Mauricio se inspirou para criar os personagens.

Achei que podia também ter mostrado o Capitão Feio tirando o Mauricio do banheiro no início dos anos 90, mostrou apenas voltando aos anos 60, pois ficou preocupado em deixar de existir. Fica subtendido que quando o Mauricio de 1961 estava criando os personagens, o Capitão Feio estava no inicio dos anos 90, antes de voltar para 1995.

Quase todos brinquedos que o Capitão Feio criou na "Sujolândia" foram baseados nos brinquedos do Parque da Mônica só que com apologia à sujeira, até que o Parque podia ter tido um brinquedo com nome dele, logicamente sem precisar sujar ninguém, mas tendo referência ao nome dele. Os traços muito bons também, bem típicos dos anos 90 e na postagem coloquei a história completa.

Tiras N°13120 : Turma da Mônica - Mauricio de Sousa!

 Ela está em tudo. Nas tirinhas. Nos gibis. Nos livros. No cinema. Na televisão. No Youtube. No parque. No Instagram. No vestido vermelho. No coelho de pelúcia. E em cada gesto de força e solidariedade. Separamos algumas capas especiais em comemoração ao aniversário da Mônica. Lembrando que você pode mandar sua mensagem usando #parabénsMônica até amanhã.

Tiras N°13119 : Especial MIX nº313 - Blog do XANDRO!

Tiras N°13118 : Quadrinhos Disney - Walt Disney's!

Ria...Se Puder! N°7020

Ria...Se Puder! N°7019

Ria...Se Puder! N°7018

Ria...Se Puder! N°7017

Ria...Se Puder! N°7016

Ria...Se Puder! N°7015

Ria...Se Puder! N°7014

Ria...Se Puder! N°7013

Ria...Se Puder! N°7012

Ria...Se Puder! N°7011


Charges/Cartuns! N°89670

Charges/Cartuns! N°89669

Charges/Cartuns! N°89668

Charges/Cartuns! N°89667

Charges/Cartuns! N°89666

Charges/Cartuns! N°89665

Charges/Cartuns! N°89664

Charges/Cartuns! N°89663

Charges/Cartuns! N°89662

Charges/Cartuns! N°89661