domingo, 20 de fevereiro de 2022

Arquivos Turma da Mônica N°1.019 - Anjinho: HQ "Fazendo as pazes"

Compartilho uma história em que o Anjinho ajudou um menino a reconquistar a sua namorada. Com 5 páginas, foi publicada em 'Chico Bento Nº 8' (Ed. Abril, 1982).
Capa de 'Chico Bento Nº 8' (Ed. Abril, 1982)
Nela, Anjinho vê o menino Afonsinho dando uma flor para Marta a fim de conquistá-la e acha um gesto bonito, mas a flor está cheia de espinhos, aí ela taca a flor no Afonsinho com raiva e vai embora. Afonsinho tenta se desculpar, mas ela nem dá ouvidos.

Anjinho fala para Afonsinho não ficar assim. Ele diz que é porque não levou fora que ele levou. Anjinho diz que nunca daria uma flor com espinhos, Afonsinho diz que todas tinham e Anjinho fala que poderia ter tirado antes de dar e que vai ajudá-lo a reconquistar a Marta.

Anjinho coloca uma peruca se passando por um garoto a fim da Marta. Afonsinho aparece falando para não se meter com a garota, Marta fecha os olhos, eles simulam briga, com Afonsinho saindo vencedor. Marta dá um soco na cabeça do Afonsinho, falando que foi bruto e mexer com ela não tira pedaço.

Com o plano fracassado, em seguida, Anjinho finge ser um bandido querendo assaltar a Marta. Surge Afonsinho falando que ninguém vai assaltá-la na frente dele. Marta fala que não vai mesmo, além de não ter arma, ela não tem dinheiro. Afonsinho fala que pode ser perigoso e ela diz que luta caratê e dá um golpe marcial no Afonsinho.

Depois, Anjinho pensa em outra ideia, mas Afonsinho o corta, grita que não quer mais saber dos planos dele, não vai mais correr atrás da Martinha, se quiser, ela que venha até ele. Marta ouve e chega sem graça, perguntando se ele está zangado e que o desculpa. Afonsinho diz que não está se desculpando e ela diz que está. Afonsinho a desculpa para não se acostumar e ela fica gamada no jeito autoritário dele. Anjinho fala que no final não precisou de plano nenhum e Afonsinho fala que foi o que ele acabou de fazer.

História legal com o Anjinho fazendo planos infalíveis para ajudar o Afonsinho a reconquistar a namorada Marta, os planos não deram certo, como sempre nessas histórias de planos infalíveis, mas o do Afonsinho no final de bancar o machão, o difícil, funcionou, deixando a Marta gamada com aquele jeito dele.

Foi divertido ver a flor cheio de espinhos, o Anjinho se passar por um namorador e bandido, o golpe de caratê da Martinha no Afonsinho e o Afonsinho se fazendo de difícil no final. Dava até para o Anjinho fazer outros planos, só que para não deixar uma história longa e ir direto ao ponto, ainda mais por sair em um gibi quinzenal, preferiram assim e deu conta do recado do mesmo jeito e sem enrolação. Como de praxe, Afonsinho e Martinha apareceram só nessa história, normal de personagens secundários.

Interessante como histórias antigas tinham bastante violência, personagens dando soco, brigando, assim como sempre davam um jeito de ter bandidos nas histórias, dessa vez o Anjinho fingindo ser um. Hoje sem chance história assim, principalmente Anjinho como bandido, mesmo que para uma boa causa de ajudar no namoro. Inclusive, namoro entre crianças proibidos hoje em dia também. 

Antigamente, o Anjinho ajudava qualquer pessoa, seja crianças, adultos, animais e costumava também contracenar com diabos ou diabinhos. Isso mudou depois e atualmente ele só ajuda as crianças da Turma da Mônica e os adultos não o veem, só as crianças da turminha. Gostava mais quando ele ajudava qualquer um, as histórias tinham mais conteúdo e diversidade.

Os traços muito bons, característicos da primeira metade dos anos 1980. Nos primórdios, o Anjinho aparecia sem auréola, raramente só em algumas histórias quando o tema precisava de auréola e depois que passaram a inserir de forma fixa. A história saiu em um gibi do Chico Bento porque nos primeiros números dele da Editora Abril tinham histórias da Turma do Limoeiro para preencher os gibis por falta de histórias do Chico produzidas e também para mostrar que Chico era personagem da MSP por ser mais diferente e não ser tão conhecido ainda. Foi republicada depois em 'Almanaque do Chico Bento Nº 6' (Ed. Globo, 1989). Termino mostrando a capa desse almanaque.

Capa de 'Almanaque do Chico Bento N° 6' (Ed. Globo, 1989) 

Créditos ;) Marcos Alves: https://arquivosturmadamonica.blogspot.com/2022/02/anjinho-hq-fazendo-as-pazes.html

Tiras N°16.533 : Turma da Mônica - Mauricio de Sousa!

Hoje é o aniversário do cientista da turminha! Parabéns, Franjinha! Vamos deixar a imaginação fluir: bora contar um experimento que você faria com ele?
Hoje é dia de comemoração no Limoeiro! O aniversariante é o gênio da Turma: FRANJINHA! Criador das maiores inventividades, inteligente, muito curioso e apaixonado por viagem no tempo. Um viva pro Franjinha!
Não importa a versão, Franjinha é sempre o gênio do Limoeiro. Autor da maiores invenções, mesmo que nem sempre dê certo, e pioneiro em todas as coisas. Parabéns Franjinha! Você faz TU-DO!
A notícia é tão boa que tem sabor de lasanha. Capa do crossover “Turma da Mônica & Garfield - O Lápis Mágico – Parte 2”. Uma minissérie com três partes. Em breve nas bancas.
Qual é o jeito certo de comer coxinha? Não há consenso, mas a Magali vai direto na melhor parte.
Dia da turminha que pratica esporte! A Magali, Milena e o Humberto gostam de se aventurar na Escalada do Piteco com muita segurança! E você?

Tiras N°16.532 : HAGAR - Dik e Chris Browne!

Charges/Cartuns! ★ N°174.601 a N°174.700