quinta-feira, 14 de junho de 2012

HQs Disney em nova polêmica na Alemanha!

Micky Maus ComicsMicky Maus Comics

Uma nova polêmica envolvendo os quadrinhos Disney na Alemanha foi noticiada pelo Spiegel Online e repercutida em outros países pelo site Comic Book Resources.

Desta vez, a republicação de uma HQ escrita por Carl Barks - com desenhos de Kay Wright - forçou a editora Egmont a recolher todas as edições de Micky Maus Comics # 6.

Originalmente, a história Where's the Smoke? (publicada no Brasil com o título Onde há fumaça...), estrelada pelos Escoteiros Mirins e produzida em 1972, traz em um dos quadros o prefeito de Patópolis condecorando guardas florestais que debelaram um princípio de incêndio na floresta. Ele se refere ao fogaréu usando o nome Holocausto - do qual Barks, provavelmente, lançou mão para expressar de forma exagerada a potência do fogo.

Na tradução alemã, a palavra foi mantida. E isso bastou para gerar celeuma na imprensa do país - que insinuou supostas inclinações políticas do Pato Donald - e provocar o recolhimento do gibi.

A palavra foi riscada, manualmente, em cada exemplar da edição.

Para entender o efeito negativo que causa na Alemanha a simples menção do Holocausto (assim chamado o extermínio de milhões de pessoas pelos nazistas, durante a Segunda Guerra Mundial), é preciso saber o quanto esse episódio envergonha o povo alemão.

Há dois anos, outra HQ Disney, em que Hitler aparece no mesmo quadro que o Pato Donald, foi alvo de reclamações de leitores e da imprensa do país.

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh8PHh9kuHdrxjzYBTeYVLFcnkWnml9WpTEnRrs-t3z3VPlSpUVjm4dpZNldop-1R8QuhX2f312PCHvX0SKdWomwISpQ_X3uItIWo67hCCQ32bQy2VSPy0z0oWSGeWt4t5n9q7x06dFdNw/s1600/z.jpg
Créditos;) http://www.universohq.com/quadrinhos/2012/n31052012_04.cfm

Nenhum comentário: