quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Arquivos Turma da Mônica N°230 - Cascão: HQ "Dia de chuva, dia de solidão"!

Cascao-Coleção-Coca-Cola-1990.jpg (517×730)
Capa de 'Turma da Mônica Coleção Coca-Cola - Cascão' (Ed. Globo, 1990)
Nessa postagem, mostro uma história simples do Cascão, em que ele tenta fazer de tudo contra o tédio de ficar em casa sozinho em um dia de chuva. Com 4 páginas, foi publicada em 'Turma da Mônica Coleção Coca-Cola - Cascão' (Ed. Globo, 1990).

Nela, Cascão está prestes a sair de casa para brincar na rua, quando para o seu desespero, vê que estava caindo uma tempestade. Como ele não sai de jeito nenhum quando está chovendo, ele fecha a porta rapidamente e passa a procurar o que fazer dentro de casa sozinho em um dia chuvoso.
Cascao-Dia-de-chuva-(01).jpg (493×730)
Primeiro, ele brinca com os seus brinquedos. Primeiro com seu aviãozinho, depois com trenzinho, e se recusa a brincar com o barquinho porque não gosta dele, afinal, barco lembra água. Ele se cansa dos brinquedos porque não tem graça brincar sozinho e vai ler os gibis. Fica entediado porque já leu aqueles gibis centenas de vezes. E fica com tédio também ao assistir televisão.

Cascão vai ver se a chuva havia passado, mas ainda estava chovendo. Então, ele vai jogar cartas, dama, dominó como se ele estivesse jogando com alguém. Acaba desistindo porque se convence que esses jogos são feitos para jogar com alguém. Como não tinha nada pra fazer e ele não ia sair na chuva, a única coisa que restou foi dormir. 
Cascao-Dia-de-chuva-(02).jpg (485×730)
Quando acorda, a tempestade acabou e aí sim, finalmente Cascão sai de casa. Na rua, encontra o Cebolinha, Titi e Jeremias brincando de bolinha de gude. Quando ia brincar com eles, a mãe de todos chamam para tomar banho, então, Cascão termina só novamente, só restando a brincar de bolinha de gude sozinho.
Cascao-Dia-de-chuva-(03).jpg (486×730)
Muito boa essa história, mostrando o verdadeiro Cascão que conhecemos, que não sai de jeito nenhum de casa quando está chovendo. Ele preferiu ficar na solidão a ter que enfrentar a tempestade. Haja o que houvesse, ele ficava em casa até passar, e quando chovia com ele na rua, tratava de correr em disparada para casa, ou se não desse, arrumar um abrigo mais próximo. Infelizmente, atualmente o Cascão está mudado e histórias assim não são mais feitas. Por incrível que pareça, hoje é o contrário: ele é capaz de sair de casa, sim, para não ficar entediado em casa. Cascão sozinho em casa sem os pais é outra coisa que podiam implicar também. 
Cascao-Dia-de-chuva-(04).jpg (485×730)
Muito engraçado o Cascão falando sozinho o tempo inteiro e jogando cartas, dama e dominó sem companhia. Eu gosto de histórias com os personagens falando sozinho e essa foi toda com monólogo do Cascão. Isso a torna mais divertida, junto com os traços excelentes. Desenhos assim eram mais comuns em histórias de miolo e tinham com todos os personagens, mas acho que com o Cascão ficava melhor ainda os traços desse jeito.

Essa história foi uma das inédita dessa edição da "Coleção Coca-Cola". Curiosamente, nunca foi republicada. Com exceção da "Bronzeado Moderno" da Mônica, as outras inéditas dessa "Coleção Coca-Cola" nunca foram. Com a imagem do selo da "Fanta" inserida na história, a gente fica imaginando como era o desenho do Cascão que ficou omitido, com o que ele estava brincando. Só em uma improvável republicação é que podia descobrir. E agora com o Cascão saindo de casa na chuva, acho menos provável ainda republicá-la.

Outra curiosidade é que essa história inicialmente era para ser publicada como a 4ª história de 'Cascão Nº 101', de 1990, mas por causa desse projeto, parece que mudaram de planos e foi reprogramada para sair nessa "Coleção Coca-Cola" do Cascão. O código da história, que mostro em destaque abaixo, revela isso:
Enfim, é uma história muito divertida e sempre bom relembrar as histórias presentes na inesquecível "Coleção Coca-Cola". Para saber mais detalhes sobre a "Turma da Mônica Coleção Coca-Cola" como um todo, entre aqui:
painelarquivosTM2.png (617×185)
Créditos ;) Marcos Alves http://arquivosturmadamonica.blogspot.com.br/2014/10/cascao-hq-dia-de-chuva-dia-de-solidao.html

Nenhum comentário: