sábado, 20 de julho de 2013

HQs : Os vencedores do 25º Troféu HQ Mix!

Foi divulgada a lista com os vencedores do 25º Troféu HQ Mix, a principal premiação brasileira para o mercado de histórias em quadrinhos, que elegeu os melhores em suas respectivas áreas, baseado no que foi publicado em 2012.
Para comemorar este aniversário de 25 anos do prêmio, haverá diversos eventos a serem anunciados, que acontecerão até a premiação de 2014.
Este ano, o troféu homenageia Los Três Amigos. Criados em 1991 pelo cartunista Angeli, após assistir uma comédia de John Landis, os personagens são baseados nele mesmo e nos colegas de profissão Glauco e Laerte. A escultura foi esculpida pelo artista plástico Olyntho.
As entregas dos prêmios aos vencedores acontecerá no próximo dia 3 de agosto, sábado, a partir das 17 horas, no Sesc Pompéia (Rua Célia, 93 – Tel.: 0XX-11-3871-7700), em São Paulo/SP. A apresentação será de Serginho Groisman.
Veja abaixo os vencedores em todas as 40 categorias, em ordem alfabética.
Adaptação para os quadrinhos: A Tempestade (Nemo);
Desenhista de Humor Gráfico: Angeli;
Desenhista estrangeiro: Craig Thompson (de Habibi);
Desenhista nacional: Danilo Beyruth (de Astronauta – Magnetar);
Destaque internacional: André Diniz (pela publicação de Morro da Favela na Europa);
Destaque latino-americano: Dosis Diarias # 2, de Alberto Montt (Chile);
Destaque língua portuguesa: Pontas Soltas – Cidades, de Ricardo Cabral (Portugal);
Edição especial estrangeira: Pinóquio, de Winshluss (Globo);
Edição nacional: Astronauta - Magnetar, de Danilo Beyruth (Panini);
Editora do Ano: Nemo;
Evento: Gibicon nº 1;
Exposição: Ocupação Angeli;
Grande contribuição: História da Caricatura Brasileira, de Luciano Magno (Gala Edições de Arte);
Grande mestre: Rubens Lucchetti;
Homenagem especial: Ao mestre com carinho: Rodolfo Zalla (produzido por  Marcio Baraldi);
Homenagem especial: Danilo Santos de Miranda (diretor regional do Sesc-SP);
Homenagem especial: Zeróis (livro de Ziraldo lançado pela Globo);
Livro teórico: E Benício criou a mulher, de Gonçalo Júnior (Opera Graphica);
Novo talento – desenhista: Pedro Franz (de Suburbia);
Novo talento – roteirista: Raphael Fernandes (de Ditadura no ar);
Produção para outras linguagens: Malditos Cartunistas, de Daniel Garcia e Daniel Paiva;
Projeto editorial: Graphic MSP (Mauricio de Sousa Produções);
Publicação de aventura/terror/ficção: The Walking Dead (HQM);
Publicação de clássico: Diomedes – A Trilogia do Acidente, de Lourenço Mutarelli (Quadrinhos na Cia.);
Publicação de humor gráfico: Se a vida fosse como a internet, de Pablo Carranza (Beleléu);
Publicação de tira: Valente para todas, de Vitor Cafaggi (independente);
Publicação independente de humor: Quadrinhos A2 – Segunda temporada, de Paulo Crumbim e Cristina Eiko;
Publicação independente de grupo: Petisco Apresenta – Volume 1, de diversos autores;
Publicação independente edição única: Km Blues, de Daniel Esteves (roteiro), Wanderson de Souza (arte) e Wagner de Souza (cores);
Publicação infanto-juvenil: Turma da Mônica Jovem – O casamento da Mônica (Panini);
Roteirista estrangeiro: Robert Kirkman (de The Walking Dead);
Roteirista nacional: Gustavo Duarte (de Monstros!);
Salão e festival: Salão Internacional de Humor Gráfico de Pernambuco;
Tese de doutorado: Marília Santana Borges;
Tese de mestrado: Thiago Vasconcellos Modenesi;
Tira nacional: Níquel Náusea, de Fernando Gonsales;
Trabalho de conclusão de curso (TCC): Jean Monteiro;
Web Quadrinhos: Feira da fruta, de diversos autores;
Web Tiras: Vida Besta, de Galvão.
Créditos;) http://www.universohq.com/noticias/vencedores-do-25o-trofeu-hq-mix/

Charge N°29130!

Charge N°29129!

Tiras N°4799 : GARFIELD - Jim Davis!

 Golfe de Elfos
 Golfe em miniatura
 Guerra de bolas de neve

Charge N°29128!

Charge N°29127!

Ria...Se Puder N°3917!

Charge N°29126!

Charge N°29125!

Tiras N°4798 : NíQUEL NáUSEA - Fernando Gonsales!

Charge N°29124!

Charge N°29123!

Arquivos Turma da Monica N°28 - Turma da Mônica Coleção Coca-Cola!

"Turma da Mônica Coleção Coca-cola" foi uma parceria entre a MSP com a Coca-Cola e a Editora Globo lançada em 1990. Nessa postagem conto todos os detalhes dessa coleção que foi uma febre e marcou época.

Consistiu de uma coleção de cinco gibis promocionais, com cada um dos 5 personagens principais (Mônica, Cebolinha, Chico Bento, Cascão e Magali, nessa ordem) e uma caixinha personalizada e exclusiva para guardar a coleção. Para ganhar, você juntava 15 tampinhas ou selos de copos da Coca-cola ou de outros refrigerantes participantes da promoção e trocava por um gibi ou pela caixa. Servia qualquer refrigerante do grupo Coca-cola, como os refrigerantes Fanta, Sprite, Guaraná Taí e Diet Coke. E a promoção durou 45 dias, ou seja, as trocas das tampinhas tinham que ser nesse prazo.
Cada revista era com formatinho tipo canoa e tinha 36 páginas semelhantes aos gibis quinzenais da época e cada capa seguia o mesmo estilo, estampando o rosto do personagem dentro de uma tampinha e fundo vermelho. Na contracapa aparecia a imagem do personagem em um desenho bonito e antigo com uma frase ao estilo de cada um. Por dentro, a página 2 anunciava o próximo gibi que tinha que juntar as tampinhas. Na página 33 tinha passatempos relacionados à Coca-cola. Não tinha uma página inteira de propaganda, mas tinha propagandas dentro das histórias, sendo que um quadrinho ocupava um selo dos refrigerantes participantes da promoção.
Propaganda ocupando um quadrinho na história
Em relação às histórias, as de aberturas de cada um eram todas inéditas e as de miolo eram republicações da Editora Abril variando do final dos anos 70 até 1985, que era o máximo permitido até então. Na verdade, republicavam histórias semelhantes que estavam sendo republicadas nos almanaques da época. Tinham histórias tanto desses personagens principais,quanto de secundários, como Penadinho, Bidu, Piteco, etc.

As histórias de abertura de cada um eram essas:

Mônica - "Bronzeado moderno" - Cebolinha e Xaveco estão na praia, encontram a Mônica sem querer e resolvem aprontar com ela lá.

Cebolinha - "De dentista e de louco..." - Cebolinha vai ao dentista e descobre que o dentista era o Louco, que arruma várias loucuras.

Chico Bento - "Ele vem vindo" - Chico Bento vive falando a palavra diacho. O Hiro fala que a cada vez que ele fala essa palavra um diabinho que existe para cada menino dá um passo à frente e fica cada vez mais perto pra pegá-lo. O Chico acredita e fica desesperado.

Cascão - "O pequeno Capitão Feio" - Capitão Feio acha que está ficando velho e resolve tornar o Cascão o novo Capitão Feio.

Magali - "Mingau com chuva" - Em uma noite de temporal, a Magali fica sozinha em casa com o Mingau e, enquanto estão assistindo ao filme de terror "O Abilolado", ela fica com fome e resolve preparar um mingau, e o gato pensa que ela quer comê-lo.

Como pode ver todas essas eram inéditas. É até interessante que essas histórias eram para serem publicadas nos gibis convencionais e optaram por colocarem apenas nessa coleção. Tipo assim, de acordo com os códigos que mostram a fonte do gibi original,"Bronzeado moderno" era pra ser publicada em Mônica nº 45 e "Mingau com chuva"deveria estar em Magali nº 36, por exemplo. E dentre essas histórias inéditas, nenhuma foi republicada até hoje; só a história "Bronzeado moderno" da Mônica foi republicada. Primeiro no Almanaque da Mônica nº 12 já da Panini em 2008  (com direito à troca da palavra "azar" para "zica") e depois nas revistas "Mônica's Gang/Mônica Y su padilha" nº 24 (Ed. Panini, 2011) com texto em inglês e espanhol, respectivamente. Será que colocaram algum sinônimo da palavra "azar" em inglês e em espanhol? 

Em alguns gibis tinham histórias inéditas também no miolo, como, por exemplo, no gibi do Cascão, a história "Dia de chuva, dia de solidão" (em que o Cascão fica sozinho em casa e dia de chuva e começa a ficar entediado por não ter nada pra fazer) que era para ser publicada em Cascão nº 101 e a da Magali sonâmbula que era para ser publicada em Magali nº 36 .
HQ "Bronzeado moderno": a original de 1990 e a republicação alterada do Almanaque da Mônica nº 12 (Panini, 2008)
De curiosidade, na época na semana de lançamento, em outubro/90, essas revistas eram vendidas nas bancas a preço das revistas quinzenais da época, sendo que cada dia era vendida uma. Na 2ª feira chegou o da Mônica; na 3ª feira, o do Cebolinha; na 4ª feira, o do Chico Bento; na 5ª feira, o do Cascão; na 6ª feira o da Magali; e no sábado, a caixinha.
Contracapas dos gibis
 Só que no dia seguinte já não encontrava o gibi do dia anterior porque esgotava muito rápido; só tinha uma banca aonde eu morava e formava fila na banca. Todo mundo comprava. Aí todo dia passava na banca pra comprar um exemplar e consegui todos, inclusive a caixinha, só não consegui comprar na banca o do Chico Bento porque quando fui comprar já tinha esgotado e aí tive que juntar as tampinhas só para o gibi dele. Hoje, eu só não tenho a caixinha porque estragou. Era sem muita qualidade, o suporte que era legal porque imitava os dentões da Mônica.
Propaganda de "Cascão nº 98" (Ed. Globo, 1990) com  imagem da caixinha
Não é muito difícil encontrar em sebos por aí, volta e meia aparece alguma, algumas em melhores estado,outras não. E tem no Mercado Livre, sendo que aí os preços já são mais caros. Hoje seria inviável uma coleção dessa, já que o politicamente correto não aceitaria o consumo pelas crianças de tantos refrigerantes, já que vai engordar, vai dar úlcera, não vai fazer bem para saúde, etc. Já pensou comprar 90 garrafas de refrigerantes pra ter a coleção toda? Nunca aceitariam isso. 

Com certeza "Turma da Mônica Coleção Coca-cola" foi uma ótima coleção que fez muito sucesso e é sempre bom lembrar.
painelarquivosTM2.png (617×185)

Charge N°29122!

Charge N°29121!

Tiras N°4797 : Rua Paraíso - Amorim!

Charge N°29120!

Charge N°29119!

Animação do DIA : Tobby entrevista - Edward Snowden!

Charge N°29118!

Charge N°29117!

Tiras N°4796 : Menino Maluquinho - Ziraldo!