quinta-feira, 11 de agosto de 2022

Arquivos Turma da Mônica N°1.069 - Rubão e Mariazinha: HQ "Rubão, o machão"

Mostro uma história em que o Rubão fazia questão de pagar todas as contas para Marizinha, que passou sufoco com o machismo do namorado. Com 6 páginas, foi publicada em 'Mônica Nº 31' (Ed. Globo, 1989).

Capa de 'Mônica Nº 31' (Ed. Globo, 1989)

Nela, Rubão e Mariazinha estão em um restaurante e na hora de pagar a conta, Mariazinha quer pagar desta vez e Rubão recusa, falando que é o homem que tem que assumir as despesas e Mariazinha diz que o machismo dele a mata. Rubão paga já com a gorjeta do garçom e depois o casal vai ao cinema. Rubão paga as entradas, Mariazinha diz que vai ficar pesado tudo para ele, mas nem dá ouvidos e paga e também as balas que ela queria. 

Eles assistem ao filme e quando saem, Mariazinha quer pegar táxi para voltar para casa. Rubão diz que não podem pegar táxi  porque o dinheiro dele acabou. Mariazinha quer pagar e ele diz que mulher nenhuma paga alguma coisa quando sai com ele e como nem para ônibus sobrou dinheiro, eles voltam para casa a pé. Andam quilômetros, deixando Mariazinha exausta e com pés doendo. Rubão a deixa na casa dela, falando que vão se encontrar de novo amanhã, e vai para a sua e no final, ele pergunta para a mãe se pode emprestar uns trocados para sair com a Mariazinha porque está sem um centavo.

História bem legal com Rubão, que é um machista e conservador nato, não aceitando sua namorada Mariazinha pagar contas, porque para ele é o homem que tem que pagar tudo, aí até mesmo sem dinheiro não deixou Mariazinha pagar táxi, a fazendo sofrer andando quilômetros para voltar pra casa. Só que, ironicamente, a sua namorada não pode pagar, mas a sua mãe, também mulher, pode bancá-lo por não ter dinheiro.

Mostrou crítica e discussão de quem deve pagar a conta no primeiro encontro ou no namoro: o homem ou a mulher. Ver ate que ponto seria cavalheirismo ou não. Seria bom dividir ou então revezar entre eles a cada encontro ou casal entrar em consenso o melhor para eles. Problema foi Rubão ser extremo, a ponto de Mariazinha sofrer só para manter seu orgulho de o homem pagar tudo, mas a fama de machão só na presença da namorada porque quem o bancava era a mãe.

Mariazinha podia dar um pé na bunda nele na hora do táxi e estava resolvido, só que dessa vez foi submissa do início ao fim, aceitando tudo que Rubão mandava, sem brigar nem na volta da casa e nem se separar dele, fazendo jus a sua característica de mulher submissa. Até chegou a ter outra história em que a Mariazinha separa do Rubão por não aceitar que ele pagasse tudo, mas que encontrou um novo namorado que queria que ela pagasse tudo e acabou voltando para o Rubão, mas não contava que ele ia deixá-la pagar tudo, ficando com raiva.

O final desta história ficou aberto em saber se a mãe do Rubão aceitou ou não dar dinheiro para o filho. Eles gostavam de deixar finais abertos para os leitores imaginarem. Provavelmente a mãe aceitou porque pelo visto acontecia isso com frequência por ele sempre pagar as contas para Mariazinha. Curiosamente, nunca apareceu o pai do Rubão, só a mãe em algumas histórias

Os traços ficaram muito bons, principalmente da Mariazinha que ficou com uma arte mais diferente do que o habitual. Nunca foi republicada até hoje como a maioria das histórias deles. Completamente incorreta atualmente por envolver namoro, machismo, mulher submissa e sempre se dando mal, assuntos não apropriados para crianças, sem chance nos dias de hoje com povo com mente mais aberta e contra machismo.

Não é a toa que esse casal da Turma da Tina foi para o limbo de personagens esquecidos e não têm mais histórias inéditas com eles. Basicamente suas histórias eram o Rubão machão com suas ideias conservadoras de mulher ser propriedade dele, de não poder usar minissaia e biquíni, trabalhar fora, etc, e a Mariazinha ser submissa a ele, fazia tudo que ele mandava, as vezes ela tentava se libertar e separava dele, mas depois voltavam, com ela achando que o que ele fazia era para protegê-la. Pelo visto o público achou histórias pesadas mesmo para os anos 1980, com movimentos  feministas crescendo e elas não aceitavam as atitudes do Rubão e ainda Mariazinha aceitar tudo de boa, aí acabaram deixando de lado histórias com eles em definitivo no final de 1989. Mais detalhes desses personagens, pode ver AQUI . 

Créditos ;) Marcos Alves: https://arquivosturmadamonica.blogspot.com/2022/08/rubao-e-mariazinha-hq-rubao-o-machao.html 

Nenhum comentário: