quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Arquivos Turma da Mônica N°374 - Cebolinha: HQ "De dentista e de louco..."

CB_CCCL.jpg (511×730)
Capa de 'Turma da Mônica Coleção Coca-Cola - Cebolinha' (Ed. Globo, 1990)
Há 25 anos eram lançados os gibis promocionais da "Coleção Coca-Cola". Em homenagem, nessa postagem mostro uma história do Cebolinha em que ele é perturbado pelo Louco em uma consulta ao dentista. Com 8 páginas, foi a história de abertura de 'Turma da Mônica Coleção Coca-Cola - Cebolinha' (Ed. Globo, 1990).

Nela, Cebolinha e sua mãe, Dona Cebola, estão na sala de espera do dentista quando ele é chamado para ser atendido. Cebolinha diz para a mãe que quer ir sozinho e Dona cebola fica orgulhosa, falando que ele já é um homenzinho. Chegando na sala, Cebolinha vê o dentista de costas com um cabelo igual do Louco e sai correndo, fazendo o maior escândalo, gritando que quer ir embora, que o dentista é louco, deixando todas as crianças que estavam no consultório assustadas e Dona Cebola envergonhada.
HQ_CB_De_dentista_e_de_louco+%281%29.jpg (494×730)
O dentista aparece e pergunta quem é louco. Realmente não era o Louco, apenas o cabelo que era igual. Com vergonha, Cebolinha diz que se o dentista que se parece com um amigo dele. Já na cadeira do dentista, ele manda o Cebolinha abrir a boca, examina e diz que vai precisar tirar uma radiografia do dente e sai para ver se a máquina de raio X está preparada.

Nessa hora, o Louco surge no consultório, entra pela janela e põe uma máscara do dentista Cebolinha, que estava distraído não vê o Louco entrando. O Louco, vendo o Cebolinha de boca aberta, grita falando que aconteceu uma tragédia. Cebolinha, sem saber que er ao Louco,  pergunta que tragédia foi e ele diz que ficou surdo porque o Cebolinha está berrando e não escutou nada. Logo percebe que escutou a pergunta e conclui que é o Cebolinha quem está mudo.
HQ_CB_De_dentista_e_de_louco+%282%29.jpg (489×730)
Cebolinha pergunta que história é essa. Louco tenta responder que a história é do Cebolinha, mas não conclui se assustando que o mudo falou. Cebolinha pergunta pela radiografia e Louco fala que vai bem e Cebolinha pergunta se ele não vai ver o que ele tem. Louco responde que ele tem 5 fios de cabelos, uma camisa verde, dois pés e uma cara de bobo. Então, o Cebolinha se irrita e diz que é para ver o que ele tem, apontando para boca. Louco manda abrir mais a boca e entra dentro dela e vai tirando várias coisas dentro, como pente, bola, sapato e até pneu e um cachorro saíram de dentro.
HQ_CB_De_dentista_e_de_louco+%283%29.jpg (485×730)
Louco sai de lá da boca e diz que agora não tem mais nada dentro. Cebolinha pergunta se não precisar (se referindo ao dente) e Louco reclama que não, que é antiecológico e o negócio agora é plantar, pegando uma pá e sementes para plantar uma árvore dentro do consultório. Cebolinha estranha e Louco se convence que não dá para plantar lá, achando melhor plantar na cabeça dele. Louco joga água  de um regador na cabeça do Cebolinha e nasce flores em cada um de seus fios de cabelo. Louco arranca e oferece flores ao Cebolinha e se dá conta que o Cebolinha não é namorada dele.
HQ_CB_De_dentista_e_de_louco+%284%29.jpg (491×730)
Cebolinha começa a estranhar o comportamento do "dentista", falando que ele está muito estranho. Louco o cumprimenta para confirmar que ele não é um estranho. Cebolinha pergunta se ele não vai tratar do dente dele. Louco diz que precisa pegar umas coisas e volta com faca, serrote, machado e nessa hora a máscara cai e o Cebolinha descobre que era o Louco o tempo todo. Cebolinha sai correndo atravessando a parede do consultório de tanto desespero e Louco foge pela janela. Cebolinha abraça a mãe falando que com aquele dentista ele não se trata porque queria arrancar o dente com serrote, machado e alicate, deixando os clientes apavorados e todos fogem, achando o dentista um sádico.
HQ_CB_De_dentista_e_de_louco+%285%29.jpg (509×730)
O verdadeiro dentista volta, perguntando o que está acontecendo lá e o Cebolinha grita para mãe que é o Louco. O dentista fala que maluco é o Cebolinha porque ele saiu para pegar a máquina de raio X e apronta toda aquela bagunça no consultório dele e manda Dona Cebola só trazê-lo de volta quando estiver calmo. Dona Cebola reclama do papelão do Cebolinha e fala que ele ainda tem que tomar injeção e que manda que não apronte mais nada. Cebolinha diz que não, porque injeção agora é colírio e diz que quer ir sozinho para tomar injeção. Ao mesmo tempo que ele está indo à sala para tomar injeção, Louco está entrando pela janela para acontecer uma nova confusão, terminando assim.
HQ_CB_De_dentista_e_de_louco+%286%29.jpg (510×730)
Essa história é muito legal com o Cebolinha se dando mal com o Louco. Histórias com o Louco não foge muito disso, com muitos absurdos, trocadilhos levando tudo ao pé da letra e essa não fugiu disso. Engraçado o Louco entrando na boca do Cebolinha e tirando tudo de dentro, até um cachorro. Só Louco mesmo para conseguir isso. E é mais uma daquelas que só o Cebolinha vê o Louco, deixando dúvida se tudo é coisa da cabeça do Cebolinha ou não, deixando o leitor decidir. Essas que mostra um Cebolinha esquizofrênico e fica a dúvida da existência do Louco são as melhores.

Os traços são excelentes, por sinal, contornos bem grossos e caprichados. Na postagem a coloquei completa. O final  foi muito bom, permitindo o leitor imaginar o que aconteceu depois quando o Cebolinha entrou na sala de injeção e viu o Louco lá e, então, o leitor pode inventar uma nova história com o que aconteceu. Acontecia isso em algumas histórias na época. 
HQ_CB_De_dentista_e_de_louco+%287%29.jpg (498×730)
Essa história foi uma das inéditas da "Coleção Coca-Cola" e a única desse exemplar do Cebolinha. Dessa vez sem código da revista de 1990 que seria publicada se não tivesse a coleção. É que normalmente as histórias inéditas tinham o código do gibi que seria publicada antes de ser reprogramada para sair na "Coleção-Coca-Cola". Se não tivesse, acho que ela seria publicada em 'Cebolinha Nº 45' ou 'Nº 46', de setembro e outubro de 1990, respectivamente.

Teve também uma imagem do logotipo da "Coca-Cola" inserida na história, que eram os únicos anúncios nos gibis dessa coleção e, com isso, a gente não soube como era o desenho daquela cena que teve o logotipo da Coca-Cola no lugar. Quando foi republicada (em 'Coleção Um Tema Só Nº 46 - Cebolinha e o Louco IV' - Ed. Globo, 2005) deu pra descobrir que a cena omitida foi o a cabeça do Louco aparecendo na janela enquanto o Cebolinha estava de boca aberta.

HQ_CB_De_dentista_e_de_louco+%288%29.jpg (490×730)
Normalmente as histórias inéditas da Coleção Coca-Cola não foram republicadas, mas essa foi, assim como a "Bronzeado Moderno" da Mônica. Já as outras inéditas dessa "Coleção Coca-Cola" nunca foram até hoje. Destacando que a divertida "Mingau com chuva" da Magali até chegou a virar desenho animado e adaptada em um livro infantil, mas nunca foi republicada em almanaques convencionais exatamente do jeito saiu na "Coleção Coca-Cola - Magali".

Enfim foi muito bom relembrar essa história "De dentista e de louco...", uma história marcante e inesquecível, publicada há exatos 25 anos.

Para saber mais detalhes sobre a "Turma da Mônica Coleção Coca-Cola" como um todo, entre aqui:
mauricio80anos.png (713×227)
Créditos;)  Marcos Alves http://arquivosturmadamonica.blogspot.com.br/2015/09/cebolinha-hq-de-dentista-e-de-louco.html

Nenhum comentário: