terça-feira, 7 de junho de 2016

Submundo HQ N°54 : As Relíquias do "Colecionador Fantasma" (Parte 7): "Eléktron" - O Pequeno Grande Herói...

Nesta "Parte 7" das "Relíquias do Colecionador Fantasma"... Trocadilhos infames do tipo: "Tamanho não é documento" ou "A criminalidade vai diminuir", serão evitados pra se falar de "Eléktron" (um dos principais heróis da série de TV: "Lendas do Amanhã")!
Além dessa rara coleção do "Eléktron" (de 1967), também vamos relembrar nesta postagem outras figuraças dos gibis de antigamente: "Nick Holmes", "Brucutú", "Cavaleiro Fantasma", "Pafúncio", "Almanaque Invictus" (de 1972) com "Batman & Superman", e o "Batman de Neal Adams" (em uma versão anterior à coleção de "lendas" da Panini)!
Confira abaixo:
Na "Parte 6" desta coluna do "Colecionador", eu promovi um "pequeno" (desculpem mais este trocadilho besta) sorteio pra quem adivinhasse qual personagem de seriado de TV atual seria o destaque desta postagem. Infelizmente, ninguém acertou e o "grande" (argh) prêmio será acumulado pra um próximo sorteio (farei alguns de vez em quando aqui no blog - mas já adianto que as charadas nunca serão tão "fáceis" como as que vemos em programas de auditório, rs). Essa um pouco difícil mesmo, mas até achei que o "Eléktron" seria lembrado por quem anda assistindo o seriado: "Lendas do Amanhã" (onde ele tem bastante destaque)!

O "Eléktron" da Era de Prata (Ray Palmer) surgiu em 1961, tendo o artista Gil Kane (Homem-Aranha, Cap. Marvel, Conan) como um de seus principais desenhistas. Podendo encolher à tamanhos microscópicos e subatômicos através de um cinto confeccionado a partir de elementos retirados de uma estrela, o diminuto herói é uma releitura de um antigo personagem da Era de Ouro (anos 40): O "Átomo" (que ironicamente não possuía o dom de reduzir sua estatura, mas tinha força sobre-humana e um "soco atômico")! 

Entre as habilidades (digamos) "insólitas" do personagem, está o fato dele conseguir "viajar" nos impulsos elétricos de uma linha telefônica (!) Sim, é isso mesmo que vocês estão pensando: Ele pode telefonar pra um bandido e rapidamente aparecer do outro lado da linha - socando a cara do criminoso que atender o telefone (e antes que alguém pergunte: SIM, ele já passou esse "trote" algumas vezes, rs)! As capas acima, são dos 2 primeiros gibis do "Eléktron" da EBAL (de 1967). A revista durou apenas 10 números e foi cancelada!
"Nick Holmes".... É outra revista do "Colecionador" datada de 1967. O personagem se chamava originalmente: "Rip Kirby", e foi criado em 1946  por Alex Raymond (criador também de: "Flash Gordon", "Jim das Selvas", e "Agente Secreto X-9")! A tradução do nome no Brasil parece ter sido uma forma de associação com o maior detetive da literatura: "Sherlock Holmes". Sua revista (capas acima) teve 52 edições publicadas pela RGE (entre 1956 e 1968), além de meia-dúzia de edições pela editora Trieste nos anos 70, e 2 álbuns pela L&PM nos anos 80!  

E em meio às polêmicas e divergências de opiniões entre os fãs sobre o FILME de"Batman & Superman".... Vamos relembrar aqui uma parceria entre os 2 heróis publicada no "Almanaque Invictus" de 1972. Com arte de Ross Andru (Homem-Aranha), a principal história da edição mostra os 2 heróis infiltrados na máfia (!) pra reunir provas contra a organização, até que o "Batman" perde a memória e passa a achar que é um criminoso de verdade, rs! 

Falando no morcego.... Em 1995 (bem recente pros padrões do "Colecionador"), a "Coleção Invictus" nº 24 (capa abaixo) trazia uma compilação de histórias desenhadas por Neal Adams (todas republicadas recentemente nas "Lendas" da Panini)! E pra encerrar esta fornada de gibis antigos, as capas acima também trazem edições do"Pafúncio" (1965), "Cavaleiro Fantasma" (1966), e "Brucutú" (1972)! 
Até+
sub.png (599×495)
Créditos;)  Leo Radd http://submundo-hq.blogspot.com.br/2016/03/as-reliquias-do-colecionador-fantasma_31.html

Nenhum comentário: