terça-feira, 28 de abril de 2015

Arquivos Turma da Mônica N°304 - Coleção Histórica Nº 46!

_CHTM_46.jpg (518×730)
Nessa postagem comento sobre a 'Coleção Histórica Nº 46', formada pelas 5 revistas números 46: Mônica (1974), Cebolinha (1976), Chico Bento e Cascão (1984), e Magali (1991).

O Jeremias quem está na capa do box e dessa vez colocaram uma imagem dele dos anos 80 em vez dos anos 70. Normalmente, as imagens dos personagens que aparecem nos boxes são da primeira aparição na Coleção Histórica. No caso do Jeremias teriam que colocar uma dos primeiros números da Mônica de 1970, mas colocaram uma por volta de 1983.

É que no início, o Jeremias era colorido preto que nem carvão e tinha um círculo rosa em volta da boca. Como esse círculo nos personagens negros está proibido atualmente a ponto de alterar os desenhos nos almanaques convencionais (vide como fizeram com oPelezinho), resolveram colocar uma imagem do Jeremias dos anos 80, tirando a tradição das capas dos boxes. E mesmo assim, dá impressão que ainda fizeram uma leve alteração nos lábios, deixando menor, porque ele tinha lábios mais grossos naquela época.

Em relação a distribuição, continua atrasando muito. O box era para ser lançado em março de 2015 e por aqui só chegou dia 6 de abril e em muitos lugares não chegou ainda. Ao menos aqui dessa vez chegou 2 exemplares na banca que chega, já que normalmente vem só um exemplar. Destaque negativo também  para a a péssima qualidade do papel-jornal de miolo que está cada vez mais fino. Podiam melhorar isso.
_CHTM_46_(2).JPG (777×730)
Histórias de abertura e comentários gerais:

Mônica - "A conselheira sentimental" - Mônica dá conselho para o Cascão terminar com um namoro com uma garota que nem começou ainda. Ele não quer namorar porque a menina toma 2 banhos por dia.

Nessa época a Cascuda ainda não tinha sido criada, apesar que estrearia ainda em 1974 mesmo na história "O grande amor do Cascão", de 'Cebolinha Nº 18'. Mas, mesmo assim, ela não era a sua namorada oficial e sempre tinha histórias com ele paquerando outras garotas, até mesmo nos gibis da Editora Globo.

Nos comentários dessa de abertura, o Paulo Back dá dicas de como reconhecer se uma história foi escrita pelo Mauricio de Sousa. Ainda sobre comentários, de 14 histórias comentadas, em 5 não informam créditos, mas devem ser do Mauricio. Ele escrevia e desenhava na época. O seu irmão Marcio Araujo também escrevia algumas histórias, e, com isso, não dá para saber quem escreveu e desenhou. Lembrando que nas que foram comentadas foram escritas e desenhadas pelo Mauricio.

O gibi teve 16 histórias no total (as de 1 página e tirinha no final não foram comentadas, como de costume). Apesar da capa fazer referência ao Carnaval, não teve nenhuma história ligada a data. Todas foram normais para a sua época.

Destaque para a história do Bidu, "Uma pequena ajuda", com ele querendo ajudar o argumentista sem criatividade para criar história, conversando com ele e dando ideias para a história. Foi o primórdio de histórias metalinguísticas com os personagens dialogando com o pessoal do estúdio. O Bidu só não contracenou com o argumentista, só mostrando uma mão desenhando quando possível. Já o pessoal do estúdio aparecendo nos gibis e com os outros personagens da turma ia demorar um pouco, lá por volta de 1978, do que eu tenho conhecimento.

Aliás, adorava quando o Bidu aparecia nesse ângulo, como no trecho dessa história que mostro abaixo. Muito bom.
_CHTM_46_(3).jpg (409×300)
Trecho da HQ "Uma pequena ajuda"
Cebolinha - "Capitão Blond" - Dois loucos vestidos de piratas fogem do hospício e querem encontrar um suposto tesouro escondido na Rua do Limoeiro com a ajuda do Cebolinha e do Cascão.

De 11  histórias comentadas (12 no total), só as 2 primeiras tiveram informações de créditos. Nas outras infelizmente não foram informado nada sobre roteiristas, desenhistas e arte- finalistas. E não foi por falta de espaço porque em muitas tinham espaço suficiente para isso.

Nesse gibi teve aparição do Palestrino, o papagaio da Tina que andava sumido até então e depois sumiria de vez. Ele aparece na história "Lá, La, Lá...", do Rolo, em que o Palestrino fica cantando bem na hora que o Rolo está querendo tocar uma guitarra para um produtor musical. Com isso, primeira vez que o Palestrino contracena com o Rolo, já que o Palestrinho aparecia mesmo em 1970/ 71 e o Rolo só foi criado em 1972.
_CHTM_46_(4).jpg (348×300)
Trecho da HQ "Lá, Lá, Lá..."
Não foi falado nome do Palestrino, mas diz que o papagaio é dela. Curioso que é uma história do Rolo e nos créditos do título está como Tina, mas ela aparece só no final. Também teve outra história do Rolo nesse gibi de 1 página, em que ele tem problema de pagar um cara a quem estava devendo, também com créditos à Tina, mas ela aparece só no último quadrinho.

Destaque também para a 2ª história do Doutor Olimpo nos gibis, na história "Novamente Olimpo", em que o Doutor olimpo se veste de criança para enganar o Cascão e fazer com que ele tome banho. Doutor Olimpo estreou na história "O inimigo Nº 1", de 'Cebolinha Nº 42', de 1976 e voltou agora nessa história. Tudo indica que depois ele voltou a aparecer só em 'Cascão Nº 10', de 1982, na história "A volta do terrível arqui-inimigo".

Na história "É de tirar o chapéu" do Chico Bento (em que o Chico é obrigado a tirar o chapéu ao cumprimentar as pessoas), teve a surpresa do Chico Bento falar caipirês em alguns quadrinhos. Em alguns balões tinha uma mistura entre o caipira e o padrão correto. No trecho que destaquei abaixo, repare que em um quadrinho ele fala "por que" correto e no outro fala "pru que", além de outras palavras caipiras, como "tirá", qué vê". Cheguei a pensar que foi alteração, mas com imagens da original que o André Felipe me enviou vi que não. Colocaram exatamente igual a original de 1976, só as cores dos chapéus que mudaram:
_CHTM_46_(5).jpg (725×575)
Comparação da HQ "É de tirar o chapéu": sem alteração de texto
Provavelmente, colocaram como teste, já que o Mauricio tinha desejo de que ele falasse caipira nas histórias. Tanto que no pocket L&PM - "Chico Bento - Histórias de Pescador"também tinha algumas tirinhas com ele falando caipira. Poucas, mas tiveram. A patrulha do politicamente correto deve ter reclamado de que estava ensinando errado para as crianças e então o Chico voltou a falar correto em todas as histórias, só ficando a falar caipira de forma oficial nos gibis de 1980. Uma pena que não foi falado sobre isso nos comentários dessa história. Vamos ver quanto tempo durou esse caipirês do Chico nos anos 70. 

Chico Bento - "O ovo é meu" - Chico e um garoto encontram um ovo na rua e os dois brigam e disputam quem vai ficar com o ovo

Essa parece mais estilo de uma história de miolo, mas colocaram na abertura. Nos comentários o Paulo Back dá dicas de como saber quando a arte-final é do Alvin Lacerda e desenhos são do Julinho.

Em relação a créditos, de 6 histórias no total, só em 3 tiveram créditos completos e nas outras ficaram faltando alguma informação, sendo que em "É hora de trabalhar" (em que um garoto secundário apronta com o Chico enquanto está dormindo no roçado) não mostra crédito nenhum.

Mais uma vez tiveram alterações ridículas em histórias, com as palavras do caipirês do Chico sendo mudadas. Em relação a gerúndios, algumas palavras não mudaram, mas em outras sim, como aconteceu na história "Por uma medalha" (em que o Chico fica revoltado porque não ganhou uma medalha de melhor aluno), que mudaram a palavra "falano" da original de 1984 para "falando":
_CHTM_46_(6).jpg (419×300)
Trecho da HQ "Por uma medalha": alteração de "falando" em vez de "falano"
Sem contar que mudaram palavras que o caipirês era de uma forma no gibi original e em vez de manter exatamente como era, mudaram sem mais nem menos, como, por exemplo, na história "Tem alguém sobrando" (em que o Chico atrapalha o namoro de um casal) onde a palavra árvore era "arve" na original e mudaram agora para "arvre" para ficar parecido com os gibis atuais. Mas, "fazeno" mantiveram como na original. Lamentável. 
_CHTM_46_(7).jpg (379×300)
Trecho da HQ "Tem alguém sobrando": alteração da palavra "arvre" em vez de "arve"
Não dá para entender essas alterações linguísticas nos gibis do Chico. Insistem em mudar, sem deixar a gente comparar como era os primórdios do caipirês do Chico. Revoltante.

Fora essas alterações ridículas, o gibi está bom, com destaque para a história "Prosa sem vergonha" em que o seu Bento, pai do Chico, e seus amigos tentam contar piadas maldosas, mas como veem o Chico e a Rosinha ao lado deles, eles mudam os finais das piadas. Detalhe que a Rosinha apareceu de cílios nessa história. Ficou diferente e muito bacana, com um arte-final incrível do Alvin Lacerda.


Cascão - "O salão está vazio" - Os meninos ficam sem coragem para convidar as meninas para dançar em um bailinho da rua.

Uma coisa bem interessante nessa história é que o garoto secundário foi desenhado igual ao Zeca, primo do Chico. Não foi revelado nome dele, mas de certo que não é o Zeca. Apenas foi desenhado igual. Nessa história também mostrou outra menina secundária, que apareceu só nessa história. Abaixo, um trecho da história desse menino parecido com o Zeca e a garota secundária.
_CHTM_46_(8).jpg (730×272)
Trecho da HQ "O salão está vazio"
Com 5 histórias no total, créditos completos nos comentários dessa edição apenas em 2 histórias: a de abertura e em "Roupa Limpa" (em que o Cascão não pode sujar uma roupa nova dada pela sua mãe. dona Lurdinha). Nas demais sempre faltou alguma informação.

O gibi teve histórias de secundários com o Bidu e Penadinho, como de costume nos gibis do Cascão. E como história de destaque, a "Pega! pega!", em que o Cascão faz uma bola cair no riacho e ele tem que de tudo para pegá-la de volta, sem conseguir se molhar. Muito legal essa.


Magali - "De gato e sapato" - Depois de maltratar um rato, fazendo tudo o que bem entende, Mingau recebe o troco ao receber a visita da prima Bianca (filha da tia Cleo, tia da Magali), uma criança por volta de 2 anos que "pinta e borda" com ele.

Tia Cleo e menina Bianca foram inspiradas, respectivamente, na cunhada e sobrinha da roteirista Rosana na vida real. Ou seja, uma história baseada em fatos reais, só que com mais exageros por ser uma história em quadrinhos. Lembrando que elas não apareceram  mais em outras histórias além dessa. Legal também que nos comentários mostra  fotos da Rosana com a sobrinha e o gato da Rosana.
_CHTM_46_(9).jpg (387×300)
Trecho da HQ "De gato e sapato"
Uma pena que não colocaram crédito de desenhista e arte-final nos comentários dessa história. É incrível que nas melhores histórias é que não mostra quem desenhou. Também não tiveram informação de desenhista e arte-final na última história, "A desaparecida" (em que a Magali fica invisível depois de tomar uma fórmula que pediu ao Franjinha para tirar dor de barriga).

Esse gibi teve uma história de Páscoa, "Cenouras pro coelhinho da Páscoa", em que a Magali compra cenouras para o Coelho da Páscoa, mas como tudo antes da hora). Eram raras histórias de Páscoa nos gibis. Se a Coleção Histórica tivesse chegado na data certa, até o final de março, dava para ler na época certa de Páscoa, quem sabe deixar pra ler no dia.

Na história "Torta quente", em que a Magali faz de tudo para comer uma torta de maçã que acabou de sair do forno, tem uma curiosidade da Magali imitando o Quico do Chaves. Uma excelente homenagem do roteirista Robson Lacerda ao personagem Quico e ao eterno seriado "Chaves". Muito legal. Aliás, o Robson Lacerda teve 3 histórias nessa edição, contando com essa. Todas muito boas, por sinal.
_CHTM_46_(10).jpg (337×300)
Trecho da HQ "Torta quente"
A capa do gibi muito legal com a Magali tomando banho de bunda de fora e o Mingau tomando banho de língua. Afinal, não eram só os meninos que apareciam pelados nos gibis. Dessa vez não teve piada alimentícia, sendo a piada com o Mingau. 

Em relação a comparação da capa com a revista original de 1991 dessa vez não teve alterações significativas. A proporção do desenho ficou levemente maior e, com isso, a distância das patinhas do Mingau com o rodapé do gibi ficou menor, mas  todos os gibis tem essas pequenas diferenças de distanciamento, então nem liguei. Só não gostei do logotipo que ficou menor e centralizado, como costuma ser nos gibis da Magali na Coleção Histórica. Não sei por que eles não deixam o logotipo maior e na largura do gibi, assim como foi na original e como são os outros gibis da Coleção Histórica. Só com a Magali que deixam o logotipo assim. Isso quando não inventam de colocar o selo ao lado, com espaço para colocar embaixo. Abaixo a comparação das capas:
_CHTM_46_(11).jpg (848×600)
Comparação das capas de 1991 e da CHTM # 46
logoarquivo.png (583×198)
Créditos ;) Marcos Alves http://arquivosturmadamonica.blogspot.com.br/2015/04/colecao-historica-n-46.html

Charge N°38396!

chargedodia011.jpg (567×412)

Charge N°38395!

chargedodia010.jpg (567×412)

Charge N°38394!

chargedodia09.jpg (567×412)

Charge N°38393!

chargedodia08.jpg (567×412)

Charge N°38392!

chargedodia07.jpg (567×412)

Tiras N°6610 : Fala Menino - Luis Augusto!

Fala Menino! : Mercado em Expansão.

Fala Menino! : Arte.

Charge N°38391!

AUTO_sid9.jpg (480×360)

Charge N°38390!

AUTO_sid8.jpg (480×360)

Charge N°38389!

AUTO_sid7.jpg (480×360)

Charge N°38388!

AUTO_sid6.jpg (480×360)

Charge N°38387!

AUTO_sid5.jpg (480×360)

Ria...Se Puder N°4487 - LINDO MOMENTO!

11052489_953874164644680_3656461342136264095_n.png (500×500)

Charge N°38386!

duke5.jpg (480×300)

Charge N°38385!

duke4.jpg (480×300)

Charge N°38384!

duke3.jpg (480×300)

Charge N°38383!

duke2.jpg (480×300)

Charge N°38382!

duke.jpg (480×300)

Tiras N°6609 : Bichinhos de Jardim - Clara Gomes!

17130_885572904815404_3921308227398666545_n.jpg (720×212)
17125_885573628148665_7657014225303231571_n.jpg (720×212)
10403128_885575294815165_3980217933970759689_n.jpg (720×212)

Charge N°38381!

AUTO_jb5.jpg (332×360)

Charge N°38380!

AUTO_jb4.jpg (332×360)

Charge N°38379!

AUTO_jb3.jpg (332×360)

Charge N°38378!

AUTO_jb2.jpg (332×360)

Charge N°38377!

AUTO_jb.jpg (333×360)

Animação do DIA : Cotidiano - Fazendo as contas!

Charge N°38376!

AUTO_jader2.jpg (480×360)

Charge N°38375!

AUTO_jader.jpg (480×360)

Charge N°38374!

AUTO_cao2.jpg (480×360)

Charge N°38373!

AUTO_cao.jpg (480×360)

Tiras N°6608 : GRILOS - Benett!

11154799_811236222286397_6124113548341910763_o.jpg (720×260)
11164886_811353655607987_6078445930167617475_o.jpg (720×249)
11119508_811761512233868_4418280679777614732_o.jpg (720×262)

Charge N°38374!

AUTO_amarildo2.jpg (480×342)

Charge N°38373!

AUTO_amarildo.jpg (480×342)

Charge N°38372!

AUTO_alecrim2.jpg (480×360)

Charge N°38371!

AUTO_alecrim.jpg (480×360)