quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Vale-Tudo: novo livro de Marcio Baraldi!

Marcio Baraldi lança em outubro seu novo livro, Vale-Tudo. A obra é fruto de uma parceria entre a editora Opera Graphica e Baraldi, que criou um selo próprio, o GRRR! (Gibi Raivoso, Radical e Revolucionário).

Vale-Tudo resgata HQs produzidas pelo cartunista no início de sua carreira, nos anos 80, publicadas em revistas como Chiclete com Banana, Pântano, Tralha, Porrada, Inter-Quadrinhos, Radar e Dynamite, entre outras. Muitas destas HQs, publicadas originalmente em preto e branco, foram colorizadas digitalmente.

O livro traz também material novo, como uma fotonovela produzida por Baraldi e um grupo de teatro e três HQs feitas em parceria com outros cartunistas: uma com Marcatti e duas com Bira Dantas.

Os prefácios são dos jornalistas Paulo Ramos e Gonçalo Júnior. Além disso, o livro conta com duas caricaturas de Baraldi feitas por Rodolfo Zalla e Primaggio Mantovi, e também textos curtos de personalidades dos quadrinhos como Eloyr Pacheco, Alexandre Nagado, os gêmeos Gabriel Bá e Fábio Moon, Rodolfo Zalla, José Queiroz, Marko Ajdarić, Ademir Médici e Julio Shimamoto.

Vale-Tudo tem 48 páginas em papel couchê, com capa plastificada.

O lançamento oficial será em outubro, durante a festa anual do Baraldi no Bar Blackmore, em Moema, São Paulo, com shows das bandas Exxotica e Baranga. No mesmo evento acontecerá a entrega da primeira edição do Troféu Bigorna para os melhores do ano.

Mais detalhes serão divulgados em breve. Para saber mais sobre Baraldi, visite seu site, em www.marciobaraldi.com.br.

Charge do Blog-N°1091!

Esta charge do Samuca foi feita originalmente para o

Kristen Bell se junta ao elenco de Astro Boy!

A atriz Kristen Bell (a vilã Elle Bishop, de Heroes) se juntou ao elenco do filme de animação Astro Boy.

O novo desenho será feito em 3D. A Warner pretende lançar Astro Boy em 2009.

O elenco também inclui as vozes de Nicolas Cage, Bill Nighy, Freddie Highmore, Donald Sutherland, Eugene Levy e Nathan Lane.

Astro Boy é um robô criado por um cientista brilhante, para substituir o filho que ele perdeu.

O personagem surgiu das mãos do grande mestre do mangá, Osamu Tezuka, em 1952. O sucesso do mangá levou à adaptação para a TV numa série de animação, veiculada entre 1963 e 1966, que foi a primeira a exibir muitas das características estéticas dos desenhos hoje conhecidos como animês. Também foi o primeiro desenho japonês a ser exibido em redes de TV no exterior.

Kristen Bell

Charge do Blog-N°1090!

Esta charge do Humberto foi feita originalmente para o

Panini divulga capa de Dimensão DC - Lanterna Verde #1!

A Panini Comics divulgou neste fim de semana a primeira capa de sua nova revista mensal: Dimensão DC - Lanterna Verde. A imagem foi divulgada no boletim Direto da Redação, distribuído a leitores por e-mail e mostra uma arte de Ethan Van Sciver.

A estréia da publicação integra a reforma editorial por que a linha DC da editora vai passar em setembro. Segundo o boletim, em suas cinco primeiras edições, Dimensão DC - Lanterna Verde vai abrigar a saga A guerra dos anéis, que mostra a Tropa dos Lanternas Verdes combatendo a Tropa Sinestro.

Originalmente chamada de Sinestro Corps War (ou Guerra da Tropa Sinestro), a série tem textos de Geoff Johns e Dave Gibbons e arte de Ethan Van Sciver e do brasileiro Ivan Reis.

A série acabou se tornando um dos maiores sucessos da DC Comics nos últimos anos.

O boletim também confirmou a publicação de um álbum com a série LJA - Um Milhão. A série, publicada originalmente em 1998, mostra como seria o Universo DC no século 853, época em que as revistas da editora chegariam ao número 1 milhão. No Brasil, DC 1.000.000 foi publicado pela editora Abril a partir de janeiro de 2000. O título foi rebatizado de DC 1.000.000 para LJA - Um milhão a partir da alteração em um encadernado norte-americano recente.

Charge do Blog-N°1089!

Esta charge do Sinfrônio foi feita originalmente para o

Abrams lança livro com tiras verticais de Al Jaffee!

Al Jaffee Tall Tales é um livro que reúne várias tiras de Al Jaffe, cartunista conhecido por seu trabalho nas dobraduras das capas da revista MAD.

Estas tiras têm uma peculiaridade interessante: são verticais! Possivelmente, são as únicas tiras no mundo neste formato publicadas em jornais.

O material foi publicado no jornal New York Herald Tribune, entre 1957 e 1963. Das mais de 2.200 tiras produzidas no período, 120 foram selecionadas para este livro.

Quem faz a introdução do volume, que tem capa dura, é Stephen Colbert, do programa de TV humorístico The Colbert Report. O prefácio é do próprio Al Jaffe.

Jaffe está com 86 anos, e continua a contribuir mensalmente para a revista MAD.

Charge do Blog-N°1088!

Esta charge do Frank foi feita originalmente para o

Mais quadrinhos Disney cancelados na Europa!

Os cancelamentos de quadrinhosDisney que vêm atingindo vários países chegaram à Itália e tiraram de circulação o gibi mensal do Tio Patinhas.

Zio Paperone # 216, lançado neste mês, foi o derradeiro suspiro de um título publicado há mais de 20 anos e para o qual foram produzidas centenas de histórias do pato mais rico do mundo, muitas delas traduzidas para outros países, incluindo o Brasil.

Na última página da edição, os editores divulgaram uma carta de despedida e agradecimento aos leitores que acompanharam as aventuras do Tio Patinhas durante todos esses anos. A partir de agora, o personagem deverá aparecer com menos freqüência, buscando espaço nas outras publicações da turma de Patópolis.

As baixas vendas da revista motivaram o cancelamento. O fato preocupa os leitores porque a "Velha Bota", além de um dos raros países em que continuam a ser produzidas histórias inéditas dos personagens tradicionais da Disney, é onde eles ainda gozam de considerável popularidade.
Pelo menos, era o que se imaginava. Nesta década, a Disney Itália fez muitas apostas ousadas, como a repaginação visual e conceitual do Mickey e as versões em estilo mangá de outras criações clássicas, a fim de angariar novos fãs. Essas e outras iniciativas, como as séries próprias Witch, Kylion e Monster Allergy, feitas para o público infanto-juvenil e alheias ao universo tradicional disneyano, têm ganhado cada vez mais espaço na preferência dos novos leitores italianos. Ainda é cedo para afirmar que Donald, Tio Patinhas, Pateta, Mickey e demais personagens clássicos cairão de vez no limbo, preteridos por criações contemporâneas da Disney - incluindo as egressas dos desenhos animados 3D. Mas o número de cancelamentos de suas revistas vem acontecendo em um ritmo muito maior do que se imagina. Em Portugal e em quase toda a América Latina, outrora contumazes mercados consumidores dessa turma, os personagens já não são mais publicados. E os exemplos continuam. Por muito tempo populares no Egito e em outros países do Oriente Médio, os gibis Disney retornaram àquela região em 2005, após dois anos fora de circulação. Mais de dez títulos foram lançados na época, dos quais apenas quatro conseguiram sobreviver aos novos cancelamentos (um deles, para o público feminino, mostra somente as aventuras de Branca de Neve, Aurora, Bela e outras - as Princesas, que vêm fazendo sucesso no mercado de licenciamento ao redor do mundo).
Quando a esses fatos são somados exemplos como o fim da produção brasileira - que já foi uma das mais prolíficas do planeta -, as sucessivas descontinuações desses gibis no Brasil e a publicação minguada nos Estados Unidos (dois únicos títulos regulares sobraram da última leva de cancelamentos) o resultado é desanimador.

Por outro lado, visando os leitores veteranos - mais fiéis e suscetíveis a apelos saudosistas -, as editoras das HQs Disney na Europa, Estados Unidos e Brasil continuam investindo em edições e coleções especiais com republicações de materiais clássicos, principalmente os que levam a assinatura do quadrinhista Carl Barks.

É uma aposta que costuma alcançar vendas satisfatórias e permite manter vivos na memória os personagens que ajudaram a construir a rica história dos quadrinhos Disney no mundo.

Resta saber até quando o seleto público da velha guarda continuará ativo para ajudar na preservação dessa fauna antropomorfizada quase à beira da extinção.
Witch

Charge do Blog-N°1087!

Esta charge do Ivan foi feita originalmente para o

Empresa de animação de Joann Sfar está instalada num edifício criado por Oscar Niemeyer!

A empresa Autochenille Production, criada por Joann Sfar e alguns colegas para desenvolver o desenho animado da série O Gato do Rabino, está instalada no segundo andar de um edifício projetado pelo renomado arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer, e construído entre 1967 e 1972.

O edifício, na Place du Colonel Fabien, em Paris, na França, é a sede histórica do Partido Comunista Francês, que recentemente resolveu alugar dois de seus seis andares.

Sobre o desenho animado do Gato do Rabino, Sfar divulgou que estão trabalhando no projeto os artistas JC Dessaint, Marco, Zyk, Zébé, Clément Oubrerie, Agnès Maupré, Grégory Elbaz, Vincent Perriot, Jérémie Perrin e Seï, com participação especial de Christophe Blain, Pierre Alary, Gradimir Smudja e Daniel Cacouault.

O roteiro foi escrito por Sfar e Sandrina Jardel. O elenco vocal incluirá Alain Chabat, Hafsia Herzi e Maurice Bénichou.

O lançamento do desenho está programado para 2011.

Charge do Blog-N°1086!

Esta charge do Jorge Braga foi feita originalmente para o

Extras e gibi no box da segunda temporada de Heroes!

Heroes
A segunda temporada de Heroes chega ao mercado em 17 de setembro, com muitas novidades. O box contém quatro DVDs, sendo um repleto de extras, e um gibi, com 24 páginas e três histórias.

A história de abertura do gibi, chamada de A Ave, mostra a primeira vez que Hiro Nakamura se teletransporta para Nova York e descobre que a cidade será destruída por uma bomba nuclear. Anjo do Inferno conta a história de quando o Sr. Bennet encontra Claire, o bebê que viria a ser sua filha adotiva. Já a terceira HQ, Um Vilarejo, volta no tempo e mostra o personagem conhecido como "o Haitiano" ainda criança em seu vilarejo, e como ele descobre seus poderes.

Dos quatro DVDs do box, três trazem os 11 episódios da segunda temporada. O quarto é um disco especial com extras, que não só apresenta informações do criador e produtor sobre como foi a segunda temporada, como também abre espaço para cenas de episódios não filmados que complementam a história como um todo.

O DVD de extras também traz dois especiais feitos para a internet, que introduzem para o público um personagem criado para as histórias em quadrinhos (Os Arquivos de Richard Drucker) e um documentário fictício sobre o herói samurai de Hiro (Takezo Kenzei - O Herói e a Espada).

Nas cenas que foram eliminadas existem diversos momentos que complementam cada um dos episódios, incluindo o final alternativo de Heroes.

Para o DVD, os produtores também fizeram um documentário especial analisando o final alternativo, com a participação de Tim Kring e o quadrinhista e consultor da série, Jeph Loeb.

E ainda os bastidores de cenas importantes, um videoclipe especial sobre as pinturas feitas por Isaac, personagem mediúnico que desaparece na primeira temporada, e uma montagem especial com cenas do que seriam os episódios 12 e 13, com o vilão Sylar recuperando seus poderes.

Para finalizar, o DVD contém uma pequena apresentação do que será a terceira temporada, batizada de Heroes - Volume 3 - Os Vilões

Charge do Blog-N°1085!

Esta charge do Flávio foi feita originalmente para o

Lançamento do catalogo do 34º Salão Internacional de Piracicaba!

Nesta quarta-feira, 27 de agosto, será lançado o catálogo do 34º Salão Internacional de Humor de Piracicaba.

Co-editado pela Imprensa Oficial do Estado de São Paulo e Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba, o catálogo será lançado a partir das 19h, na Livraria Sobrado (Avenida Moema, 493 - São Paulo/SP).

Com 136 páginas e preço de R$ 45,00, a obra traz os melhores cartuns, charges, caricaturas e tiras (são 237 trabalhos no total) da 34ª edição do Salão.

O lançamento ocorre às vésperas do 35º Salão, marcado para o período de 30 de agosto a 12 de outubro, um dos principais eventos do universo das artes gráficas, da indústria editorial e das HQs do mundo e na edição passada contou com a participação recorde de 1.703 trabalhos de artistas de 45 países.

Charge do Blog-N°1084!

Esta charge do Xalberto foi feita originalmente para o

Nova revista do Flash estreará em janeiro de 2009!

Atenção, leitor: o texto a seguir revela fatos inéditos no Brasil, do Universo DC, que podem estragar o prazer de sua leitura futura.

The Flash Rebirth, revista que trará o retorno de Barry Allen ao Universo DC, será lançada em janeiro de 2009.

O anúncio foi feito por Dan Didio, na convenção de HQ Canadense Fan Expo.

Segundo Didio, o título terá roteiro de Geoff Johns e arte de Ethan Van Sciver, dupla que, juntamente com Ivan Reis, vem conseguindo bons resultados com o retorno de Hal Jordan, na revista do Lanterna Verde

A nova revista vai abraçar todos os aspectos da mitologia do Flash e mostrará a importância de Barry Allen, o Flash da Era de Prata, que morreu durante a Crise nas Infinitas Terras.

Na verdade, o retorno de Allen já ocorreu, na revista Final Crisis #3, e o fato foi confirmado para os leitores, na própria história, por Jay Garrick (também conhecido no Brasil como Joel Ciclone).

Charge do Blog-N°1083!

Esta charge do Thomate foi feita originalmente para o

Rio de Janeiro tem novo festival de humor e concurso de desenho!

O Festival Internacional de Humor do Rio de Janeiro tem como objetivo a valorização e a divulgação dos artistas do desenho e do humor. Este evento irá complementar o tradicional Salão Carioca, sendo produzido pela mesma equipe que fez as edições do Carioca nos anos de 2003 a 2007.

Dentro da programação deste novo evento está um concurso/exposição diferenciado do Salão Carioca, voltado para os profissionais do traço que publicam na imprensa, buscando inclusive envolver os profissionais que já não participam mais dos salões habituais.

É o Prêmio Desenho de Imprensa, uma mostra apresentando o pessoal de imprensa (jornais, revistas, sites), os melhores chargistas, caricaturistas, cartunistas, mas também os desenhistas não propriamente humorísticos, como os ilustradores. Mais do que um salão de humor, será um concurso e uma exposição, voltados para as artes gráficas.

As inscrições vão até 15 de setembro de 2008, nas categorias Caricatura, Ilustração e Desenho de Humor. O primeiro colocado em cada categoria receberá o valor de R$ 6,000,00 (seis mil reais), e o segundo colocado R$ 4.000,00 (quatro mil reais).

O evento terá em sua programação espetáculos musicais e teatrais de humor e apresentações de stand-up comedy, exposições, homenagens, mostras e muito mais.

O Festival Internacional de Humor do Rio de Janeiro será aberto ao público em 22 de outubro e irá até o dia 23 de novembro, no Centro Cultural dos Correios e no Museu Oi Futuro.

Para outras informações e para o regulamento completo, visite o site oficial do Festival bem como seu blog

L&PM lança Batom na Cueca, de Nani!

A editora L&PM acaba de lançar Batom na Cueca (formato 10,7 x 17,8 cm, 104 páginas, R$ 9,00), de Nani.

Nani, cartunista dono de um humor ferino e que desconhece as barreiras do politicamente correto, volta à cena com este livro de cartuns, charges e textos satíricos.

Sem papas na língua, ele faz piada sobre libertinagem, sexo e traições.

A obra faz parte da Coleção L&PM Pocket

Charge do Blog-N°1082!

Esta charge do Gersus foi feita originalmente para o

Dossiê Rê Bordosa ganha exposição no Sesc Pompéia!

De 30 de agosto até 5 de outubro, as pessoas que visitarem as oficinas de criatividade do SESC Pompéia (Rua Clélia, 93 - São Paulo/SP) terão a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o curta-metragem Dossiê Rê Bordosa, dirigido por César Cabral.

A mostra retrata todo o processo de construção do curta-metragem, desde o desenvolvimento do roteiro, montagens do cenário à criação dos personagens que estarão representados pelos bonecos. A exposição é aberta ao público, gratuita voltada e para todas as faixas etárias.

O curta-metragem utiliza a técnica stop-motion (animação com bonecos, objetos, massinhas) e tenta desvendar as razões que levaram o cartunista Angeli a matar uma de suas mais famosas criações, a diva underground Rê Bordosa.

A animação recebeu diversos prêmios
.

TENHA NA SUA COLEÇÃO!
CD - X-Men: The Last Stand - Trilha Sonora Original - Importado Bone 7 25 Anos do Menino Maluquinho DVD - Matrix Revolutions - Versão Widescreen - Duplo Muscles In Motion - Figure Drawing For The Comic Book Artis, de Glenn Fabry - Importado

















Charge do Blog-N°1081!

Esta charge do Dálcio foi feita originalmente para o

Ria...Se puder-N°454!

Andando nos Trilhos

Charge do Blog-N°1080!

Esta charge do Amorim foi feita originalmente para o

Ria...Se puder-N°453!

Água Limpinha