quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Arquivos Turma da Mônica N°247 - Coleção Histórica Nº 44!

CHTM_44.jpg (513×730)
Já nas bancas a 'Coleção Histórica Nº 44', formada pelas 5 revistas números 44: Mônica (1973), Cebolinha (1976), Chico Bento e Cascão (1984), e Magali (1991).

Ficou bacana o Quinzinho na capa do box. Prova que quem aparece na capa pode ser qualquer personagem e não um que teve destaque no box, como muitos pensavam no inicio, visto que o Quinzinho não apareceu nesse box.

Em relação á distribuição até que dessa vez chegou mais cedo aqui, no dia 01º de dezembro. Quase chega em novembro ainda, que era a data certa. Mesmo assim, vendendo ainda só 1 exemplar por banca que vende e tem lugares no país que até hoje ainda não chegou. Apesar de lançarem em uma data mais cedo, a distribuição ainda está precária e tem que melhorar muito para essa Coleção chegar a todos os cantos do país.

Esse box marca por ser o último gibi da Mônica de 1973 e não tiveram muitas informações de créditos nos comentários e, no lugar, foi falado muito que nos gibis atuais não tem cenas incorretas, coisa que a gente está cansado de saber e se torna cansativo.
CHTM_44_(2).JPG (860×808)
Histórias de abertura e comentários gerais:

Das histórias de aberturas, todas eu conhecia e já tinha lido de alguma forma. Porém, gibi original só tenho mesmo da Magali, como sempre. Vamos aos comentários: 

Mônica - "Um cometa para o Natal" - A turma tenta impedir que diabinhos que subiram ao Céu, poluam o Céu na noite de Natal e apaguem o cometa de Natal que os anjos prepararam.

Esse foi o último gibi da Mônica de 1973 e por coincidência uma história de Natal nessa época de final de ano. Por causa da periodicidade bimestral, a cada 2 anos o Natal coincide nos gibis da Mônica, desde que a distribuição não atrase. Lembro que em 2012, a edição Nº 32 dela, também com história de Natal chegou superatrasada, só sendo lançada em janeiro de 2013.

A história de abertura foi a única com tema natalino da edição.  Nos comentários, o Paulo Back fala que a Mônica ficou estranha em desenho bidimensional, em um ângulo visto por cima, na história "O que será que há dentro da caixa?", em que os personagens tentam descobrir o que tem dentro de uma caixa que encontraram na rua. Eu até gostei do desenho assim, bem melhor que os novos, que são feitos tridimensionalmente e no computador. Abaixo, mostro essa cena:
CHTM_44_(1).jpg (444×359)
Trecho da HQ "O que será que há dentro da caixa?"
Um detalhe que mantiveram cores na história "O Grande virtuose", em que o Jotalhão tenta tocar violino. Foi deixado alguns erros, como o Teodoro, filho do Coelho Caolho aparecer com pele amarela no primeiro quadrinho e com camisa amarela em 1 página inteira e depois vermelha em um quadrinho na página seguinte. Assim que tem que ser de manter os erros e falar sobre isso nos comentários, se quiserem e, não ficar corrigindo para deixar tudo perfeito. E até que dessa vez teve comentário da tirinha final, coisa que é raro acontecer.

Em relação a créditos, de 13 histórias, apenas comentaram créditos completos de roteirista, desenhista e arte-final em 5 delas, as que foram feitas pelo Mauricio. Apenas a de abertura que fala de desenho e arte-final que também foram feitos por ele. Fica a dúvida se nas outras foram ou não. Já em 8 histórias não foram falados de créditos nenhum.

A capa ficou bacana, com a camisa do Anjinho e o Bidu brancos por causa do fundo azul, para destacar. Ainda bem que mantiveram brancos e não resolveram colocar outro tom de azul. 

Cebolinha - "O Capitão chiclete" - Um funcionário de uma fábrica cai em um tonel de preparo de chiclete e se transforma no Capitão Chiclete, um vilão que deseja roubar todos os chicletes do mundo.

Dessa vez tiveram mais histórias do Cebolinha nesse gibi, até como forma de compensar a edição Nº 43, que quase não teve histórias dele. Uma história curiosa foi "A mudança", em que o Cebolinha tenta convencer a Mônica de desistir de bater nos outros com o coelhinho. Nela, aparece a Mônica correndo atrás da Magali, junto com os outros meninos, para bater. Foi no início da história e depois no final. Uma cena muito rara de acontecer e bem surpreendente.

Na história "Ferradura da sorte", em que o Cebolinha encontra uma ferradura na rua que lhe dar sorte, além de comentar que nos gibis novos não tem armas, teve uma citação da alteração da arma por uma lagosta na 'Clássicos do Cinema Nº 43', com o Paulo Back falando que hoje vale tudo para alterar as armas nos almanaques atuais, como se fosse a coisa mais natural possível trocar uma arma por uma lagosta. Nada a ver isso. Achei estranho.

Outra história de destaque foi "Cebolinha e o táxi", que encerrou o gibi. Nela, o taxista João é perturbado pelo Cebolinha e o Cascão, que queriam ir para a Rua Parafinas. É típica de uma história que se encaixaria com o Seu Juca no lugar, que havia sido criado na época, só que com traços diferentes, mas colocaram outro personagem como taxista e foi falado nos comentários que esse João apareceu em outras histórias, e não apenas nessa. Bem curioso.
CHTM_44_(3).jpg (540×358)
Trecho da HQ "Cebolinha e o táxi"
De 15 histórias, 9 não tiveram informações de créditos. Crédito completo só na abertura e em "O Galinhão", em que o Cebolinha e o Cascão confundem um avestruz com uma galinha gigante. Nas outras, mostram só quem fez roteiro ou faltam informações de desenho ou de arte. 

Chico Bento - "Eu faço melhor"- Deus dá o poder de criação para o Chico criar um mundo novo, depois de ter reclamado da cidade que era feia e poluída.

Dessa vez lamentavelmente voltaram a alterar o caipirês do Chico nessa história de abertura. Na original palavras como "esperano", "pensano", "mió" mudaram agora para "esperando", "pensando" e "mior". Em apenas uma fala mantiveram, "isquentano", que pelo jeito ficou despercebido e esqueceram de mudar. Já na história de encerramento"Eta, macho" , em que o Chico encontra com assombrações ao voltar para casa, não alteraram o diálogo dele com a Rosinha na primeira página.
CHTM_44_(4).jpg (655×250)
Trecho da HQ "Eu faço melhor": caipirês alterado
Mais uma bola fora da Coleção Histórica. Não dá para entender porque vivem mudando o caipirês do Chico. O que custa manter exatamente como era nos gibis originais para gente comparar como era os primórdios do caipirês dele. Acho revoltante e inadmissível qualquer mudança linguística em relação às originais.

Em relação a créditos, não informou quem fez a arte na história "Voar" do Papa-Capim (em que o cafuné cria asas após o desejo de querer voar) e desenhista em "Torresmo apaixonado" (em que o Torresmo se apaixona pelo cofrinho do Chico, pensando que era uma porca de verdade.

De curiosidade, esse foi o último gibi do Chico Bento com a promoção da "Cartela Milionária" na capa, e, consequentemente, o último com selo da promoção na lateral superior direita da capa, depois de 13 edições. O gibi do Chico foi o primeiro a ter em relação ao Cascão por causa do calendário, por isso também foi o primeiro a acabar. "Chico bento Nº 32' foi o primeiro a ter essa promoção enquanto que 'Cascão Nº 33' foi quando começou. Com isso, 'Cascão Nº 45' ainda teve a promoção. 


Cascão - "O Cascão vai casar" - Cascão entra em um casamento por engano e acaba pegando o buquê. Então, ele tenta se livrar de qualquer maneira do buquê quando a Cascuda se aproxima, pensando que a Cascuda quer se casar com ele.

O desenho dessa história é muito bom, tinha que ser da Rosana. Toda a história muito bem desenhada, as mulheres ficaram simplesmente sensacionais. A curiosidade é que na Editora Abril e nos primeiros anos da Globo, a Cascuda ainda não era namorada oficial dele, e aí tinha histórias com cada um com namorados diferentes.
CHTM_44_(5).jpg (449×358)
Trecho da HQ "O Cascão vai casar"
Como história de destaque, "Dia de limpeza", em que o anjo da guarda do Cascão, revoltado que fica todo sujo protegendo o Cascão, faz de tudo para ele não sair mais de casa. Nos comentários da história "Bonita como nunca", em que uma menina tenta se livrar de um trote no seu aniversário, a gente descobriu que trote de aniversários, brincadeira de quando o pessoal taca farinha e ovo quando alguém faziam aniversário, também foram abolidos dos gibis atuais. 

De 6 histórias, só abertura e "Bonita como nunca" tiveram créditos completos. Tem histórias que até chega a falar quem desenhou e arte-finalizou, mas não diz quem foi o roteirista.

Magali - "É um espanto" - Magali tenta desvendar o motivo de seus amigos estarem misteriosos e esconderem dela comida e guloseimas que acabaram de comprar.

Essa história é comemorativa do aniversário de 2 anos da revista da Magali. Naquela época, tudo era motivo de comemoração. Tem até detalhe de falar da data de lançamento da revista: 22 de fevereiro. Uma história com ideia tão criativa e legal assim tinha que ser da Rosana mesmo. Ela também a desenhou, então, dá para deduzir que traços assim com a Magali com franja em maior destaque, mais comuns nos primeiros números da Magali, foram feitas pela Rosana.
CHTM_44_(6).jpg (449×351)
Trecho da HQ "É um espanto"
Curiosamente, essa foi a única história com comemoração da Magali na Editora Globo, já que edições como "Nº 100" e "Nº 200" dela, entre outras, infelizmente não tiveram comemorações. Por isso essa "Nº 44" se torna uma edição especial.

Esse gibi teve também a história "Continua amanhã" do Dudu perguntando quando chega "amanhã". Foi a primeira história do Dudu sem fazer referência a sua característica de rejeitar comida, sendo outra coisa especial da edição. Tem curiosidade também na história"No embalo", em que a Magali ganha presentes alimentícios de vários pretendentes de namorados. Apesar de até então  já ter aparecido histórias do Quinzinho namorando com a Magali, volta e meia ainda apareciam outros pretendentes para a Magali.

Nos créditos, a única que apareceu completo foi em "Magali não quer nada" (em que a Magali recusa comprar cachorro-quente, pipoca e maçã-do-amor dos vendedores), que foi a única que mostrou quem fez a arte-final. As demais só mostraram quem foi o roteirista e o desenhista.

A capa em relação à original tiveram proporções diferentes, tanto no logotipo, quanto no desenho. Na original, era mais ampliado, tanto que o bolo apareceu cortado no canto direito e agora deixaram tudo mais reduzido e a serpentina debaixo do bolo não foi desenhada. Pelo menos, o selo da CHTM não apareceu ao lado do logotipo como nas edições anteriores. E a colorização também com tons diferentes. Mas, isso acontece em todas as revistas da CHTM, afinal, nas originais eram coloridas tudo de forma artesanal, e agora como tudo é computadorizado, não encontram um tom parecido com a original. Abaixo, a comparação com o gibi de 1991:
CHTM_44_(7).jpg (849×600)
Comparação das capas de 1991 e da CHTM # 44
painelarquivosTM2.png (617×185)
Créditos ;) Marcos Alves http://arquivosturmadamonica.blogspot.com.br/2014/12/colecao-historica-n-44.html

Charge N°36503!

10850249_748070881944608_3532971473467223043_n.jpg (720×415)

Charge N°36502!

1964937_748587581892938_1159229803967679410_n.jpg (720×643)

Tiras N°6332 : SNOOPY - Charles Schulz!

1953-348.gif (600×122)

natal-da-turma-do-snoopyo03-copy.jpg (500×148)
Snoopy1.jpg (500×164)
snoopy4_2.jpg (520×133)
10628564_863452160372208_3439174940500969427_n.png (612×612)

Charge N°36501!

10686715_748721441879552_7065903283364018799_n.jpg (720×643)

Charge ESPECIAL N°36500!

10850266_748029478615415_5403073831297820510_n.jpg (720×668)

CINEMA : Estreias de Filmes da Semana - 18 de Dezembro!

O-Abutre
As-Duas-Faces-de-Janeiro
A-Noite-da-Virada
Uma-Longa-Viagem
O-Segredo-Dos-Diamantes
Run-n-Jump
Confira agora os filmes que chegam às telas em 18 de dezembro e saiba onde eles estão sendo exibidos. Veja também o Agenda Omelete com as nossas dicas:

O Abutre

A trama acompanha um jovem que descobre as maravilhas noturnas de Los Angeles cobrindo casos criminais como jornalista freelancer.
Crime/Suspense - (Nightcrawler) EUA, 2014. Direção: Dan Gilroy. Elenco: Jake Gyllenhaal, Rene Russo, Bill Paxton. Duração: 117 min. Classificação: 14 anos.
  • O Abutre | Crítica
  • O Abutre | Trailers, vídeos, fotos e notícias
  • O Abutre | Cinemas e horários
  • As Duas Faces de Janeiro

    A trama é centrada em um trio, um mestre golpista (Viggo Mortensen), sua esposa (Kirsten Dunst) e um guia turístico (Oscar Isaac), que tentam fugir da Grécia depois que um deles é envolvido numa morte.
    Suspense - (The Two Faces od January) EUA, 2014. Direção: Hossein Amini. Elenco: Viggo Mortensen, Kirsten Dunst, Oscar Isaac. Duração: 96 min. Classificação: 12 anos.
  • As Duas Faces de Janeiro | Crítica
  • As Duas Faces de Janeiro | Trailer
  • As Duas Faces de Janeiro | Cinemas e horários
  • A Noite da Virada

    Durante uma festa de Réveillon na casa de Ana (Julia Rabello) e Duda (Paulo Tiefenthaler), o marido confessa à esposa que vai deixá-la pela vizinha Rosa (Luana Piovani). Lá também, entre muitas confusões, o traficante (Taumaturgo Ferreira) faz os seus negócios.
    Comédia - (A Noite da Virada) Brasil, 2014. Direção: Fábio Mendonça. Elenco: Luana Piovani, Júlia Rabello, Marcos Palmeira. Duração: 100 min. Classificação: 16 anos.
  • A Noite da Virada | Trailer
  • A Noite da Virada | Cinemas e horários
  • Uma Longa Viagem

    O filme conta a história do sofrimento de um soldado nas mãos dos japoneses na Segunda Guerra durante a construção da "estrada de ferro da morte", e sua missão, anos mais tarde, de encontrar seu torturador.
    Drama/Biografia - (The Railway Man) Austrália/Reino Unido/Suíça, 2014. Direção: Jonathan Teplitzky. Elenco: Colin Firth, Nicole Kidman, Stellan Skarsgård. Duração: 116 min. Classificação: 14 Anos.
  • Uma Longa Viagem | Trailer
  • Uma Longa Viagem | Cinemas e horários
  • O Segredo dos Diamantes

    Angelo (Matheus Abreu) é um garoto de 14 anos que descobre uma antiga lenda sobre diamantes perdidos e parte em busca desse tesouro para salvar a vida do pai. Para isso, ele e seus amigos Júlia (Rachel Pimentel) e Carlinhos (Alberto Gouvea) terão que decifrar o enigma e vencer a perseguição do vilão Silvério (Rui Rezende), que também sabe do tesouro e não vai desistir até encontrá-lo.
    Aventura - (O Segredos dos Diamantes) Brasil, 2014. Direção: Helvécio Ratton. Elenco: Dira Paes, Matheus Abreu, Rachel Pimentel, Alberto Gouvêa . Duração: 86 min. Classificação: 10 anos.
  • O Segredo dos Diamantes | Trailer
  • O Segredo dos Diamantes | Cinemas e horários
  • Run & Jump

    Na trama, situada na Irlanda, Vanetia (Maxine Peake) lida com a recuperação do marido Conor (Edward MacLiam) de um derrame, quando um médico norte-americano, Dr. Ted Fielding (Will Forte) passa a observar o caso
    Drama - (Run & Jump) Irlanda/Alemanha, 2013. Direção: Steph Green. Elenco: Maxine Peake, Edward MacLiam, Will Forte. Duração: 106 min. Classificação: 14 anos.
  • Run & Jump | Trailer
  • Run & Jump | Cinemas e horários
  • Saiba quais filmes estreiam a seguir no Calendário de estreias no cinema
    cinema2014.png (620×350)

    Charge N°36499!

    10850092_868699476508460_4911690737877301529_n.jpg (720×506)

    Tiras N°6331 : GARFIELD - Jim Davis!

    1531561_10152583910915847_2800082199864285577_n.jpg (600×399)
    tirinha-de-ano-novo-do-garfield.png (600×180)
    tirinhas_centralfree_ga081210.jpg (600×176)
    1618512_752492391508971_1401969832972689008_n.jpg (504×504)

    Charge N°36498!

    10806397_868150749896666_3824493797622905927_n.jpg (720×549)

    Ria...Se Puder N°4364 : Mundo Canibal - Natal de Pobre!

    Charge N°36497!

    10675535_867651023279972_3041280195361335205_n.jpg (720×534)

    Tiras N°6330 : NíQUEL NáUSEA - Fernando Gonsales!

    16.gif (530×170)
    17.gif (530×170)
    18.gif (530×170)

    Charge N°36496!

    10857834_867125009999240_8239340359685826833_n.jpg (720×545)

    Animação do DIA : Pedidos difíceis de 2014!

    Charge N°36495!

    541572_865869063458168_5288916135559457977_n.jpg (720×521)

    Tiras N°6329 : O Coelho Nero - Omar Viñole!

    Nero+278+blog.jpg (663×764)

    Charge N°36494!

    1013646_865637630147978_4355175016166875465_n.jpg (720×543)