quinta-feira, 4 de junho de 2020

Arquivos Turma da Mônica N°841 - Chico Bento: HQ "Sem frescura"

Em maio de 1990, há exatos 30 anos, foi lançada a história "Sem frescura" em que o Chico Bento termino namoro com a Rosinha e teve que lidar com ma menina interessada nele bem assanhada . Com 3 páginas, foi publicada em 'Chico Bento Nº 86' (Ed. Globo, 1990).

Começa com Rosinha mandando o Chico Bento largar as mãos dela enquanto namoravam com medo do pai estar vindo. Chico se cansa porque sempre é a mesma coisa ela ter medo do pai flagrá-los namorando e termina o namoro porque não gosta de menina cheia de frescura e vai embora.

No caminho, Chico encontra a Maria Rita, uma menina bem atirada que interessava nele, e comenta que ele está bonito e que a Rosinha é uma menina de sorte. Chico fala que terminou com a Rosinha e Maria Rita adora a novidade. Ela disfarça que ficou com pena e fala que agora ele está livre. Chico fala que que quer encontrar uma menina sem frescura, aí Maria Rita aproveita e dá um grande beijo na boca dele.

Eles vão dar uma volta e o Chico pergunta se o pai dela ver. Maria Rita tem ideia de se esconderem atrás da moita para ficarem sossegados. Logo depois, Chico sai envergonhado e corre à procura da Rosinha para fazerem as pazes, pede desculpas a ela e reatam o namoro. No final, Maria Rita vê o casal junto de novo e fala que os meninos são cheio de frescura.

Uma história simples, típica de miolo e muito engraçada. Chico queria que a Rosinha fosse mais atirada, ter mais liberdade de namoro sem se preocupar o tempo todo o pai dela ver, mas ao ficar com a Maria Rita assanhada bem mais além da conta, mudou de ideia, se arrependeu e passou a dar valor ao jeito da Rosinha.

No interior antigo tinha a ideia dos filhos namorarem escondidos, os pais não aceitavam os filhos namorarem novos, mitas vezes só na presença deles e sem muitos abraços e muito menos beijos. Aí as histórias do Chico com Rosinha tinham muito isso do medo dela do pai flagrar namorando. Tinham outras vezes também histórias do Chico tímido e com vergonha se aproximar e beijar a Rosinha, deixando ela irritada pela falta de iniciativa dele, outras vezes era a Rosinha envergonhada, de acordo com o roteiro, mas prevalecia era o Chico envergonhado.

Fica o grande mistério de que Chico e Maria Rita foram fazer fazer atrás da moita e que deixou o Chico tão envergonhado. Não seria só beijo para ele ficar assustado. A cena fica na imaginação de cada um. O beijão que ela deu no Chico foi engraçado também. A Maria Rita não apareceu mais nos gibis, apenas nessa história.  Impublicável hoje em dia por mostrar crianças namorando assim e pela ousadia da Maria Rita.

Os traços muito bem caprichados, De curiosidade, essa revista foi a verdadeira "Nº 200" do Chico, juntando as 114 da Editora Abril e as 86 da Editora Globo, até então. Capa muito criativa e sem frescura com a mãe colocando o Chico para secar no varal junto com as roupas, impublicável por essa comparação e também por aparecer pelado. Se hoje em dia implicam até com o Papa-Capim aparecer sem camisa e só de tanga nos gibis, colocando agora ele de roupa, imagine mostrar Chico pelado. Vale relembrar essa bem há exatos 30 anos.

Nenhum comentário: