terça-feira, 23 de março de 2021

Arquivos Turma da Mônica N°929 - HQ "Cebolinha no barbeiro"

Em março de 1991, há exatos 30 anos foi publicada a história "Cebolinha no barbeiro" em que ele passa sufoco para que seu cabelo não seja cortado bem curtinho pelo barbeiro Vagner. Com 6 páginas, foi história de miolo de 'Cebolinha Nº 51' (Ed. Globo, 1991).

Capa de 'Cebolinha Nº 51' (Ed. Globo, 1991)


Começa com o menino Altino e sua mãe na barbearia do Vagner, com a mãe falando ao barbeiro que vai deixar o filho lá enquanto vai fazer compras e pede para deixar o cabelo dele bem curtinho. O Altino era como um sósia do Cebolinha, só que cabeludo, e coincidentemente estava vestindo a mesma roupa do Cebolinha. Altino aproveita que Vagner estava de costas distraído cortando cabelo de outro menino e resolve fugir. 

Em seguida, aparece o Cebolinha e quando termina o corte do menino, Vagner chama o Cebolinha para cortar, pensando que estava falando com o Altino. Cebolinha pergunta para o Vagner se não vai perguntar como ele quer o corte e emenda que só quer uma aparadinha no fio central. Vagner fala que ele tem que deixar o cabelo bem curtinho. Cebolinha estranha ser bem curtinho, fala que o cabelo é dele e é ele que resolve como quer cortar. Vagner fica com raiva e grita que a mãe dele quer curtinho e vai deixar curtinho. 

Cebolinha acha que o barbeiro é louco e resolve fugir. Vagner impede, alegando que Cebolinha não sai enquanto não cortar o cabelo dele. Cebolinha começa a gritar Socorro e Vagner fica preocupado em atrair a atenção de todo mundo. Cascão aparece e encontra o Cebolinha no lustre. Cebolinha comenta que o barbeiro é louco e quer deixá-lo careca e Vagner fala que foi a mãe quem pediu.  Cebolinha diz que veio sozinho, mas Cascão não acredita e parte para a briga com o Cebolinha, falando que ele tem que obedecer a mãe.

Vagner corta o cabelo enquanto Cebolinha pede socorro e quando vai ver o resultado, ele gostou, cortou só as pontas de cada fio, e achou bem moderno e na moda. Chega a mãe do Altino e pensa que o Cebolinha era o filho dela e acha que ficou uma gracinha com 5 fios e supercriativo. Altino volta e a mãe descobre que ele fugiu. No final, a mãe pede ao Vagner para  cortar deixando só 5 fiozinhos, deixando o Altino apreensivo.

História bem divertida com Cebolinha com medo de cortar cabelo a ponto de deixá-lo completamente careca. Foi confundido com outro menino pelo barbeiro Vagner, mas teve sorte de ter deixado só cabelo curto e bem moderno. O Altino que mereceu o final de ficar com cabelo igual ao do Cebolinha por ter fugido da barbearia e ter acontecido toda a confusão. 

Eram boas histórias do Cebolinha com problemas com o cabelo. O Cebolinha tem maior ciúme do seu cabelo, como só tem 5 fios, é um desespero perder um fio que seja, quanto mais o cabelo todo, por isso o desespero. Foi legal vê-lo discutindo com o Vagner e até se pendurar no lustre para não ter cabelo cortado. E Cascão em vez de ajudar o amigo ainda ficou no lado do barbeiro e de ter obediência à mãe. Engraçado também o absurdo do Vagner ficar cortando um tempão o cabelo do Cebolinha para no final ter sido só as pontas. Cebolinha ficou sendo torturado muito tempo, dava realmente impressão que estava o deixando careca e o Vagner devia ter cortado milimetricamente cada ponta para ficar muito tempo cortando. Foi legal isso.

Foi a estreia do barbeiro Vagner nas revistas, com ideia de ser o barbeiro oficial dos personagens. Tiveram outras histórias com ele depois cortando cabelo da Turma da Mônica e da Tina e também apareceu em capas de revistas. Talvez foi inspirado em barbeiro de algum roteirista, quem sabe. Na época também era normal ter histórias com sósias dos personagens, que sempre eram divertidas. As vezes o sósia era bem parecido como nessa história e outras vezes até idênticos, que normalmente costumavam mudar de lugar um com o outro para enganar os amigos. Tiveram várias marcantes assim.

Os traços ficaram excelentes, dava gosto de ver desenhos assim, nunca deviam ter mudado. Cebolinha pensava errado na época, como mostra quando pensou "Esse cala é louco!", hoje ele pensa certo e ainda alteram em almanaques quando ele pensava errado, trocando "R" pelo "L". Hoje em dia também não evitam histórias com Cebolinha com problemas no cabelo e sofrendo bullying com isso. Histórias com a dislalia dele também não tem mais, tirando a essência do personagem. Muito bom relembrar essa história há exatos 30 anos.

Créditos ;)  Marcos Alves: https://arquivosturmadamonica.blogspot.com/2021/03/hq-cebolinha-no-barbeiro.html

Tiras N°15248 : Turma da Mônica - Mauricio de Sousa!

As primeiras recordações da Magali com a carinha de #TurmadaMônicaBaby provam que o bom gosto está presente desde a primeira infância.
Palpites sobre a continuação do álbum da nossa pequena comilona?

Tiras N°15247 : Especial MIX nº599 - Blog do XANDRO!





Tiras N°15246 : Calvin e Haroldo - Bill Watterson!





Tiras N°15245 : Bichinhos de Jardim - Clara Gomes!

Tiras N°15244 : Toda MAFALDA - Quino!





Tiras N°15243 : HAGAR - Dik e Chris Browne!


Tiras N°15242 : GARFIELD - Jim Davis!