sábado, 31 de dezembro de 2016

Submundo HQ N°133 : "Retrospectiva 2016": Os Fatos e Lançamentos Que Marcaram o Ano...

SUPERMAN_1.jpg (600×917)
Em 2016... O cenário no Brasil e no mundo foi um dos mais turbulentos de todos os tempos: Seja na política, na economia, na iminência de novas guerras e desgraças, na vida pessoal e profissional de cada um de nós!
Não foi por acaso que escolhi essa capa do "Batman" (Morte em Família) pra apresentar a matéria que faz a retrospectiva dos fatos que marcaram o ano: Pois 2016 foi um ano pesado e massacrante pra muitos leitores (pelos mais diversos motivos)! Vamos rever aqui os principais fatos e lançamentos deste ano que se aproxima do fim!
Confira abaixo (e Feliz 2017 pra Todos): 
1) "Batman - Arquivo Histórico": A Panini lança o maior dossiê já publicado sobre "Batman" no Brasil: Um mega-livro com 352 pag, formatão, capa-dura, e R$ 180 (vem numa caixa slipcase)!
2) "Vingadores Primordiais": A 1º edição da EXTENSÃO de MAIS 60 encadernados da Salvat (capa-preta)!
3) "Star Wars - Império Despedaçado": Saga completa (encadernada) com os personagens clássicos"!
4) "Tex Gigante em Cores 9 - O Vale do Terror": Uma das HQs mais bem ilustradas do Tex (arte de Magnus)!
5) "Crise nas Infinitas Terras": A "Ed. Definitiva" (capa-dura) reunindo a saga completa pela 1º vez no Brasil!
6) "The Authority": A série de Warren Ellis & Bryan Hitch é republicada desde o início pela Panini!
7) "ERROS de REVISÃO": Apertem os Cintos, Os Revisores Sumiram! Sim, os erros e desleixo das editoras: Panini, Salvat, e Eaglemoss (principalmente) se proliferaram em edições tipo: "X-Men - A Fênix Negra" (que teve recall) e "X-Men - Magneto Triunfa", entre outras!
8) "Motoqueiro Fantasma": Ganha uma edição da "Coleção Histórica" pelo selo "Marvel Terror" (com sua origem clássica)!
9) "Gavião Arqueiro": A Fase de Matt Fraction é encadernada (em capa-dura)!
10) "Dreadstar": A Mythos lança um encadernadão de luxo com as histórias da revista mensal da maior criação autoral de Jim Starlin!   
11) "Campos de Batalha": A polêmica série de guerra (Battlefields) de Garth Ennis estreia no Brasil (pela Mythos)!
12) "Arquivo X": O retorno da série televisiva resultou num encadernado com HQs clássicas dos anos 90!
13) "Novíssimos Vingadores" Nº1: A revista apresenta a versão feminina do "Thor"! Agora: A "Deusa do Trovão"!
14) "Disney Especial": A revista que marcou toda uma geração de leitores retorna com edições temáticas, tipo: Os Motoristas, Os Bandidos, Os Aviadores, Os Cientistas, Os Vizinhos, etc!
15) "Spirou": A clássica HQ belga estreia pela SESI-SP com vários álbuns e ed. especiais nas livrarias! 
16) "Coleção Histórica Marvel: Super-Vilões Unidos"... Uma seleção de raridades dos anos 70 e 80 tendo os vilões em destaque: "Dr. Destino", "Caveira Vermelha", "Namor", entre outros!
17) "Dr. Estranho - Uma Terra Sem Nome, Um Tempo Sem Fim": Essa sequência de histórias raríssimas (e INÉDITAS no Brasil) de Stan Lee & Steve Ditko é lançada pela Salvat (capa-preta) e também pela Panini (na "CHM dos Defensores")!
18) "Superman" (de John BYRNE): A fase clássica do "super" (Pós-Crise) pela Eaglemoss! Detalhe: Nem nos EUA esse material saiu em capa-dura!
19) "THOR - Contos de Asgard": Uma ed. inusitada da Salvat apenas com histórias curtas (de 4 a 5 pág cada) produzidas por Lee & Kirby contando as origens dos deuses asgardianos e a infância de "Thor"!
20) "Deadpool": O FILME do "Mercenário Tagarela" estrelado por Ryan Reynolds estreia nos cinemas com grande sucesso e censura +18 (humor insano e politicamente incorreto agrada o público)!
21) "Convergência": A mega-saga presta homenagem à diversas épocas e fases da cronologia da DC (os fãs das antigas puderam matar a saudade dos bons tempos, rs)!
22) "Batman - Morte em Família": Uma das edições mais vendidas e procuradas da "Coleção DC" (Eaglemoss) traz a morte do "Robin" pelas mãos do "Coringa"! 
23) "TEX Platinum": Republica as primeiras histórias do "TEX Anual"! Saíram 5 edições: "O Caçador de Fósseis", "O Ouro dos Confederados", "As 2 Faces da Justiça", "Em Território Selvagem", e "Rio Hondo" (que estará no próximo "Review" do blog)!
24) "Manual do Escoteiro-Mirim": Os clássicos "manuais" da Disney dos anos 70 estão de volta. São fac-símiles dos originais (mantendo a grafia da época) e o sucesso continuou com os demais: "Prof. Pardal", "Mickey", "Tio Patinhas" (que traz a moedinha nº 1 de brinde), "Maga & Min", e "Vovó Donalda"!
25) "Superman - Lendas do Homem de Aço": Nova coleção de clássicos do "Super", começando com a fase completa de García-López (em 2 Vol)! 
26) "Cap. América - Guerra Civil" + "X-Men - Apocalipse" + "Dr. Estranho": A Marvel e a Fox emplacaram mais alguns sucessos no cinema... O "Homem-Aranha" fez participação especial na "Guerra Civil" e causou euforia na mídia! E o "Dr. Estranho" fez os espectadores mergulharem na dimensão psicodélica de Steve Ditko (pra quem viu em 3-D)!
27) "Batman Vs. Superman" + "Esquadrão Suicida": A Warner/DC dividiu a opinião do público e crítica com estas 2 produções. Apesar das reações inflamadas de "torcidas organizadas" nas redes sociais a favor e contra os filmes, o que se percebe é que a DC ainda não acertou o tom no cinema! 
28) "Deadpool Clássico": Essa coleção traz as primeiras histórias do personagem (desde sua 1º aparição na revista dos "Novos Mutantes") e a consagrada fase de Joe Kelly!
29) "As Crônicas de Conan" Vol. 1: A Mythos republica as primeiras aventuras do Cimério produzidas pela Marvel no início dos anos 70 (de Roy Thomas & Barry Smith)! Pros saudosistas de "Heróis da TV" e "Superaventuras Marvel" matarem a vontade, rs! 
30) "Batman - Cavaleiro das Trevas III - A Raça Superior": A mini-série que dá sequência à saga futurista do "Batman" de Frank Miller estreia com grande sucesso e repercussão nacional! Cada edição vem com um mini-gibi e capas variantes!
31) "Juíz Dredd": O juíz mais fodão de Mega-City ganha vários encadernados pela Mythos... "América", "Mutantes em Mega-City 1", "Exílio", "Sobrenatural", e "Assassinos Seriais" (que acabou de ser lançada)!
32) "TEX - Graphic Novel": Mais uma coleção do ranger... O Vol. 1 traz uma HQ do mestre Serpieri (Druuna)! A proposta é que cada ed. traga um artista diferente pra contar uma história do "Tex"!
33) "Tom Strong": O herói sci-fi de Alan Moore é republicado pela Panini (já foram 4 Vol. em tempo recorde - serão 6 ao todo da série principal e mais 2 de "Terrific Tales")!
34) "Monstro do Pântano": O elemental teve este ano a publicação da fase de Rick Veitch (Regênese) e encerrou uma "Lenda Urbana" do mercado nacional: O Vol. 2 de "Raízes" já chegou em algumas bancas!
35) As Coleções de Miniaturas: Se espalham cada vez mais (independente da crise econômica) e além das séries em andamento (Marvel e DC), este ano tivemos: "Turma da Mônica", "Walking Dead", "O Hobbit", "Naves de Star Trek", e muitas outras (haja bolso)!
36) "Guerras Secretas": A nova versão da saga mudou os rumos do Universo Marvel e encerrou a cronologia vigente até então! De quebra, serviu pra Panini republicar 2 vezes a saga original (numa "CHM" e logo em seguida numa ed. de luxo em capa-dura)!
37) "Príncipe Valente - Nos Tempos do Rei Arthur": A Pixel relança a coleção da clássica série de Hal Foster (a partir das pág. dominicais de 1937) em um formato luxuoso e recolorizado! É uma das edições mais bonitas e ostensivas do ano!
38) "O Pato Donald" (de Carl BARKS): Finalmente, a fase mais consagrada e essencial dos patos da Disney é republicada em capa-dura e novas cores (mais próximas do original) e extras! Já saíram 3 Vol. e a previsão é de uns 30 (ainda vai longe, rs)!
39) "Batman - Lendas do Cav. das Trevas": A série temática (por autor) de clássicos do morcego publicou 2 ed. de Gene Colan (A Tumba de Drácula) e mais uma fornada de Jim Aparo (e vem muito MAIS pela frente)!
40) "Replicoide": Fanzine (com distribuição restrita) que teve 6 edições lançadas: "Welcome To Springville", "Frank Cappa", "Mortadello & Salaminho", "Dylan Dog", "Morgan - O Presidiário", e "Hombre" (de Segura & Ortiz)!
41) "CHM - Defensores": A equipe formada por: "Dr. Estranho", "Namor", "Hulk", e "Surfista Prateado" (e outros integrantes que foram surgindo depois) teve sua estreia na série de clássicos da Marvel!
42) O "Lobisomem" Ataca: O selo "Marvel Terror" publica a série clássica do "Lobisomem" da Marvel (em histórias raras - algumas já publicadas pela Bloch nos anos 70)! 
43) "As Grandes Aventuras do Mickey" (de Paul Murry): Encadernado de luxo (capa-dura) com várias histórias selecionadas do artista mais popular do Mickey no Brasil. Sim, ele divide opiniões (nem todo mundo gosta dessa fase) mas ainda é o "Mickey" mais conhecido pra geração anos 70 e 80!
44) "Coleção Definitiva do Homem-Aranha" (Salvat): Entrou em fase de testes em algumas regiões do país e apresentará diversos períodos da cronologia do Aranha: "Caído Entre os Mortos", "Percepções" (Todd McFarlane), "A Saga do Clone" (Original), e "Aranha & Gata Negra" (de Kevin Smith)!
45) "Lendas do Universo DC - Lanterna Verde & Arqueiro Verde" (de Neal Adams): As histórias que retrataram a realidade americana no início dos anos 70: Com os "heróis verdes" se deparando nas ruas com o racismo, a violência urbana, e a proliferação das drogas (o "Ricardito" fica viciado)! 
46) "Vampirella - Grandes Clássicos": A Mythos encaderna um material raríssimo (anos 70) da vampira mais sexy do planeta - Com arte (deslumbrante) de José Gonzáles em P&B (no mesmo estilo das HQs de terror da "Cripta")!
47) "Ronin" e "Elektra Assassina": Dose dupla de edições luxuosas (capa-dura) de Frank Miller!
48) "Ghost In The Shell" + "Cavaleiros do Zodíaco" + "Lobo Solitário": 3 mangás famosos e importantes são relançados nessa reta final do ano! O "Lobo Solitário" estará no próximo "Review" do blog!
49) "A Liga Extraordinária - O Dossiê Negro": A 3º parte da "Liga" de Alan Moore é finalmente lançada no Brasil numa ed. de luxo (com vários brindes, tipo um óculos 3-D, cartões-postais, etc)! A HQ estava proibida devido a problemas com direitos autorais no uso de personagens literários (007 - James Bond)!
50) A "Totalmente Nova e Diferente Marvel" (ou algo assim): As novíssimas revistas da Marvel (Pós-Guerras Secretas) estreiam com nova cronologia e títulos zerados! "Aranha", "Vingadores", "Homem de Ferro", "Dr. Estranho", etc... Todos recomeçando uma nova vida!
DK+3.jpg (600×917)
Até+
PS: O "Submundo" deseja à TODOS os leitores.... Um FELIZ ANO-NOVO e BOAS FESTAS! Que 2017 nos traga ainda MAIS lançamentos legais nas bancas e que possamos ter melhores condições ($$$) pra mantermos nossas coleções - na medida do possível, rs!
Submundo.jpg (611 × 452)
Créditos;) Leo Radd  http://submundo-hq.blogspot.com.br/2016/12/retrospectiva-2016-os-fatos-e.html

Charge N°50630!

veronezi2.jpg (480×246)

Charge N°50629!

veronezi.jpg (480×243)

Charge N°50628!

tacho2.jpg (404×360)

Charge N°50627!

tacho.jpg (480×350)

Charge N°50626!

quinho.jpg (480×304)

Charge N°50625!

paixao2.jpg (480×288)

Charge N°50624!

paixao.jpg (480×288)

Charge N°50623!

migueljc3.jpg (430×360)

Charge N°50622!

migueljc2.jpg (430×360)

Charge N°50621!

migueljc.jpg (430×360)

Charge N°50620!

mariano4.jpg (480×343)

Charge N°50619!

mariano3.jpg (480×315)

Charge N°50618!

mariano2.jpg (480×326)

Charge N°50617!

mariano.jpg (480×326)

Charge N°50616!

liberati.jpg (433×360)

Charge N°50615!

latuff.jpg (441×360)

Charge N°50614!

jb.jpg (335×360)

Charge N°50613!

iotti4.jpg (400×360)

Charge N°50612!

iotti3.jpg (423×360)

Charge N°50611!

iotti2.jpg (440×360)

Tiras N°7984 : Bichinhos de Jardim Especial - Clara Gomes!

bdj-101231-esp-web.jpg (650×1042)

Charge N°50610!

iotti.jpg (349×360)

Charge N°50609!

duke5.jpg (381×360)

Charge N°50608!

duke4.jpg (480×317)

Charge N°50607!

duke3.jpg (480×312)

Charge N°50606!

duke2.jpg (400×360)

Charge N°50605!

duke.jpg (480×318)

Charge N°50604!

clayton3.jpg (399×360)

Charge N°50603!

clayton2.jpg (389×360)

Charge N°50602!

clayton.jpg (376×360)

Charge N°50601!

biratan.jpg (383×360)

Charge ESPECIAL N°50600!

50600.png (709×541)

Charge N°50599!

AUTO_zop2.jpg (480×359)

Charge N°50598!

AUTO_zop.jpg (381×360)

Charge N°50597!

AUTO_thiagolucas4.jpg (360×360)

Charge N°50596!

AUTO_thiagolucas3.jpg (360×360)

Charge N°50595!

AUTO_thiagolucas2.jpg (419×360)

Charge N°50594!

AUTO_son2.jpg (480×342)

Charge N°50593!

AUTO_son.jpg (480×349)