Nessa postagem eu mostro capas semelhantes que primeiro foi publicada em um gibi convencional e depois a mesma piada saiu em um almanaque, ou vice-versa. Dessa vez os do Cebolinha e do Chico Bento os almanaques envolvem a Editora Abril, o Almanaque da Mônica é da Editora Panini e as demais capas são da Editora Globo.
Almanaque do Cebolinha Nº 6 X Mônica Nº 39
Mônica procura o Cebolinha para bater nele depois que deu nós nas orelhas do Sansão e ele está escondido no logotipo da revista. Na versão original, que saiu em 'Almanaque do Cebolinha Nº 6', de 1985, o Cebolinha está em cima do logotipo dele, pedindo silêncio ao leitor para não contar nada para Mônica e aparecem 2 cabeças da Mônica para representar movimento de olhar de um lado para o outro. Já na 2ª versão, de 'Mônica Nº 39', de 1990, o Cebolinha está pendurado no logotipo da Mônica, que está com rosto normal, e foi incluída a Magali fazendo sinal para a Mônica se acalmar.
Almanaque do Chico Bento Nº 8 X Chico Bento Nº 63
Dois gatos surpreendem o Chico Bento e devoram os peixes que ele havia acabado de pescar. Saiu primeiro em 'Almanaque do Chico Bento Nº 8', de 1986, com a capa com apenas uma imagem e os gatos já satisfeitos depois de ter comido os peixes e Chico nem notou que eles haviam comido. Depois fizeram uma nova versão, que saiu em Chico Bento Nº 63', de 1989, com a capa dividida em 2 quadros formando uma tirinha, onde no primeiro quadro os gatos avistam o Chico com os peixes e no segundo, eles estão na vara de pescar depois de ter comido e o Chico chorando porque os gatos comeram os peixes.
Magali Nº 99 X Almanaque da Magali Nº 29
Magali tocando uma flauta mágica que atrai todas as comidas atrás dela. Na primeira versão, de 'Magali Nº 99', de 1993, ela está em um reino perto de um castelo e atrai só frutas enquanto que na 2ª versão de 'Almanaque da Magali Nº 29', de 2001, ela está com uma capa nas costas, as guloseimas aparecerem personificadas, com bocas e olhos, e aparecem os seus amigos furiosos correndo atrás dela, já que a Magali atraiu os lanches que eles estavam comendo. Era muito comum personagens secundários aparecerem nas capas dos almanaques e então eles fizeram essa adaptação.
Cascão Nº 241 X Almanaque do Cascão Nº 44
Cascão como um gênio saindo da lata de lixo. Na versão original, de 'Cascão Nº 241', de 1996, Cascão sai na lata de lixo depois que uma empregada está limpando. Já na 2ª versão, de 'Almanaque do Cascão Nº 44', de 1998, ele sai depois que o Cebolinha abre a tampa, deixando todos os seus amigos surpresos com isso e colocaram detalhe de moscas junto com o Cascão. Mais um caso de adaptação para que personagens secundários pudessem aparecer na capa do almanaque, o que era muito bom.
Mônica Nº 202 X Almanaque da Mônica Nº 33
Mônica fica surpresa quando faz o Cebolinha voar longe quando estão brincando de gangorra. Em ambas, aparecem só as pernas do Cebolinha, só que na versão que saiu em 'Mônica Nº 202', de 2003, ele voou tão alto que destruiu o logotipo da Mônica e na nova versão, de 'Almanaque da Mônica Nº 33', de 2012, só mostrou o Cebolinha voando nas alturas, mas sem chegar envolver logotipo, e aparecem Cascão e Magali ao fundo em outra gangorra achando graça da situação. Outro detalhe interessante comparando as 2 versões, é que as posições em que Mônica e Cebolinha estão na gangorra estão invertidas.
Dessas capas, em todas gostei mais das versões que saíram nos gibis convencionais do que as dos almanaques. Em breve posto outras capas semelhantes aqui no Blog.
Créditos;) Marcos Alves > http://arquivosturmadamonica.blogspot.com.br/2016/01/capas-semelhantes-parte-17.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário