quinta-feira, 18 de agosto de 2022

Arquivos Turma da Mônica N°1.071 - Titi: HQ "Educação sexual"

Em homenagem ao Dia dos Pais, mostro uma história em que o pai do Titi precisou ter conversa de sexo com o filho. Com 5 páginas, foi publicada em 'Mônica Nº 186' (Ed, Abril, 1985).

Capa de 'Mônica Nº 186' (Ed. Abril, 1986)

O pai do Titi, Seu Eurico, lhe dá um carrinho de presente de aniversário, Titi fala que gostou, mas no fundo queria um par de tênis. Seu Eurico percebe que ele não ficou animado com o presente e vai atrás e olha o Titi admirando uma foto da Aninha.

Seu Eurico conta a esposa que o Titi está virando adulto e que ela tem que ter um papo com o filho. A esposa diz que quem tem que conversar é ele, o pai. Seu Eurico não queria, mas a esposa o manda explicar tudo, que não quer que o filho aprenda tudo na rua, da maneira errada.

Então, Seu Eurico vai falar com o filho no quarto, diz que vai ser uma conversa demorada e Titi se acomoda para ouvir. Seu Eurico disfarça, perguntando sobre como foi jogo do Corinthians ontem. Titi responde que foi 2 a 1 e pergunta se é sobre isso que quer falar. 

Seu Eurico fala que é sobre outra coisa, disfarça um pouco e fala que é sobre as abelhinhas. Titi pensa que é para falar sobre importância do mel na alimentação e então o Seu Eurico confessa que é sobre sexo. Titi se acomoda, interessado no assunto. Seu Eurico não sabe por onde começar e resolve falar sobre as florzinhas e Titi dá ideia de começar falando sobre órgãos sexuais e continuam a conversa longa.

A mãe do Titi acha que a conversa deles estava demorando, vê o Seu Eurico voltando para sala e sentando na poltrona exausto. Bem ansiosa, ela quer saber como foi a conversa e Seu Eurico conta que ele descobriu que está por fora  de uma porção de coisas em matéria de sexo e fica chupando dedo  e esposa fazendo carinho, como ele se sentindo uma criança por filho saber mais de sexo do que ele.

Bem legal essa história com o pai do Titi percebendo que o filho estava crescendo e tinha vergonha de falar sobre sexo com o filho, mas, para sua surpresa, o filho já estava dominando o assunto mais que o pai, ficando até deprimido por isso. O pai pensava que sabia tudo, mas o filho ja sabia. Resta saber como Titi aprendeu tudo aquilo, ai fica na imaginação dos leitores. A mãe fez questão do marido conversar porque o homem poderia falar melhor pra um menino. Se eles tivessem uma filha, aí seria a mãe pra conversar.

História foi pensada para os adolescentes que ainda liam gibis, na faixa de 12, 13 anos, que estavam na transição de criança para adolescência, e que podiam ter essas dúvidas e mostrar que os pais podem ajudá-los sem medo e seeviu também alertar pais que não precisa ter vergonha de falar de sexo com os filhos. Hoje em dia completamente impublicável uma história assim de educação sexual em gibis infantis, não pode isso nos gibis por acharem ser um tabu, acham que crianças  não devem aprender sobre sexo com pais  ou na escola, não  deve ser liberal assim, ainda mais que o foco nos gibis são as crianças pequenas até 8 anos de idade. Hoje também não aceitariam a mãe do Titi com avental, apenas como dona-de-casa, iriam alterar com ela sem avental e fazendo trabalhos home office para fora.

O nome do pai do Titi pela primeira vez foi anunciado como Seu Eurico até então. Geralmente os filhos se dirigem aos pais, falando "mãe" e "pai", aí normalmente eles não tinham nomes. Não sei se ele teve outro nome depois, mas acho que não foi falado nome dele em outra história. Já a mãe não teve nome nessa história, depois de alguns anos, já em 2004, ela teve nome de Dona Filomena em outra história. Titi fez aniversário em outubro em 1985, sendo até hoje ele não ter data fixa de aniversário, diferente dos 5 personagens principais que passaram a ter datas de aniversário fixas a partir de 1994.

Curiosidades também do nome do time Corinthians não foi parodiado dessa vez, na época nem sempre nomes famosos eram parodiados. Hoje a paródia oficial do Corinthians é "Coringão". A mãe do Titi cantou a música "Não se reprima", grande sucesso do grupo Menudos na época, bem legal vê-la cantando, mostrando cotidiano. Engraçado também ela falar que marido estava com cara de bobo por ter recebido aumento no emprego. Teve um erro do Seu Eurico falar de boca fechada em um quadrinho da terceira página, erros assim eram mais frequentes nos anos 1970, mas as vezes aconteciam ainda nos anos 1980 e 1990.

Traços ficaram bons típicos das histórias de miolo dos anos 1980. Teve brilho azul nos cabelos do Titi e do seu pai em vez de brilho branco, coisa bem característica nos gibis de 1985. Depois em 1986, os personagens voltaram a  ter brilho branco no cabelo, deixando azul só com a Turma do Papa-Capim. Prefiro brilho branco nos cabelos dos personagens. História foi republicada depois em 'Almanaque da Mônica Nº 58' (Ed. Globo, 1997), no limite de quando aceitavam coisas incorretas assim nos gibis, se demorasse mais tempo, não seria republicada. As imagens da postagem eu  tirei desse Almanaque de 1997. 

FELIZ DIA DOS PAIS!!!!

Capa de 'Almanaque da Mônica Nº 58' (Ed. Globo, 1997)


Créditos ;) Marcos Alves: https://arquivosturmadamonica.blogspot.com/2022/08/titi-hq-educacao-sexual.html 

Nenhum comentário: