quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Arquivos Turma da Mônica N°124 - Pipa e Zecão: HQ "Baile de Máscaras"!

_ACB_16.jpg (520×730)
Capa do 'Almanaque do Cebolinha nº 16' (Ed. Globo, 1992)
A história que eu mostro é sobre Carnaval com a Pipa e o Zecão. Ela tem 6 páginas e foi publicada originalmente por volta de 1985 e que eu li pela primeira vez quando foi republicada no 'Almanaque do Cebolinha nº 16' (Ed. Globo, 1992).

A história começa com o Zecão telefonando para Pipa que não vai poder sair com ela porque estaria trabalhando até tarde e a Pipa, por sua vez, fala que não tem problema porque está com enxaqueca e vai ficar de cama.
_Pipa+(1).jpg (481×730)
Na verdade, foi apenas desculpa dos dois. Assim que desligam os telefones, eles vão ao quarto, vestem suas fantasias e vão cair na gandaia em um baile de Carnaval da cidade. A intenção era passar o Carnaval um longe do outro, afinal não dava pra levar namorado a tiracolo em um baile. Então, Zecão vai vestido de pierrô e Pipa, de colombina.
_Pipa+(2).jpg (476×730)
Eles chegam ao baile e acabam se esbarrando sem querer, mas não se reconhecem por causa da máscara. Começam a paquerar, e o Zecão ainda fala que ela lembra alguém que gosta muito. Aí, a Pipa fala que deixa essa alguém porque é Carnaval e começam a curtir juntos o baile ao som das marchinhas.

Depois de tanto dançar, eles ficam cansados. Até que o apresentador do baile fala que era a hora de apagar as luzes para todos tirarem as máscaras. Era finalmente a hora de conhecer os rostos. Quando a luz acende, Pipa e Zecão descobrem que era o outro o tempo todo, aí começa a briga.
_Pipa+(3).jpg (485×730)
Um toma satisfação do outro, querendo saber porque mentiram dizendo que estava trabalhando e de cama e ainda paqueraram o primeiro par que encontrou pela frente. Eis que surgem Tina e Rolo, que veem os 2 juntos. Tina pergunta a Pipa que o Zecão havia dito que estava trabalhando e a Pipa diz que foi o que ele disse.

Tina fala que eles sempre dão um jeito de ficarem juntos e vai embora junto com o Rolo, deixando a sós. Então, eles perceberam que estavam brigando à toa e fazem as pazes. Dançam juntos apaixonadamente, que até esquecem que o baile havia acabado e os serventes ficam com pena de desgrudar um casal tão apaixonado, terminando assim a história. 
_Pipa+(4).jpg (486×730)
Uma história muito legal e incorreta, mostrando a Pipa e o Zecão querendo se livrar do outro no Carnaval para curtir a folia numa boa e poder pular a cerca e até com uma boa mensagem no final. Engraçado o Zecão falar que levar namorada para um baile de Carnaval é como levar marmita em um restaurante. 

Seguindo essa ideia, o casal dá desculpa ao seu par para ir a farra sozinhos em pleno Carnaval. Na vida real, há casais, inclusive, que brigam às vésperas do Carnaval só para curtir a folia e poder pegar geral e depois da festa voltam depois com o namoro. O roteirista deve ter se inspirado nisso pra criar a história, que foge dos padrões corretos e não seria republicada. Na postagem, ela está completa.
_Pipa+(5).jpg (474×730)
Ela tem os seus absurdos de como eles não se reconheceram mesmo com as máscaras. Só pela voz dava para saber que eram eles, a não ser que estavam disfarçando as vozes. E são esses absurdos que fazem a diferença e se torna tão legal. Interessante também resgatar os bailes antigos de máscaras com marchinhas de Carnaval e tudo.

Os traços são maravilhosos, da fase consagrada da Turma da Tina, com direito a Pipa com roupa colegial no início da história. Traços que jamais deviam ter mudados, principalmente para uma forma tão radical e lamentável que se encontra hoje. Um fato curioso é o título não aparecer na abertura da história, mostrando primeiro eles em casa, telefonando um para o outro e só quando estavam prestes a chegar ao baile que vem o título. Coisa normal nas histórias daquela época de qualquer personagem. Às vezes, o título vinha até no final. 
_Pipa+(6).jpg (471×730)
A curiosidade na capa desse Almanaque do Cebolinha, que foi o primeiro a não ter faixa com brinquedos na lateral, como era até no final de 1991. Colocaram a partir de então, apenas uma faixa colorida, que ficou assim até em setembro/ 1993, quando o layout dos almanaques foi mudado com moldura que continua assim até hoje.
painelarquivosTM2.png (617×185)
Créditos ;) Marcos Alves http://arquivosturmadamonica.blogspot.com.br/2014/02/pipa-e-zecao-hq-baile-de-mascaras.html

Um comentário:

Falcon Sensei disse...

Ótima história!

http://megustaquadrinhos.blogspot.com