segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Arquivos Turma da Mônica N°199 - Chico Bento: HQ "A desdita da marmita"!

_CHB_106.jpg (517×730)
Capa de 'Chico Bento Nº 106' (Ed. Globo, 1991)
Mostro uma história muito divertida com o Chico Bento, em que uma simples troca de marmitas pode causar uma grande confusão. Ela tem 10 páginas e foi publicada na abertura de 'Chico Bento Nº 106' (Ed. Globo, 1991).

Nela, dona Cotinha, mãe do Chico Bento manda o filho levar a marmita do seu Pai, seu Bento, ao roçado falando que foi uma receita especial e que ele vai ter uma surpresa. Chico corre para levar antes que esfrie, quando dá de encontro com o Zé Lelé e os dois caem. Só que o Zé Lelé estava carregando terra que catou na beira do rio para plantar um pé de ameixa em uma lata igual à marmita do Chico e, sem querer, acabam trocando.
_CHB_106_(01).jpg (480×730)
Chico chega ao roçado e entrega a marmita ao pai. Seu Bento pergunta o que tem dentro e o Chico responde que a mãe disse que era uma coisa especial que ele merece. Seu Bento vai lavar as mãos e o Chico vai embora. Quando senta para comer e abre a marmita veio a surpresa: era terra! 

Seu Bento indaga que está faminto e mandam terra para comer e se lembra que o Chico falou de uma receita especial que ele merece, e, com isso, ele pensa que a Cotinha acha que ele merece comer terra. Até achou que ela estava braba com ele por ter conversado com o compadre Malvino até tarde da noite, mas logo percebe que isso não era motivo de desfeita e resolve ir para casa tomar satisfações com ela.
_CHB_106_(02).jpg (485×730)
Enquanto isso, Zé Lelé percebe que a sua lata está quente e, quando abre, ver que era comida. Ele não entende nada, já que quando ele catou a terra, tinha até minhoca dentro. Ele custa a pensar, e lembra que se esbarrou com o Chico e trocou as latas. Zé Lelé vai à casa do Chico devolver a marmita e, como não encontra ninguém, deixa em cima da mesa da cozinha e vai embora, dizendo que volta depois para buscar a sua terra.
_CHB_106_(03).jpg (485×730)
Dona Cotinha aparece e vê a marmita em cima da mesa. Acha que seu Bento não podia ter comida tão depressa e quando abre, ver que está cheia. Fica triste por ele nem ter tocado na comida e pensa que ele acha que ficou braba por ter chegado tarde em casa, mas que não era motivo de desfeita e fica furiosa.
Seu Bento chega em casa e aí começa a grande discussão. Ele diz a sua esposa é uma encrenqueira, que não tem que azucriná-lo por chegar tarde em casa e Dona Cotinha diz que ele é um grosseirão. Chico chega em casa no meio da discussão, já com palavrões, e quer saber o que houve. Quando o seu pai fala que a esposa mandou uma lata cheia de terra para ele comer, Dona Cotinha fica uma fera e taca um ovo na cara dele.
_CHB_106_(06).jpg (487×730)
A partir daí começa a guerra de comida, um tacando no outro o que encontra pela frente, só restando ao Chico tentar conter. Quando o seu Bento mostra a lata com terra, a Dona Cotinha pergunta se era outra marmita porque a que ela deu estava na mesa. Aí, nessa hora surge o Zé Lelé, cobrando a sua lata de terra, dizendo que o Chico trocou com a marmita por engano. Todos dão gargalhada e o Zé Lelé não entende nada.

Desfeita a confusão, os pais do Chico pedem desculpas um ao outro, fazem as pazes e se beijam. No final, seu Bento resolve comer a comida da marmita porque estava morto de fome. Ao provar, ele sai correndo e vai beber água do poço. O Chico estava lá e o pai diz que é para ele não falar nada pra a mãe, mas a comida tem gosto de terra mesmo.
_CHB_106_(07).jpg (487×730)
É uma história muito divertida, para ver como uma simples trapalhada de troca de marmita do Zé Lelé e Chico Bento pode render uma história muito legal. Sem contar que piadas pastelão com guerra de comida sempre agrada e rendem ótimas risadas. E toda a simplicidade e cotidiano da roça, do seu Bento trabalhando no roçado e levar marmita na hora do almoço sempre são bem vindos nas histórias do Chico.
_CHB_106_(08).jpg (483×730)
Os traços são perfeitos e dão gosto de ver. Na postagem coloquei completa. Engraçada a parte das engrenagens do Zé Lelé para demonstrar que ele estava esquentando a cabeça e toda a sua lerdeza para pensar.  Muito bom também ver o Seu Bento falando sozinho na hora que descobre que veio terra na marmita.
_CHB_106_(09).jpg (483×730)
Ela é incorreta por ter desperdício de comida e também o fato de trazer discórdia e conflito entre os pais do Chico e eles falarem palavrões um ao outro na frente do Chico. De curiosidade, desdita no título significa desventura e o roteirista colocou para ter uma rima com marmita. Ficou muito bacana e criativo esse título. Outra curiosidade é que a música que a Dona Cotinha canta quando chega na cozinha é "Talismã", do Elson do Forrogode.
_CHB_106_(10).jpg (491×730)
Na capa dessa edição (muito bonita, por sinal), dá para notar que veio aquela terrível etiqueta de preço colada, que é impossível tirar sem estragar o gibi. Em vez de ser autoadesiva, colocavam cola mesmo e não dá pra tirar. Com a alta  inflação na época, era comum ter essas etiquetas de uma semana para outra, assim que viesse um novo lote. Afinal, a revista era quinzenal, mas ficava nas bancas o mês inteiro, e ficaria barata no final do mês, já que os preços das coisas subiam muito a toda hora. Uma coisa interessante, que além de não ser autoadesivas, essas etiquetas eram escritas com máquina de escrever, coisa bem primária mesmo.
painelarquivosTM2.png (617×185)
Créditos ;) Marcos Alves http://arquivosturmadamonica.blogspot.com.br/2014/08/chico-bento-hq-desdita-da-marmita.html

Nenhum comentário: