domingo, 8 de março de 2020

Arquivos Turma da Mônica N°812 - HQ: "Chico Bento e o velho cão"

Em fevereiro de 1990, há exatos 30 anos, foi lançada a história "Chico Bento e o velho cão" mostrando a morte do cachorro Fido, que já estava bem velhinho. Com 6 páginas, foi publicada em 'Mônica Nº 38' (Ed. Globo, 1990).

Começa com o Chico Bento assobiando para chamar o seu cachorro Fido, assobiou bastante e Fido não atendia. Chico vê que o Fido, que estava dormindo na hora e reclama que ele não ouviu, que estava assobiando há mais de 1 hora e fala que vão caçar tatu.

Fido tenta farejar, mas acaba espirrando e tossindo e Chico estranha que ele nunca espirrou daquele jeito. Surge um tatu e Chico manda o Fido correr para pegá-lo e quando vai ver encontrar ao Fido cansado e ofegante só do pouco tempo que correu e Chico reclama que ele perdeu a pista do tatu.

Chico lembra dos bons momentos com o Fido como a vez que foram caçar tatu e Fido partiu para briga com uma onça que ia pegar o Chico e da outra vez que foram caçar tatu e Fido conseguiu pegar 3 trazendo amarrados para ele e comenta que já tem alguns aninhos aquilo. Aí Chico se toca que o Fido estava velho, mas ainda assim era o melhor, nenhum cachorro vai ser igual a ele e que a nova missão era ensinar aos cachorros mais novos tudo que sabe.

Assim, Chico põe o Fido para ensinar táticas de caça e luta para dois cãezinhos. Fido fica só olhando os cachorros, cada vez mais cabisbaixo. Depois, Chico vai levar um osso par ao Fido e encontra morto no chão. Chico chora muito e lamenta que não pôde fazer nada. Seu Bento chega e conta que o que o filho podia fazer pelo Fido já fez, amou, cuidou dele e não deixou faltar nada enquanto que o Fido ensinou o Chico a ser responsável, gostar dos bichinhos e a cuidar do próximo.

Chico concorda com o pai e diz que vai guardar o Fido para sempre no coração. Nessa hora, aparece o espírito do Fido e dá uma lambida no Chico como forma de gratidão e amor que teve enquanto estava vivo e Chico estranha que parece que sentiu uma lambida enquanto o espírito do Fido fica olhando para ele, terminando assim.

Sem dúvida uma história muito emocionante e com bonita mensagem, mostrando para os leitores a morte de um animal de estimação querido, como lidar com a perda e mostrar que é uma coisa natural quando envelhece. . Chico não estava sabendo que o Fido estava velho e prestes a morrer e estava tratando bem rude, como se estivesse preguiçoso para caçar como sempre faziam e sentiu muito quando ele morreu. 

Muito emocionante ver o corpo do Fido caído morto no chão, o Chico chorando por ele ter morrido e ainda aparecer o espírito no final lambendo como gratidão e que mesmo morto estava lá sempre presente com o Chico mesmo depois de morto. Todos que á tiveram perda de um animal de estimação com certeza se identifica muito com essa história. 

O Fido é o cachorro oficial do Chico e nas histórias antigas aparecia mais em histórias do Chico caçando animais selvagens e apesar de ter morrido nessa história, logo depois ressuscitou, ainda mesmo em 1990 ele apareceu na capa de 'Chico Bento Nº 85' e em outras histórias. Durante os anos 90 ficou um tempo sumido, mas voltou a aparecer com certa frequência a partir de 2004, principalmente em histórias do roteirista Paulo Back e ultimamente é raro aparecer. 

Os traços muito bons, bem típicos de histórias de miolo da época. É incorreta atualmente, além do tema envolver morte de cachorro e nos dias de hoje não podem ter histórias com final triste, ainda tem os fatos de ter o Chico com trabuco na mão (os personagens não aparecem mais com armas nas histórias), caçando tatus, contracenando com onças e envolver espiritismo. Completamente inadmissível nos dias de hoje, podem achar tudo traumatizante, principalmente ver o cachorro morto, o que é uma pena por não ver histórias assim.

Seria melhor essa história ter saído em um gibi do Chico Bento, tipo no encerramento de gibi dele, inclusive foi a primeira vez que mostrei uma história do Chico de um gibi da Mônica. Eles colocavam histórias do Chico em gibis da Mônica e do Cebolinha para os leitores terem noção de como eram os gibis dele e até servia também para mostrar que o Chico era um personagem do Mauricio de Sousa, já que nos gibis dele não tinham histórias com a Turma da Mônica e aí quem começa a colecionar custa a perceber que Chico era da MSP. Eu mesmo quando comecei a colecionar só fui perceber que o Chico era da MSP por causa de suas histórias nos gibis da Mônica e Cebolinha. 

Sem dúvida uma história excelente e bem marcante, muito bom relembrar há exatos 30 anos.

Créditos ;)  Marcos Alves:  http://arquivosturmadamonica.blogspot.com/2020/02/hq-chico-bento-e-o-velho-cao.html

Tiras N°13056 : Turma da Mônica - Mauricio de Sousa!

Dia internacional da mulher!
#juntassomosmaisfortes #diainternacionaldamulher #institutomauriciodesousa #turmadamonica

“Uma mulher encantadora não segue a multidão. Ela é ela mesma”. (Loretta Young)
A todas as mulheres que lutam diariamente por igualdade e justiça, que o Dia Internacional da Mulher seja sempre um marco na busca por oportunidades iguais!
Feliz Dia Internacional da Mulher!
Neste dia internacional da mulher, destacamos duas mulheres que fizeram carreira científica como uma das formas de mostrar às meninas que elas podem ocupar seu lugar em todos os campos do saber. No momento em que o mundo vive a epidemia do coronavírus, duas cientistas brasileiras decifraram o genoma do vírus 48 horas após o registro do primeiro caso da doença no país. Com os traços de Magali e Milena, as cientistas Ester Sabino e Jaqueline Goes de Jesus são as mais novas Donas da Rua da História.
Para o Dia Internacional da Mulher, pedimos uma ilustração especial para a Fefê Torquato, autora e ilustradora de 'Tina-Respeito', #graphicmsp. E o resultado é um recado mais do que necessário.
Dona da Rua desde 1963.

Tiras N°13055 : Especial MIX nº303 - Blog do XANDRO!

Tiras N°13054 : Toda MAFALDA - Quino!

Tiras N°13053 : PEANUTS/SNOOPY - Charles Schulz!

Ria...Se Puder! N°6830

Ria...Se Puder! N°6829

Ria...Se Puder! N°6828

Ria...Se Puder! N°6827

Ria...Se Puder! N°6826

Ria...Se Puder! N°6825

Ria...Se Puder! N°6824

Ria...Se Puder! N°6823

Ria...Se Puder! N°6822

Ria...Se Puder! N°6821

Ria...Se Puder! N°6820

Ria...Se Puder! N°6819

Ria...Se Puder! N°6818

Ria...Se Puder! N°6817

Ria...Se Puder! N°6816

Ria...Se Puder! N°6815

Ria...Se Puder! N°6814

Ria...Se Puder! N°6813

Ria...Se Puder! N°6812

Ria...Se Puder! N°6811

Ria...Se Puder! N°6810

Ria...Se Puder! N°6809

Ria...Se Puder! N°6808

Ria...Se Puder! N°6807

Ria...Se Puder! N°6806

Ria...Se Puder! N°6805