sábado, 9 de março de 2024

Arquivos Turma da Mônica N°1.239 - Cebolinha: HQ "Japonês garantido, nô?"

Capa de 'Cebolinha Nº 15' (Ed. Globo, 1988)

Compartilho uma história em que o Cebolinha e o Cascão encontram uma menina japonesa, causando muita confusão por não entenderem o que estavam falando. Com 9 páginas, foi história de abertura publicada em 'Cebolinha Nº 15' (Ed. Globo, 1988).

Cebolinha acha bonita uma garotinha que viu na rua, Cascão pergunta por que ela está de olhos fechados e Cebolinha o chama de burro por não ver que ela é uma japonesa. Cebolinha vai lá para levar um papo com ela, se apresenta e pergunta o nome dela, que diz, em japonês, que não entendeu o que ele falou. 

Cebolinha sai com raiva, pensando que ela o xingou de analfabeto, jatobá, etc. Cascão fala que depois o burro que é ele, que ela falou em japonês e vai lá falar com a menina. Vai falando várias palavras em japonês e no improviso e ela ri. Cascão a chama de antipática, Cebolinha volta a falar com ela de forma primitiva e ela diz que se chama Mitiko.

Aparece a Mônica, furiosa que o Cebolinha deu um nó nas orelhas do Sansão, diz que o estilo de dar nós é inconfundível e bate nele. Mitiko vai tomar satisfações com a Mônica, dizendo em japonês, por que bateu no Cebolinha. As duas brigam e a Mônica é quem sai surrada e chorando. Os meninos adoram e gritam pela Mitiko, querendo saber onde ela lutou karatê tão bem e que ela parece ser bem frágil e ficam felizes que com a Mitiko como aliada, a Mônica já era, é só ela ameaçar que a Mitiko vem e defende.

Eles veem que a Mônica esqueceu o Sansão e resolvem dar nós e pisoteá-lo. Mitiko percebe que estavam fazendo maldades com o Sansão e que a Mônica poderia estar sentindo falta dele e Mitiko bates neles. Cebolinha e Cascão, vendo que o plano fracassou, resolvem aprender karatê em uma academia e Cebolinha diz que logo vão se parecer com japoneses.

Depois de  preparados, Mônica aparece, contando que estava os procurando, que a Mitiko contou tudo que fizeram com o Sansão. Eles partem para briga com golpes de karatê, mas levam surra da Mônica. No final, Cascão fala para Cebolinha não ligar, pelo menos ficaram parecidos com japoneses, com olhinho pequenininho.

História engraçada demais em que Cebolinha e Cascão conhecem a Mitiko, uma menina japonesa que não sabia falar em português e que até parecia ser frágil, mas conseguiu derrotar a Mônica com golpes de karatê depois de ela ter batido no Cebolinha. Os meninos queriam deixá-la como aliada, mas Mitiko percebe que eles maltrataram o Sansão da Mônica e bate neles. Resolvem lutar karatê para ver se conseguem derrotar a Mônica, só que em vão e levam outra surra dela no final.

A Mitiko ficou com pena da Mônica, viu que gostava do Sansão e os meninos fazendo maldade com ele. Mesmo sem entender o que falavam, Mitiko viu que não agiu bem com a Mônica, que tinha razão em ter batido no Cebolinha antes da surra que deu nela e entendeu que eram os meninos que não prestavam. No final, perderam a luta com a Mônica, mas metade do objetivo conseguiram de ficarem parecidos com japoneses pelos olhos pequenos de tanto que apanharam, mesmo não sendo a intenção inicial do Cebolinha que era para se tornarem grandes lutadores de karatê como os japoneses. Dessa vez o Cebolinha apanhou 3 vezes em uma mesma história, bastante e bem merecido, já tiveram histórias que ele até apanhou mais que isso, sempre era engraçado.

Mostrou problema de comunicação com idiomas diferentes e forma de como pode dialogar com quem fala outra língua. Foi muito divertida a conversa dos meninos com a Mitiko por eles não entenderem japonês e ela não entender português, com destaque do Cebolinha pensar que a Mitiko estava xingando de analfabeto e jatobá e o improviso do Cascão ao dizer "Titaco a mãonacara". Interessante que não colocaram uma tradução nas falas da Mitiko, mas pelo contexto da conversa, até dar para os leitores entender o que ela falava ou pelo menos uma noção. E bom que além de se divertir, ainda aprendemos algumas palavras em japonês.

Foi a única aparição da Mitiko nos gibis, como de costume personagens secundários, e ela ficou marcada como a única que conseguiu derrotar a Mônica com louvor. Daria até para a Mitiko ser uma antagonista fixa para a Mônica, mas como ficaram amigas depois que viu que os meninos fizeram com o Sansão, aí não daria mais para elas brigarem de novo, só se for por outros motivos. 

Pode ser que criaram a história e a personagem para comemorar os 80 anos da imigração japonesa no Brasil até então e mostrar japoneses de forma divertida. Depois, em 2008, criaram os personagens Tikara e Keika pensados, de fato, especialmente para os 100 da imigração japonesa até então, na intenção de educar sobre a cultura japonesa, mas não agradaram, tiveram nada de carisma, tanto que deviam ser personagens fixos, mas sumiram dos gibis logo. Antes voltassem com a Mitiko e sem caráter educativo, seria muito melhor a comemoração japonesa.

Os traços ficaram sensacionais, encantadores os personagens desenhados assim bem fofinhos e detalhe ainda da Mitiko com camisa estampada da personagem japonesa Hello Kitty, dando um charme a mais. De certa forma, Hello Kitty já foi lembrada nos gibis da MSP. Incorreta atualmente por ter brigas, violência, personagens surrados e até com meninos olhos pequenos de tanta surra que levaram, esse final, inclusive, tem gente que reclamaria que seria xenofobobia, criticariam que estavam fazendo deboche com japoneses na vida real, além da palavra "Droga!" ser proibida nos gibis atuais. 

Créditos - Marcos Alves: https://arquivosturmadamonica.blogspot.com/2024/03/cebolinha-hq-japones-garantido-no.html

Tiras N°17.952 : Quadrinhos Disney - Walt Disney's!

Charges/Cartuns! ★ N°272.501 a N°272.600