segunda-feira, 10 de maio de 2021

Arquivos Turma da Mônica N°944 - Magali : HQ "Duas Magalis comem comem muito mais"

Capa de 'Magali Nº 180' (Ed. Globo, 1996)
Dia 10 de maio é aniversário da Magali e para comemorar, mostro uma história em que ela teve que lidar com uma sósia por causa de invenção do Franjinha bem na sua festa de aniversário. Com 13 páginas, foi publicada em 'Magali Nº 180' (Ed. Globo, 1996).
Na sua festa de aniversário, Magali estava vendo o presente que a Denise deu para ela, uma minifeirinha. Tenta comer, mas as frutas são de plásticos. Chega o Franjinha com seu presente, que era uma invenção. Magali até pensa que era um moderador de apetite como foi ano passado, mas, na verdade, era um pôster da sua supermáquina fotográfica que cria posteres instantâneos em tamanho natural da pessoa e Franjinha tira a foto dela.
Magali gosta do presente, põe o pôster na cama e faz todos irem para a sala antes dos outros convidados comerem tudo da festa. Mônica comenta que Magali convida pouca gente e, de fato, só tinha o Cascão lá na sala, e Magali diz que é porque gosta de festas íntimas e Cebolinha fala que é para sobrar mais comida.

Volta aparecer o quarto da Magali, bem na hora que a imagem do pôster da Magali cria vida e sai do poster e anda como uma sósia dela. O Franjinha não testou a invenção e não sabia disso. A porta do quarto estava trancada, a sósia sente o cheiro de comida e sai pela janela até à entrada da casa.

Na festa, Magali oferece empadinha para o Cascão e ela diz que é feio ele encher a mão para pegar, era para comer só uma. Depois, ela come as outras empadinhas que sobraram escondida. A porta bate, Cebolinha pensa que é penetra, e quando Mônica abre, era a sósia da Magali, mas eles não sabiam ainda. A sósia vai direto para a mesa dos quitutes da festa. 

Em seguida, a verdadeira Magali oferece bolinha de queijo para os amigos. Denise e Franjinha pegam uma, aí uma pessoa pega vários. Quando vê, ela dá de cara com a sua sósia do pôster. Magali acha que é uma brincadeira dos amigos e eles pensam que é brincadeira de alguém que ela não convidou para aprontar com ela. Cascão puxa o cabelo pensando que era peruca, mas era de verdade e a sósia taca bolinhas de queijo neles. 

A turma vê que ela come igual à Magali e deduzem que é irmã gêmea da Magali. Mônica faz comparação a novelas "Sangue do meu sangue", " Cara e Coroa", emendando com medo de se tornar "A próxima Vítima" e "Explode coração" e Cebolinha comenta que ela está vendo novelas demais. Magali diz que não tem irmã gêmea, o rosto é só dela e o aniversário é só dela. 

Cascão vai falar com os pais da Magali dizendo que o aniversário é dela, mas quem ganha o presente são eles, mostrando a sósia. Os pais se assustam, acham que é brincadeira e Cascão conta que ela é a outra filha deles desaparecida. Seu Carlito fica desesperado, pergunta ajoelhado para Dona Lili por que nunca contou e a esposa diz que sempre tiveram um filha, a não ser que o médico os enganou. Deduzem, então, que elas foram separadas na maternidade.

Seu Carlito chora, não de felicidade, e, sim, de desespero, pois não sabe como vai sustentar 2 comilonas. Dona Lili comenta que vai passar a trabalhar também. Magali fala que não está tudo bem e não quer irmã gêmea, começa a chorar  e vai para o quarto e Seu Carlito pergunta se era a Magali ou Margô, já dando nome para sua nova filha.

No quarto, Magali vê o pôster só com uma sombra e deduz com a "Margô" na sala que era invenção do Franjinha, cientista maluco. Ela vai até à sala, bem na hora dos "Parabéns" com todos cantando com a Margô, pensando que era a Magali. Ela diz que não era a Margô e aquela coisa não era irmã dela e, ao mostrar o pôster para o Franjinha, ele se imagina um cientista genial e comemora que inventou uma máquina que cria pôsteres holográficos tridimensionais ambulantes.

Franjinha pega a sósia, passa cola nas costas e gruda no pôster e com o uso do seu spray bidimensionalizante, volta a ser um poster comum como qualquer outro. Seu Carlito comemora que não tem uma filha gêmea e Magali também fica feliz por ser a titular. Ela pede desculpas aos amigos por ter sido regulada com eles e que podem comer à vontade. Franjinha fala que havia feito um pôster com a turma enquanto esteve no quarto e, assim, todos tiveram seus clones comilões espalhados pela festa e Magali fala que não tem problema, depois cola um por um, quanto mais gente na festa é melhor, aprendendo a lição de não regular comida para os outros.

É bem legal essa história, tem invenção do Franjinha que mais uma vez deu confusão com a turma. Dessa vez com uma máquina de criar pôsteres ambulantes, que fez todos pensarem que a Magali tinha irmã gêmea separada na maternidade. Histórias mostrando sósias dos personagens sempre eram divertidas. 

Mostra também o lado egoísta da Magali que regulava as comida da festa para os seus amigos, convidou só 5 amigos para sobrar mais comida, se pudesse, não iria ninguém para ela comer tudo sozinha, e ficou desesperada em saber que podia ter uma irmã gulosa que nem ela e ter que dividir comida com ela, dessa vez ela se arrependeu no final. O clone da Magali não falava, só onomatopeias alimentícias. Isso foi interessante.

Foi divertido ver a Magali ordenando que os amigos pegassem só uma guloseima quando ela oferecia, o seu desespero em pensar que tinha irmã gêmea, mas o ponto alto, sem dúvida, foi o jeito do Cascão contar aos pais da Magali sobre o clone ser irmã separada na maternidade e o Seu Carlito desesperado em saber que tinha mais uma filha e não ter como sustentar 2 comilonas. Era legal quando o Cascão se referia aos pais dos amigos como "Dona mãe" e "Seu pai", não foi só nessa história, era algo característico dele, de vez em quando falava isso, como aconteceu na história "Cebolan, o Destruidor", em 'Cebolinha Nº 158'  (Ed. Abril, 1986).

Foi bom ver também as referências da Mônica a novelas envolvendo gêmeos e emendar outras novelas da época na sua frase. Nas histórias antigas, era comprovado que ela era noveleira de carteirinha, tiveram várias histórias com ela abordando novelas, hoje em dia não tem mais isso porque novelas não coisas de crianças. E dessa vez, os nomes das novelas não foram parodiados para fazer mais sentido ao diálogo dela, mas, normalmente eles parodiavam os nomes. O título bem criativo com referência à brincadeira de "Dois elefantes, incomodam, incomodam muito mais".

A invenção do Franjinha foi boa da máquina fotográfica já revelar foto como pôster em tamanho natural, bem que podia existir. Na época, a mais parecida era as do tipo Polaroid que imprimia a foto em tempo real, só que de tamanho pequeno, em formato quadrado, em vez de retangulares 10 x 15 tradicionais, ainda assim já era um marco para a época porque não precisaria esperar revelar negativo para ver a foto que tinha acabado de tirar. Surpresa maior foi criar clones humanos a partir dos pôsteres com essa foto, bem a frente do seu tempo também.

A capa da revista desse vez com alusão à história de abertura, na época só tinham capas com assim com histórias mais especiais. Os traços da história ficaram bons, no estilo anos anos 1990, com direito a personagens com línguas maiores dentro da boca, inspirados no estilo dos anos 1970. Denise ainda aparecia desenhada diferente a cada história, só teve estilo definitivo em 1998, na historia "Tribo das modernosas", de 'Magali Nº 245'. A colorização é que não gostava assim mais escura, sobretudo o marrom que ficava muito escuro em um só tom, como pode ver no cabelo da Denise e do Seu Carlito e cores de portas e cama, por exemplo. Cores assim ficaram entre fevereiro a junho de 1996, acabou coincidindo com a morte da roteirista Rosana Munhoz e sem querer ficou parecendo como um luto a ela. 

Falando em Rosana, quem sabe, essa história até seja dela, já que morreu em janeiro de 1996 e as revistas de maio já estavam prontas, fora que mesmo depois que faleceu, ainda tiveram várias histórias póstumas dela que colocavam nas revistas, histórias arquivadas que ela tinha deixado prontas antes de morrer. Em 1996 tiveram ainda várias histórias dela normalmente e até em 2002 ainda podiam ser vistas histórias dela, só que com menos frequência que antes. Enquanto eles tinham roteiros arquivados dela, eles publicavam.

FELIZ ANIVERSÁRIO, MAGALI!

Créditos ;) Marcos Alves: https://arquivosturmadamonica.blogspot.com/2021/05/magali-hq-duas-magalis-comem-comem-muito-mais.html

Tiras N°15514 : Turma da Mônica ★ Especial - Mauricio de Sousa!

"Sempre amiga, assim é Magali", já dizia a música! No dia do seu aniversário, algumas curiosidades sobre a personagem. #ParabénsMagali


Sincera? Sim. Comilona? Também! Alguém se identifica? #ParabénsMagali
Começando as comemorações do aniversário da Magali do jeito que ela gosta: com aquele lanchinho básico! #ParabénsMagali #TurmadaMônica
Avisa que é ela! A aniversariante do dia passando pela timeline para animar o começo da sua semana! #ParabénsMagali #TMJ

Tiras N°15513 : Especial MIX nº640 - Blog do XANDRO!



Tiras N°15512 : Toda MAFALDA - Quino!



Tiras N°15511 : Calvin e Haroldo - Bill Watterson!





Tiras N°15510 : PEANUTS/SNOOPY - Charles Schulz!



Tiras N°15509 : SALMONELAS - Benett!


Tiras N°15508 : GARFIELD - Jim Davis!