domingo, 8 de maio de 2016

Arquivos Turma da Mônica N°456 - Cascão: HQ "Porquinho, Lá Fora"!

CC_16.jpg (509×730)
Capa de 'Cascão Nº 16' (Ed. Abril, 1983)
Dias das Mães e então mostro uma história com a mãe do Cascão implicando com o Chovinista dormir na cama junto com ele. Com 7 páginas no total, foi história de encerramento publicada em 'Cascão Nº 16' (Ed. Abril, 1983).

Nela, a mãe do Cascão, Dona Lurdinha, vai no quarto do filho dar um beijo de boa noite e vê que já estava debaixo da coberta dormindo. Quando ela está prestes a puxar a coberta para beijá-lo, Cascão aparece com escova de dente na mão, perguntando se tinha falado com ele. Então, ela descobre que quem estava dormindo na cama era o Chovinista.
_Cascao_HQ_Porquinho_La_Fora+%281%29.jpg (487×730)
Dona Lurdinha leva o Chovinista para o lado de fora, com Cascão reclamando que é comum deixar bichinho de estimação dormir no quarto, e Dona Lurdinha falando que os outros não tem  um porquinho e é ela quem vai lavar a roupa de cama depois. Chovinista tenta entrar de novo, faz barulho na porta e Dona Lurdinha faz cara feia para ele e bate a porta com raiva. Cascão chama o Chovinista do quarto dele falando para entrar escondido pela janela, mas Dona Lurdinha está atrás e tranca a janela e dá um puxão na orelha do filho.
_Cascao_HQ_Porquinho_La_Fora+%282%29.jpg (490×730)
Chovinista fica triste e acaba dormindo ao lado de uma pedra com um pedaço de madeira em cima. Nessa hora, dois bandidos estão no lado de fora do muro da casa do Cascão para assaltar e quando pulam o muro, um deles cai em cima da madeira e, como uma gangorra, faz o Chovinista ficar preso na chaminé da casa. 

Os bandidos tentam entrar na casa e faz barulho na porta e Dona Lurdinha acorda ouvindo o barulho, pensando que era o Chovinista querendo entrar e pega um lençol branco pra disfarçar que é fantasma pra dar susto no porquinho. Cascão e seu pai, Seu Antenor, acordam também e Cascão pede para mãe não fazer nada com o Chovinista. A porta se abre sozinha e Dona Lurdinha reclama com o filho se ensinou o Chovinista a abrir fechadura. Ela dá susto de fantasma, mas quando tira o lençol vê que eram os bandidos assaltando a casa.
_Cascao_HQ_Porquinho_La_Fora+%283%29.jpg (490×730)
Eles apontam arma para a família, prestes a assaltar a casa quando Chovinista faz força para sair do telhado e acaba caindo pela chaminé para dentro de casa, derrubando os bandidos que estavam em frente da chaminé. Eles vão rolando até parar no quarto do Cascão, quebrando a cama dele. No final, a polícia prende os bandidos e Seu Antenor fala que eles podem voltar para a cama. Cascão fala de que jeito, se a cama dele está quebrada e ainda faz cara de triste com o Chovinista, que teria que voltar a dormir no lado de fora. Com pena, a solução foi Dona Lurdinha deixar Cascão e Chovinista dormir na cama dela, com os 4 dormindo juntos.
_Cascao_HQ_Porquinho_La_Fora+%284%29.jpg (484×730)
Essa história muito divertida, mostrando o sufoco do Chovinista para dormir junto com o Cascão na cama dele. E ainda discute se é certo ou não bicho de estimação dormir na cama da gente. Na época, ninguém se importava bicho dormir junto com os donos, a Dona Lurdinha só se importou porque o bicho do Cascão era porco sujo e ela que teria que lavar a roupa de cama depois.
_Cascao_HQ_Porquinho_La_Fora+%285%29.jpg (485×730)
Tem até uma curiosidade interessante do Cascão com escova de dente na mão. Fica a pergunta como o Cascão escova dentes sem mexer com a água. Impublicável hoje em dia não só pelo fato dos bandidos, logicamente, mas também do Chovinista dormir na cama deles,, assim como a Dona Lurdinha puxar a orelha do filho.

Os traços muito bons, bem típicos dos anos 80, que já estavam começando a ficar parecidos com o que estamos acostumados. A diferença mesmo era na curva das bochechas dos personagens levemente diferentes do que seria definitivo a partir de 1985. O que chama atenção é os pais do Cascão com sujeirinhas no rosto que nem o filho, sendo que em alguns quadrinhos, eles esqueceram de colocar. Era assim que eles eram desenhados nos primeiros números do Cascão na Editora Abril. lembrando que eles não tinham apologia à sujeira que nem o filho, só eram desenhados assim.
_Cascao_HQ_Porquinho_La_Fora+%286%29.jpg (488×730)
A mãe do Cascão em particular, era a cara do filho, ainda mais com essas sujeirinhas. Depois, a partir de 'Cascão Nº 24' (Ed. Abril, 1983), ela teve traços repaginados, tirando de vez as sujeirinhas, com corpo curvilíneo normal como uma mulher, olhos com cílios e lábios com batom, mais apropriado para os gibis. Aliás, antes do Cascão ter gibi próprio, era raro os pais dele aparecerem, o Cascão contracenava mesmo com a turminha.
_Cascao_HQ_Porquinho_La_Fora+%287%29.jpg (481×730)
Essa história foi republicada em 'Almanaque do Cascão Nº 7' (Ed. Globo, 1989), de onde foi que tirei as imagens da postagem. Abaixo, a capa desse almanaque:
_ACC_7.jpg (506×730)
Capa de 'Almanaque do Cascão Nº 7' (Ed. Globo, 1989)
arquivo.png (617×209)
Créditos;)  Marcos Alves http://arquivosturmadamonica.blogspot.com.br/2016/05/cascao-hq-porquinho-la-fora.html

Nenhum comentário: