quinta-feira, 28 de julho de 2022

Arquivos Turma da Mônica N°1.064 - Magali: HQ "Planeta Bombom"

Capa de 'Magali Nº 81' (Ed. Globo, 1992)

Em julho de 1992, há exatos 30 anos, era lançada a história "Planeta Bombom" em que a Magali transforma o mundo em chocolate através de um pedido para um poço dos desejos e deixa a vida da humanidade em risco. Com 8 páginas, foi história de abertura de 'Magali Nº 81' (Ed. Globo, 1992).

Nela, Dudu encontra Magali rindo e ela diz que estava imaginando se o mundo fosse um enorme bombom. Dudu responde que no verão tudo ia virar meleca, que ela só pensa em comer e vai embora. Magali fala que teria chocolate a vida toda e depois tropeça em uma pedra e bate a cabeça em um poço dos desejos.

Magali deseja ao poço que o mundo se transforme é um bombom e tem seu pedido realizado e começa a comer onde estava ficando um grande buraco. Dudu volta, chamando Magali para brincar de bola e cai no buraco e a encontra lá, sem entender nada. Magali explica que o mundo se transformou em um bombom delicioso e Dudu pergunta se ela vai comer o mundo todo. Magali responde que não, vai deixar um pedacinho para ele.

Dudu sai correndo, achando Magali maluca. Em casa, a televisão estava ligada e o noticiário mostra que não sabem como o mundo se transformou em uma bola de chocolate. Uma repórter pergunta a um menino o que ele acha e diz que preferia morango. Na Califórnia, em um calor de 40 graus, o chocolate derrete e o repórter todos se afogam no mar de chocolate. No Alasca, o esquimó gosta de tomar chocolate por baixo do gelo. E o pior de tudo é a cratera que está se formando no bairro do Limoeiro, a polícia desconfia que é uma minhoca gigante e se a cratera aumentar, pode ser o fim da Terra. 

Dudu sabe que é onde está a Magali e corre para lá. Ele entra no buraco, cai em cima da Magali e avisa que ela tem que parar de comer, já estão pensando que ela é uma minhoca gigante e se não parar, a Terra pode rachar e virar milhões de pedaços pelo espaço. Magali não acredita, acha que Dudu está lendo muito gibi e continua comendo. Ele pergunta para Magali como transformou a Terra em chocolate e ela responde que jogou uma moeda no poço dos desejos.

Dudu sai do buraco e encontra o poço e deseja que a Terra volte ao normal. Funciona, os policiais comemoram, Dudu vê que Magali não estava mais no buraco e acha que ela percebeu a diferença. No final , Magali está de cama com dor de barriga, falando com a mãe, Dona Lili, que parece que comeu terra.

História legal em que a Magali pede para o poço dos desejos que a Terra se transforme em um bombom gigante para comer chocolate a vida toda. Dudu conseguiu salvar o mundo desejando a Terra voltar ao normal e Magali se deu mal, pois todo chocolate que comeu acabou se transformando em terra na barriga dela, fazendo passar mal. 

É toda cheia de absurdos, o que torna mais legal ainda. Foi divertido ver Magali comendo sem parar formando buraco, os noticiários da TV, dando até enchente na Califórnia de tanto calor, gelo com chocolate por baixo no Alasca, o menino que preferia que o mundo fosse morango em vez de chocolate e todos pensarem que era uma minhoca gigante que estava comendo a terra de chocolate. Era bem frequente histórias com poços dos desejos, os personagens sempre pediam algo do seu interesse, causando confusões para ele, mas as vezes se davam bem também. Adorava histórias com poços dos desejos. 

Mostrou a característica da Magali egoísta, só pensando nela e mais ninguém.  Para ela, já que a Terra é redonda, por que não podia ser um imenso bombom redondo, uma grande bola de chocolate, e também ela não importava o que aconteceria no mundo, se ia destruir tudo, só queria comer o chocolate sem parar a vida toda. A sua super fome era capaz de comer coisas mais absurdas, traçava tudo. Dessa vez ela se deu mal. Dudu até ficou mais maduro nessa história, não sendo só menino que perturbava para não comer, e se tornou o herói da humanidade, se não fosse ele, Magali ia destruir o mundo.

Os traços ficaram bons, já seguindo um estilo novos de traços adotados a partir de 1992 e dando mais cara de anos 1990. A colorização já ficando mais diferente ainda, com novas tonalidades, deixando até o cabelo do Dudu com tom mais claro, mais para loiro em vez do laranja tradicional

Impublicável atualmente por mostrar essa gula exagerada da Magali a ponto de ser egoísta sem pensar nem na humanidade. Na internet hoje, Magali é odiada e crucificada, não toleram ver as atitudes antigas dela em relação a sua gula sem limites e, pensando nesse povo do politicamente correto, não seria aceita história assim. Fora os absurdos mostrados não gostam nos gibis de hoje. A televisão de tubo eles alterariam nos almanaques por uma TV LED no lugar por não querer mostrar objetos passados e fazer parecer que é uma história atual, mesmo sabendo que almanaques são republicações de histórias de outras épocas. .

Já na promoção da Editora Globo, de enviar o selo vermelho de preço para eles para ganhar assinaturas de revistas e outros prêmios, chegou no seu último mês e dessa vez com um certo aumento em relação ao mês de junho, mas até que ainda preço mais baixo comparado às revistas de abril, antes da promoção. Até interessante eles colocaram um "Apenas" no selo, como se pagar 2200 cruzeiros em um gibi fosse barato e normal. A partir de agosto de 1992, os preços dos gibis começaram a subir de forma exorbitante a cada edição, consagrando a hiper inflação no Brasil. Muito bom relembrar essa história há exatos 30 anos. 

Créditos ;) Marcos Alves: https://arquivosturmadamonica.blogspot.com/2022/07/magali-hq-planeta-bombom.html 

Charges/Cartuns! ★ N°198.601 a N°198.700