segunda-feira, 28 de abril de 2014

Arquivos Turma da Mônica N°147 - Esquecidos 7: Mariana (irmã do Chico Bento)!

_Estrela_Mariana.JPG (431×343)
Para quem não sabe, o Chico Bento já teve uma irmã que morreu ainda bebê, a Mariana. Ela foi um personagem de muito sucesso que eu falo dela nessa postagem.

Mariana surgiu em 1990 e era uma estrela que tinha o desejo de virar humana e morar na Terra junto com uma família bem carinhosa. Ela conseguiu essa façanha, se tornando a irmã do Chico Bento, só que apenas um tempo necessário para ter o seu desejo realizado, até que as estrelas a chama de volta e ela tem que partir, deixando um vazio na família do Chico Bento. E, anos mais tarde, voltou em outra história para visitar o Chico Bento no seu aniversário. 

Sua primeira aparição foi no gibi do 'Chico Bento Nº 87' (Ed. Globo, 1990) na história"Uma estrelinha chamada Mariana". Foi toda narrada pela Mariana, ela se apresenta e diz que gosta de observar a Terra lá do céu. Gosta de ver o mar, as montanhas, os casais namorando, os animais dormindo, sempre com o desejo de morar na Terra.
_Estrela_Mariana_1990_+(1).JPG (474×730)
Trecho da HQ de 'Chico Bento Nº 87' (Ed. Globo, 1990)
Ela contou para as suas irmãs estrelas o seu desejo e até já tinha uma família com quem gostaria de morar. As estrelas disseram que era possível, e elas passaram a rodar bem rápido em volta da Mariana, que chegou a ficar tonta. Quando passou a tonteira, ela já estava na Terra, e dentro da barriga da Dona Cotinha, mãe do Chico Bento, onde se sentia segura e até ouvia a conversa dos animais. 

Com isso, Dona Cotinha já se sentia enjoada e foi ao médico com seu Bento e recebeu a notícia que estava grávida. O Chico Bento adorou a ideia de ter um irmãozinho. Ele pergunta aonde ele estava e a sua mãe responde que estava dentro da barriga, que ainda é pequeno e que sai só quando crescer. Chico não via a hora do irmão nascer. Então, passa os meses e a gravidez ia ocorrendo numa boa. O Chico até leva o Zé da Roça e o Zé Lelé pra ver seu irmãozinho e eles falam que vai nascer uma melancia ou uma bola de futebol, deixando o Chico furioso e corre atrás deles.
_Estrela_Mariana_1990_+(2).jpg (478×730)
Chega o dia do nascimento e o médico vai a casa dos Bento para fazer o parto. Descobrem que é uma menina e o Chico adora a sua irmã, acha muito bonita e se torna um irmão coruja, que não desgruda dela para nada. Chico a leva junto quando ele vai nadar no rio, roubar goiaba, pescar, falando que quando ela crescer, vai fazer tudo aquilo junto com ele e não vai deixar nenhum menino paquerá-la. À noite, as estrelas sempre apareciam para Mariana, falando que o lugar dela continuava lá, sempre que precisar.

Até que um dia, a Mariana fica doente, e os médicos não descobrem a doença que ela tinha. Ela luta para ficar, mas não consegue e se vai, afinal as estrelas estavam chamando de volta. Com isso, Ela estava de volta ao seu lugar no céu e na Terra, se tornando estrela novamente, e na Terra, a menina havia morrido.

A tristeza prevalece na casa dos Bento, todos choram muito, com dor muito grande e saudades enormes por causa da perda da Mariana, que faleceu tão precocemente. A partir daí, quando chega a noite, ela sempre olha para a sua família no céu, e brilha mais forte e os Bento sabem que aquela estrela era a Mariana, terminando assim a história.
_Estrela_Mariana_1990_+(3).jpg (491×730)
É uma história curta de 9 páginas e muito linda e emocionante que mexe com as pessoas que perderam alguém querido.  Mesmo em um gibi infantil, o assunto da morte foi tratado de uma forma bem singela, que agrada e toca todo mundo.

Uma coisa interessante nessa história é que mostra crédito, informando que foi o roteirista Rubens Kyiomura (o Rubão) que a escreveu, e ainda mostra para quem ele escreveu: Lucio, Nora e Mauricinho. É raríssimo informar créditos nas histórias da MSP em qualquer época e nessa mostrou. Uma história tão bonita, que o estúdio resolveu abrir uma exceção e mostrar a todos quem escreveu. Provavelmente, o Rubão queria homenagear alguém que havia falecido há pouco tempo.
_Estrela_Mariana_1990_+(4).jpg (493×730)
Em 2003, essa história foi republicada no 'Almanaque do Chico Bento Nº 77', fazendo um grande sucesso. Quem já conhecia a história, adorou ler novamente e quem não conhecia se encantou com o brilho da história. É até curioso que os almanaques seguiam uma certa sequência dos anos das histórias a serem republicadas e os almanaques Chico de 2003 já estavam republicando histórias de abertura de 1991, e nessa edição voltaram para 1990 e o público adorou a volta dessa história, que podia ficar esquecida porque não republicaram em 2002.

Com o sucesso da história republicada e muitas cartas e e-mail recebidos, em 2005 a Mariana voltou em outra história inédita, 15 anos depois da original, na história "O presente de uma estrelinha", de 'Chico Bento Nº 449', contando a visita que a Mariana fez ao Chico no aniversário dele. Dessa vez foi escrita pelo Paulo Back, mas não mostra crédito dele na história. Lembrando que o Rubão já havia saído da MSP há algum tempo.
_Estrela_Mariana_2005_+(1).jpg (500×730)
Trecho da HQ de 'Chico Bento Nº 449' (Ed. Globo, 2005)
Essa trama nova, com 19 páginas no total, é narrada pelo Chico Bento. Primeiro ele faz uma breve lembrança da irmã Mariana que faleceu. E depois ele chega na cozinha todo ansioso dizendo que o aniversário dele era amanhã e estava louco para chegar a festa. Só que percebe que a mãe estava séria e pensativa enquanto preparava o bolo e nem prestou atenção nele. 

Chico vai para varanda e comenta sozinho que quando a mãe fica séria daquele jeito porque está pensando na Mariana. Ele acha que seria bom que ela estivesse lá comemorando o aniversário dele. Mas se conforma dizendo que se está com o Pai do Céu porque foi por um bom motivo. E quando olha para o céu sabe que ela está lá em cima e ela está olhando para lá. Até que ele percebe que uma estrela está maior e está brilhando forte e cada vez mais perto. Quando ele olha, é a Mariana, que estava de volta e consegue falar com ele.
_Estrela_Mariana_2005_+(2).jpg (481×730)
Chico fica eufórico e queria que os pais a vissem, mas a Mariana não deixa porque ela visitar apenas o Chico. Ela revela que era uma estrela que queria saber como é morar com uma família amorosa, mas as suas irmãs estrelas a chamaram de volta e ela não pôde ficar. Mas sempre estava observando tudo lá de cima. Chico insiste novamente para ela ver os pais, mas ela acha melhor não, e que os adultos falam com as estrelas, só que com o coração e sentem a presença delas.

Nessa hora, as estrelas do céu se agrupam e a Mariana diz que já está na hora de subir novamente. Chico fica triste que ela tem que ir de novo, mas antes de ir a Mariana fala que tem um presente para ele. Ela o manda fechar os olhos e brilha intensamente, dando ao Chico uma sensação de paz e tranquilidade, e então, some e ele não vê.
_Estrela_Mariana_2005_+(3).jpg (509×730)
A partir daí, a história volta a ser narrada pelo Chico. Ele diz que acordou no outro dia e que o pai o viu na varanda dormindo e ele o levou pra cama. Na hora, ficou com dúvida se tudo foi sonho ou não. Diz que aquele aniversário foi o melhor da vida dele e diz que o presente da Mariana podia ser a esperança de encontrá-la novamente. Ele sabia que ia acontecer, só não sabia se iria ganhar uma nova irmã ou ela o visitaria de novo. Ele sempre olhava para o céu esses anos todos, até que, ele já adulto e casado com a Rosinha entendeu que ela fazia parte dele, desde aquele aniversário, e que voltou reencarnada como a filha dele com a Rosinha, terminando assim a história.
Trecho da HQ de 'Chico Bento Nº 449' (Ed. Globo, 2005)
Deu para ver que o final foi mais feliz nessa 2ª história e vimos que ela voltou como filha do Chico Bento e ela sempre ficou dentro dele até que fosse a hora certa pra nascer de novo. Até foi uma solução para não permanecer aquela tristeza que ficou na história de 1990. Vale lembrar que nas histórias mais recentes, os personagens não podem sofrer e não podem ter finais tristes.

Histórias completas com a Mariana foram só essas, porém ela foi lembrada em 'Mônica nº 232', ainda em 2005 mesmo, na história "Um aniversário festejado", em homenagem ao aniversário de 70 anos do Maurício de Sousa, aparecendo em 1 quadrinho, sendo um pouco confundida com a Estrelinha Mágica pela Marina nessa participação. Sempre deixando claro que a Estrelinha Mágica e a Mariana são personagens diferentes, apesar dos traços semelhantes. E Mariana foi lembrada também na história do Chico Bento Moço do livro "Chico Bento 50 Anos".
_Mônica_232.jpg (338×300)
Trecho da HQ de 'Mônica Nº 232' (Ed. Globo, 2005)
Aliás, só para constar Os SouzaGarotão e Nico Demo, que já falei no Blog, e outros personagens esquecidos também participaram nessa história "Um aniversário festejado" de 'Mônica nº 232'.

Outra aparição da Mariana aconteceu na história "Espírito de aniversário", de 'Chico Bento Nº 31' (Ed. Panini, 2009), em que no final aparecem o Chico e a Rosinha adultos com uma filha e a menina tem traços semelhantes às histórias antigas. Desde então, quando precisarem mostrar o Chico Bento como adulto com uma filha deverá sempre ser a Mariana para dar sentido. Abaixo, um trecho dessa história, enviada por Ana Silva, já que não tenho esse gibi:
Trecho da HQ de 'Chico Bento nº 31' (Ed. Panini, 2009)
Então, vimos histórias lindas e emocionantes antológicas que revelaram uma grande personagem. Verdadeiros clássicos da MSP, sobretudo a história de 1990, que mostrou um final triste e que é a pura realidade mesmo. Pode ser que retornem com a Mariana em outra continuação, mas a tendência é só ser lembrada em participações especiais com personagens do limbo do esquecimento ou quando mostrarem o Chico Bento como adulto com uma filha. Acredito que não em histórias solo, até porque já ficou bem claro que ela será a filha do Chico Bento quando se tornar adulto.

Abaixo, algumas capas dos gibis que tem essas histórias da Mariana comentadas na postagem:
_Capas_Estrela_Mariana.jpg (563×800)
Capas: 'Chico Bento Nº 87' (1990), 'Almanaque do Chico Bento Nº 77' (2003), 'Chico Bento Nº 449' (20050, 'Mônica Nº 232' (2005) 
painelarquivosTM2.png (617×185)
Créditos ;) Marcos Alves > http://arquivosturmadamonica.blogspot.com.br/2014/04/esquecidos-7-mariana-irma-do-chico-bento.html

Um comentário:

HaPanda15 disse...

Quando li a Edição 27 do Chico Bento Moço, eu me interessei pelo fato do Chico ter tido uma irmã, fiquei curiosa e resolvi pesquisar para ver se encontrava mais informações sobre o assunto, ou se Mariana tivesse sido mencionada pela primeira vez neste revista, o que eu duvidei muito, já que foi feita uma menção de que ela "Virou uma estrelinha no céu e veio me visitar", portanto ela já deveria ter sido mencionada antes.
Achei muito interessante, este Post tirou todas as minhas dúvidas e me deixou muito interessada na Mariana. Parabéns, é bem completo ;)