terça-feira, 11 de fevereiro de 2020

Arquivos Turma da Mônica N°799 - Penadinho: HQ "Aqueles anos passados"

Mostro uma história de quando o Espírito dos Anos 1990 foi parar no cemitério do Penadinho por estar cansado dos problemas da sua década. Com 8 páginas, foi publicada em 'Cebolinha Nº 113' (Ed. Globo, 1996).

Nela, o Espírito dos Anos 1990 surge no cemitério do Penadinho revoltado,falando que desiste do mundo lá fora e pede demissão do cargo dele na Terra. Penadinho fala que ele devia ficar até o final da década e que o Espírito dos Anos 2000 não chegou ainda, mas mesmo assim o Espírito dos anos 1990 continua injuriado, que a sua década não está com nada e mostra ao Penadinho a situação da Terra, com muita poluição, engarrafamento, lotação de gente, assaltos, sequestros e tudo de mal. Fala ainda que bom mesmo devia ser há uns anos.

Penadinho resolve, então, mostrar a ele os espíritos as décadas passadas e o primeiro que apresenta é o Espírito dos Anos 1980, que estava cantando "Boys Don't Cry" da banda The Cure. Anos 1990 acha uma emoção conversar com seu antecessor em pessoa e o Anos 1980 corrige que é em espírito e hoje está aposentado. Eles relembram as coisas boas dos Anos 1980 como os cabelos espetados e se vestindo de preto, pessoal cuidar mais da saúde, movimento "Diretas Já", o despertar da informática e as músicas "Sonífera Ilha" dos Titãs, e "We are World", de USA for Africa. Só que os Anos 1980 lembra que vivia reclamando naquela época, mas apesar de tudo curtiu cada minuto, não se arrepende e sente saudades. Se despede cantando a música  "Me Chama" do Lobão.

O Espírito dos Anos 1990 acha estranho que era uma época tão legal e ele reclamava, quando aparece o Espírito dos Anos 1970, cantando "Night Fever", de Bee Gess, um grande sucesso da Era Disco. Ele se apresenta como espírito do progresso, da tecnologia e da grandeza, viagens espaciais, esportes, Brasil no futebol e Discoteca. Diz que curtiu muito aquela época, mas que reclamava de montão. O Anos 1990 pergunta por que reclamava e Anos 1970 diz que reclamava de bobo e viu que estava errado e vai embora.

Logo depois surge o Espírito dos anos 1960 cantando "All You Nedd Is Love", de The Beatles, e saudando "Paz e amor, bicho" e relembra as coisas boas como a revolução dos jovens, a força das mulheres, o nascimento das novas gerações, artes, músicas, muita esperança do futuro e a era de aquário. Só que lembra também que teve alguns problemas, mas são coisas do passado, só sente saudade e se despede cantando "Alegria, Alegria", de Caetano Veloso.

O Espírito dos Anos 1990 comenta com Penadinho que foram espíritos de décadas tão importantes e ainda assim viviam insatisfeitos nas suas épocas. Penadinho explica que o mesmo aconteceu com os espíritos dos Anos 1930, 1940 e 1950. Na época atual ninguém dá valor ao que acontece, só com os anos que vem o conhecimento.

Fala que o Espírito dos Anos 1990 reclama tanto, mas não vê os avanços da medicina, os cientistas descobrindo a cura, remédios, acordos de paz sendo feitos em vários países, consciência ecológica, avanços da informática, realidade virtual, tudo pertence a ele.

Espírito dos Anos 1990 se convence que estava reclamando por nada e vai voltar à Terra no seu lugar de honra. Ele se despede e então Penadinho comenta com os leitores que tem coisas que a gente só dá valor quando acaba e lembra que morre de saudade dos últimos anos, mas que temos que aguardar o futuro de braços abertos, já que ele será o passado daqui a alguns anos, mostrando o Espírito dos Anos 2000, bebê ainda e que ainda seria lançado na Terra depois de uns anos.

História bem legal, bem filosófica, com uma mensagem de que as pessoas só dão valor quando perde alguma coisa boa e dá noção de nostalgia, que é quando a gente sente falta ou saudade quando não tem mais o que tinha ou vê coisa pior na atualidade do que era no passado. Faz também uma crítica a quem reclama de tudo, quem acha o ano ou a década atual ruim e só o passado que era bom. Mostra que em qualquer época tem coisas boas e coisas ruins, nunca é completamente perfeito, e só deve ficar na lembrança as coisas boas que viveu. 

No caso, o Espirito dos Anos 90 cansou dos problemas que estava enfrentando na sua década e resolveu sair de cena ainda na metade, antes da década acabar, mas acabou sendo convencido pelo Penadinho e os espíritos das décadas passadas que cada tempo seus momentos bons e ruins. E de fato, o futuro também se torna passado como Penadinho mostrou o Anos 2000 que seria o futuro e hoje é o passado também.

A história ajudou a lembrar alguns acontecimentos ocorridos em algumas décadas do século XX, principalmente as coisas boas e excelentes referências musicais. Assim, permitiu  as crianças terem conhecimento o que aconteceu em cada década e os adultos relembrarem o que aconteceu. Interessante que não mostrou do que eles reclamavam em suas épocas, com exceção do Espírito dos Anos 90, ficando subtendido o que tinha de ruim em cada década. Provavelmente, problemas como poluição, saúde, pobreza, que sempre existiu em qualquer época e outros datados que aconteceram ficaria na imaginação dos leitores mais velhos, para eles próprios relembrarem o que tinha de ruim em cada época. De qualquer as coisas ruins não foram suficientes para se sobressair sobre as coisas boas.

Bem divertido ver cada espírito caracterizado no estilo de como prevalecia cada década e eles retratando o que aconteceu de bom.  Nas histórias do Penadinho, os anos e décadas são tratados como fantasmas. Quando o ano ou uma década, como nessa história, acabam. viram fantasmas e vão parar no cemitério do Penadinho e o que está pra nascer é representado como um bebê.

Tudo indica que foi escrita pelo Paulo Back, ele gosta de histórias assim envolvendo datas, quase certeza ser dele. Traços muito bons, característicos dos anos 90, com destaque das cores em degradê em todos os quadrinhos, como vinha acontecendo nos gibis de 1995 e 1996, sendo que em 1996 nem sempre todos os quadrinhos apareciam em degradê, mas nessa história acabou ficando.

Tem gente que considera que uma década começa em anos terminados em "0" e que acaba em anos  terminados com "9", já outros consideram que apenas começam em anos terminados em "1" e acabam em anos que terminam em "0". Como o sistema decimal começa com 1, então o certo é década começar em anos "1" e acabar com anos "0", assim como faz contagem de séculos. Ou seja, anos 1980 vai de 1981 a 1990; anos 1990 vão de 1991 a 2000 e por aí vai. E assim, a década de 2020 começaria só em 2021. Como a mídia mostra que começa com anos "0" acabou mais gente adotando assim, aí cada um segue como acha melhor.

Créditos ;)  Marcos Alves: http://arquivosturmadamonica.blogspot.com/2020/01/penadinho-hq-aqueles-anos-passados.html

Tiras N°12911 : Turma da Mônica - Mauricio de Sousa!

 “Não podemos nos conformar com a previsão catastrófica da extinção, seja qual for o ser vivo. É preciso arregaçar as mangas para mudar o curso da história”. A frase é de Neiva Guedes, bióloga e pesquisadora responsável por preservar a população de Araras-azuis-grande, e nossa homenageada no Dia Internacional das Meninas e Mulheres na Ciência.
A Arara-azul-grande é uma das espécies mais ameaçadas de extinção do mundo e Neiva é uma das responsáveis por reintroduzir a ave na natureza, sobretudo em regiões do Pantanal e do Mato Grosso do Sul. Além de testar e desenvolver ninhos artificiais, a conservacionista envolveu populações locais num grande trabalho de divulgação sobre a importância de manter as araras livres. Uma verdadeira #DonadaRua!

Tiras N°12910 : Quadrinhos Disney - Walt Disney's!

Tiras N°12909 : Especial MIX nº285 - Blog do XANDRO!

Tiras N°12908 : Will Tirando/Dona Anésia - Will Leite!

Tiras N°12907 : Bichinhos de Jardim - Clara Gomes!

Tiras N°12906 : Mulher de 30 - Cibele Santos!

Tiras N°12905 : Toda MAFALDA - Quino!

Tiras N°12904 : SALMONELAS - Benett!

Tiras N°12903 : PEANUTS/SNOOPY e seu amigos - Charles Schulz!

Tiras N°12902 : Calvin and Hobbes/Calvin e Haroldo - Bill Watterson!

Ria...Se Puder N°6490!

Ria...Se Puder N°6489!

Ria...Se Puder N°6488!

Ria...Se Puder N°6487!

Ria...Se Puder N°6486!

Ria...Se Puder N°6485!

Ria...Se Puder N°6484!

Charges/Cartuns N°87450!

Charges/Cartuns N°87449!

Charges/Cartuns N°87448!

Charges/Cartuns N°87447!

Charges/Cartuns N°87446!

Charges/Cartuns N°87445!