A revista do "4F" era conhecida e ostentava nas capas (nos EUA) o título de "O Melhor Gibi do Mundo" (The World's Greatest Comic Magazine)... Bem, sobre ser o "melhor" sempre vai haver controvérsias conforme o gosto pessoal de cada leitor pra gibis. Mas é incontestável o fato de que este OMNIBUS do "4F" é o MAIOR e mais CARO gibi já lançado no Brasil, rs!
Nesta matéria, dedicada SÓ pra esta edição especialíssima... Veremos o conteúdo e algumas capas originais que compõem este MEGA-TIJOLO com mais de 1.000 (MIL) pág trazendo o início da fase BYRNE no "4F" (anos 80)!
Confira abaixo:
Desde a época de Stan Lee & Jack Kirby (de 1961 até 1970), pioneiros da mitologia do Universo Marvel, nunca um criador capturou tão perfeitamente o clima intenso, estilo cósmico e senso clássico de aventura da Família Fundamental da Marvel como John BYRNE. Recém-saído de uma fase arrasadora e aclamada como desenhista dos "Fabulosos X-Men", ele provou que seu talento como roteirista igualava-se ao de ilustrador acumulando ambas as funções no "Quarteto Fantástico". Dos 4 cantos do planeta aos rincões mais longínquos do espaço e às profundezas da Zona Negativa, o Quarteto enfrenta novos e antigos inimigos. Se a fase Lee/Kirby durou 9 ANOS, a do BYRNE durou 7 (nada mal): Tornando-se a 2º fase mais longeva da equipe nos quadrinhos, e pra muitos, A melhor das fases (embora eu, particularmente, ainda prefira a fase Kirby mesmo, que é onde todos os personagens e conceitos principais foram CRIADOS e estabelecidos - O Byrne soube desenvolver e trabalhar perfeitamente os conflitos internos da equipe e personalidade de seus integrantes, mas a verdade é que o Byrne não chegou a criar muitos personagens NOVOS em sua passagem pelo 4F)!
A edição da Panini tem venda exclusiva no site (loja virtual) da editora, e possui capa-dura (obviamente), com sobrecapa, 1096 pág, papel couché, e custando R$ 349,90 (o gibi mais caro já publicado no Brasil - até o presente momento). Este 1º OMNIBUS (serão 2 no TOTAL pra compilar a fase completa do BYRNE) reúne as edições originais: "Marvel Team-Up" 61-62; "Marvel Two-In-One" 50; "Fantastic Four" 209-218, 220-221, 232-260; "Fantastic Four Annual" 17, "Avengers" 233; e "The Thing" 2! Caras, são 46 (!) histórias num único encadernado (essa eu duvido que o sujeito leia numa tacada só, hehe). Acima, estão algumas capas que eu selecionei pro leitor se situar melhor entre a 1º metade da fase Byrne. É um material que saiu aqui em sua maioria pela Editora Abril (tirando apenas os 2 "Team-Up" que haviam saído pela RGE no "Superalmanaque do Aranha 6") no mix da revista mensal do "Aranha" e também em algumas edições de "Grandes Heróis Marvel". A Panini já havia publicado parte deste OMNIBUS nos 4 Vol. de "Maiores Clássicos do 4F" (que acabou incompleto e abandonado pela editora)!
O pau já começa a comer logo na saga que envolve uma batalha de semi-deuses: "Galactus X Esfinge" (antigo inimigo do "NOVA") e que apresenta o robozinho "H.E.R.B.I.E." (famoso pelo desenho animado do "4F" nos anos 80): Essa saga foi retalhada pela Abril no "GHM 12" (capa abaixo). Na Zona Negativa, mais pauleira com "Aniquilador" e "Blastaar". A briga com "Terrax" (arauto de "Galactus") arrasou quarteirões (literalmente). A explosão de "EGO: O Planeta-Vivo". Alguns vilões restolhos pra engrossar o caldo também dão as caras: "El Diablo", "4 Terrível", "Mestre dos Bonecos", "Gladiador", entre outros. E a participação de vários heróis: "Aranha", "Inumanos", "Vingadores". O "Dr. Destino" não podia ficar de fora, naturalmente, e tem seu espaço garantido nos conflitos da equipe. Destaque também pra um bizarro confronto entre: "COISA X COISA" (o velho Ben voltou ao passado e se estranhou com sua versão original, a qual também não gostou da sua versão futurista, rs). Uma fase muito boa e divertida, e que eu recomendo pra quem dispuser desse valor mais elevado (350 conto) pra gastar com uma HQ (eu vou deixar passar essa: Tenho outros gastos mais urgentes e o formato OMNIBUS não me agrada na estrutura/manuseio/preço)!
Até+
PS: E a seguir aqui no "Submundo"... Matéria especial com "MIRACLEMAN" (de Alan Moore); Os primeiros "REVIEWS" de 2021; "Plantão HQ" (com o "precinho" de "Sandman 9", rs); "4F - Coleção Clássica Marvel Vol. 2" (Lee/KIRBY); e "VISÕES de 1991" (mega-postagem do Elcio)!
Créditos:) Leo Radd: http://submundo-hq.blogspot.com/2021/02/4f-omnibus-de-john-byrne-o-maior-gibi.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário