terça-feira, 9 de setembro de 2014

Arquivos Turma da Mônica N°205 - Os 20 anos de Nimbus e Do Contra!

_Nimbus-Do_Contra.jpg (642×450)
Há 20 anos foram criados os personagens Nimbus e Do Contra. Em homenagem à data, nessa postagem falo sobre eles e suas histórias de estreia.

O Mauricio de Sousa sempre gostou de criar personagens baseados em seus filhos. Até então, ele havia criado a Mônica, a Magali, Maria Cebolinha, as gêmeas Vanda e Valéria. Com isso, Nimbus e Do Contra também surgiram assim, sendo inspirados nos seus filhos Mauro e Mauricinho, respectivamente.

Quando eram crianças, o Mauro (Nimbus) ficava de olho no tempo, em tudo sobre meteorologia, se a nuvem ia formar tempestade. Ele tinha, inclusive, mania de assistir a um canal de televisão que transmite previsão do tempo o dia inteiro. Já o Mauricinho (Do Contra) sempre queria fazer tudo ao contrário do resto das pessoas, discordar do que os outros falavam. Isso tudo foi a deixa para o Mauricio ter a inspiração para os novos personagens, e surgiam, então, em agosto de 1994, Nimbus e Do Contra.

Nos quadrinhos, eles eram irmãos, filhos da Dona Keiko e do meteorologista Nimbão. A mãe deles era de descendência japonesa, e, portanto, os personagens eram mestiços, com o Nimbus puxando mais a mãe e o Do Contra, o pai. A família deles se mudaram para o bairro do Limoeiro e a partir daí passam a conhecer e se tornam amigos da Turma da Mônica. Eles participam de histórias com a turma e têm suas histórias solo.
_Pais_Nimbus_Do_Contra.jpg (380×500)
Dona Keiko e Seu Nimbão: os pais do Nimbus e Do Contra
No início, Nimbus era um personagem que morria de medo de trovões, relâmpagos (mas não tinha medo de água) e, com isso, sempre ficava de olho no boletim da meteorologia para saber se ia chover ou não e sempre perguntava para o seu pai como ia estar o tempo. Por causa disso, se tornou um grande amigo do Cascão, que como tem medo de água, sempre queria saber se tinha alguma previsão de chuva. Por causa disso, o seu nome foi inspirado em um tipo de nuvem.

Infelizmente, com o tempo o Mauricio resolveu mudar suas características e ele deixou de ser o menino com medo de trovão, visto que o seu filho verdadeiro não tinha mais esse medo. Então, o personagem Nimbus passou a ser o queridinho das meninas do bairro, que achavam muito bonito e charmoso. Não demorou muito, e por volta de 1999 mudaram de novo suas características, se tornando o mágico oficial da turma. Qualquer história envolvendo mágicos, a partir de então, era ele que fazia as mágicas. Com essas mudanças todas, o personagem ficou descaracterizado e ficou sem graça. É tão descaracterizado que o nome "Nimbus" não faz sentido.

O Do Contra discorda de todos e faz tudo ao contrário do que é convencional, irritando seus amigos. Faz atitudes que ninguém faria só para ter o prazer de contrariar. Com isso, costumava se dar bem com a Mônica porque não participava dos planos infalíveis e ainda chamava de linda. Fica, muitas vezes a dúvida, se ele age assim porque quer mesmo ser diferente ou se é só para perturbar os outros.

Até que o personagem não mudou muito ao longo dos anos, só com menos absurdos e atitudes contra o politicamente correto, como desobedecer os pais, por exemplo. Outra coisa que, recentemente, em Cebolinha # 76, de 2013, colocaram participando de plano infalível, coisa que ele não fazia antes.

Em julho de 1994, um mês antes de estrearem nos gibis, mostravam uma propaganda anunciando a chegada dos personagens nas revistas do mês seguinte, que mostro abaixo:
_PMN_19.jpg (556×800)
Propaganda tirada de 'Parque da Mônica # 19' (1994)
Em agosto de 1994, finalmente eles estreiam, nas histórias de abertura de 'Mônica # 92' e 'Parque da Mônica # 20'. As duas revistas chegaram no mesmo dia na época, já que as revistas da Mônica chegavam mais no final de cada mês, e as duas histórias têm temática de apresentação dos personagens. Abaixo, as capas dessas revistas que marcaram a estreia dos personagens:
Capas de 'Mônica # 92' e 'Parque da Mônica # 20' (1994)
Aliás, eu gostei da capa do 'Parque da Mônica # 20'. Ficou ótimo o Do Contra com chapeú do Mickey, fazendo referência â rivalidade dos gibis da Disney com aos da MSP. No gibi 'Mônica # 92', teve um frontispício com o Mauricio apresentando os novos personagens com foto dos filhos:
_MN_92_frontispicio.jpg (495×730)
Frontispício de 'Mônica # 92'
Em 'Mônica # 92', a estreia deles foi com a história "Dois novos amigos", com 17 páginas. Nela, Magali comenta com a Mônica que dois garotos se mudaram para o bairro e elas resolvem ir na casa deles para dar boas vindas. Só que o Cebolinha e os meninos ouvem a novidade e tratam de chegarem antes lá para que os novos vizinhos se tornem aliados deles contra a Mônica.
_MN_92_(1).jpg (490×730)
Trecho da HQ "Dois novos amigos"
Chegando lá, o Nimbus atende, mas cheio de medo com a chuva que está se aproximando. Com a notícia que pode chover a qualquer momento, o Cascão foge em disparada. Os meninos entram na casa dele e falam sobre a Mônica tirana que bate nos meninos espalhando o medo e que eles tinham que pegar o Sansão dela. Do Contra se recusa a participar do plano, mas é obrigado quando todos ameaçam bater nele.

Chegam a Mônca e a Magali e os meninos ficam escondidos atrás do sofá. Nimbus atende, dando mancada que sabia o nome dela, mas disfarça que já ouviu falar dela. Elas entram e ele pede pra ver o coelhinho. Quando é para devolver, ele joga para os meninos e a Mônica não entende nada. Eles jogam vôlei com o Sansão e ameaçam cortar as orelhas. Mônica fica arrasada e eles começam a xingá-la, mas o Do Contra a chama de lindinha, fofinha e charmosa, desarmando todo mundo.

Eles voltam a jogar vôlei com o Sansão e quando é a vez do Do Contra arremessar, ele deixa cair no chão, dizendo que não gosta de vôlei e prefere basquete. Foi a deixa para a Mônica pegar o Sansão e dar coelhada em todo mundo. Com a chuva já acabada, Cascão está lá fora e vê os meninos saindo um a um com olho roxo, inclusive o Nimbus. Menos o Do Contra que ganha um beijo da Mônica. Do Contra fala que é bom ser do contra e aí os meninos resolvem segui-lo, e ele não gosta, reclamando que quando todos resolvem seguir o do contra, ele vira a favor, terminando assim.
_MN_92_(2).jpg (472×730)
Trecho da HQ "Dois novos amigos"
Em 'Parque da Mônica #20', a história de estreia foi "Novos amigos... novas confusões!", com 15 páginas. Nela, a turma chama o Nimbus e Do Contra para visitarem o Parque da Mônica. Enquanto o Nimbus vê a previsão do tempo com o Cascão antes de sair, o Do Contra surge assustando todo mundo e diz que não quer ir ao Parque, mesmo enumerando os brinquedos. É convencido a ir quando a Mônica fala que ninguém queria que ele fosse.
_PMN_20_(1).jpg (491×730)
Trecho da HQ "Novos amigos... novas confusões!"
Chegando lá, eles vão aos brinquedos e o Do Contra faz tudo ao contrário, para variar. Na "Casa da Mônica", ele entra pela porta da saída, não põe os óculos 3D no "Cinema 3D" e fala ao Louco que a "Casa do Louco" é tudo comum e que ele não é louco. O Nimbus some da turma e é encontrado junto aos balões, pensando que eram de meteorologia.

O Cascão se revolta por não achar ninguém normal, nem os novos e nem os seus velhos amigos. Ao falarem que ele não é normal também por ter medo de chuva, ele se toca e pede desculpas a todos. Ele ainda diz que ainda bem que não falou da Mônica, um elefante vermelho do coelho azul e dá gargalhada com o Cebolinha. ela fica furiosa e corre atrás deles pelo Parque e a Magali diz ao Nimbus e ao Do Contra que são bem vindos à turma, terminando assim.
_PMN_20_(2).jpg (506×730)
Trecho da HQ "Novos amigos... novas confusões!"
Além dessa história, na seção "Notícias do Parque" dessa revista também foi especial, com uma entrevista com o Mauricio de Sousa, com 4  páginas, falando sobre os personagens, de como ele se inspirou para criá-los, além de mostrar fotos dos filhos verdadeiros, Mauro e Mauricinho, e uma minientrevista com o Mauro.
Duas páginas da seção "Notícias do Parque" de 'Parque da Mônica # 20'
Depois dessas histórias, eles passaram a ter histórias solo nos gibis, além de participar nas da turma. Nos primeiros anos, o Nimbus, com a característica de medo de raios e trovões, teve histórias memoráveis, como: "Amizade... ou interesse?" (Cascão # 206, de 1994), "Aquela nuvem que passa lá em cima sou eu" (Cascão # 212, de 1995),"Nimbus, voz de trovão" (Cascão # 225, de 1995), "Fechou o tempo!" (Cascão # 239, de 1996), "A fúria 'do menino'" (Cascão # 288, de 1998), entre outras.

O Do Contra, por sua vez, já teve histórias hilárias, como: "Nem tão diferente assim"(Cebolinha # 95, de 1994), "Mundo ao contrário" (Cebolinha # 99, de 1995), "Do Contra analisado" (Mônica # 100, de 1995), "Do Contra no Parque" (Parque da Mônica # 40, de 1996), "Aniversario do Do Contra" (Cebolinha # 115, de 1996), etc.

Até em histórias da turma em que o Do Contra só participava, ele roubava a cena, com suas ótimas tiradas, como em "A porta" (Mônica # 134, de 1998), com seus homens-nádegas.

Algo curioso que quando a turma chamava o Do Contra, o texto sempre aparece em negrito, para não confundir com  a expressão "do contra". Os traços até que não foram muito mudados durante esses anos, mudam de acordo com o desenhista, já que antigamente era normal cada história ter traços diferentes. Uma mudança mais significativa que acontecia de vez em quando era no nariz deles, que em vez de formar um acento circunflexo, apareciam igual ao do Cebolinha. Abaixo, imagens deles com nariz mudados:
_Nimbus-Do_Contra_(2).jpg (500×361)
Nimbus e Do Contra com narizes redondos
De diferente, é que atualmente, o Do Contra aparece com olhos brancos, que nem os outros personagens, como mostro abaixo:
_MN_234.jpg (350×500)
Capa de 'Mônica #234' (2005), com o Do Contra com olhos brancos
Como podem ver, Nimbus e Do Contra são personagens bacanas e conseguiram espaço na turma. Uma pena que o Nimbus se perdeu ao longo dos anos, ficou muito sem graça se tornando mágico oficial da turma. Achava muito melhor quando ele tinha medo de raios e trovões e, de quebra, ainda dava para aprender alguma coisa, sem tornar tudo tão didático.

Sem dúvida, o Do Contra sempre foi mais engraçado, afinal conseguiu ótimas tiradas de discordar de tudo e de todos e, de certa forma até dá para tirar lição dele, como ser você mesmo, seguir a sua intuição e não fazer alguma coisa só para agradar alguém. Valeu a pena relembrar os personagens com exatos 20 anos de criação.
painelarquivosTM2.png (617×185)
Créditos ;) Marcos Alves http://arquivosturmadamonica.blogspot.com.br/2014/08/os-20-anos-de-nimbus-e-do-contra.html

Um comentário:

Ariane disse...

Adorei essa nostalgia toda. Obrigada.