terça-feira, 5 de julho de 2016

Submundo HQ N°66 : Review: "Demolidor - O Homem Sem Medo", "Astro City 5", "Dreadstar", "Hellblazer 8", e Mais...

Demolidor.jpg (396×609)
Novos "Reviews" com MAIS uma fornada de gibis comentados. As avaliações seguem o sistema de NOTAS: "RUIM", "REGULAR", "BOM", "MUITO BOM", e "EXCELENTE"(equivalente à escala de 1 a 5 estrelas)!!!
Neste "Review" tem: "Demolidor - O Homem Sem Medo" (Frank Miller), "4F" (Salvat capa-vermelha), "Homem-Aranha - Nunca Mais" (Lee/Romita), "Dreadstar" (Jim Starlin), "Campos de Batalha" (Garth Ennis), "Batman 66' - O Episódio Perdido","Homem-Animal 3 - Deus Ex-Machina", "Astro City 5 - Heróis Locais", "Hellblazer - Infernal 8: O Filho do Homem" (FINAL), e "Homem-Aranha 10 - Aranhaverso"!
Confira abaixo... (lembrando que as opiniões e críticas nesta coluna são meramente pessoais):
"Demolidor - O Homem Sem Medo" + "4F": Dose DUPLA de Salvat vermelha! O "Demolidor" traz a última saga de Frank Miller à frente do personagem que ele mesmo revolucionou nos anos 80. Na verdade, a HQ reconta a origem do herói ainda em sua infância/adolescência: O acidente que o deixou cego, o treinamento com Stick, a vingança pela morte do pai, o início do romance com "Elektra", etc. A arte de John Romita Jr. combina perfeitamente com a narrativa de Miller nesta revisão de um passado obscuro de Murdock. O único problema desta origem (que não chega a atrapalhar) é que ela ignora fatos e eventos de histórias anteriores do próprio Miller (é um retcon)! NOTA: "MUITO BOM" [****]! Já a edição do "4F" engloba: "Fantastic Four" nº 192-200 (de Len Wein, George Pérez, e Keith Pollard). Uma boa sequência de histórias de uma fase intermediária do "4F" (posterior à Lee/Kirby e anterior à fase Byrne). Entre confrontos com vilões restolhos ("Fantasma Vermelho" e "El Diablo") o destaque fica por conta de uma épica batalha final contra o "Dr. Destino" (diversão garantida pra fãs da equipe)! NOTA: "BOM" [***]!

"Dreadstar" + "Campos de Batalha": 2 lançamentos da Mythos! "Dreadstar" é a obra-prima autoral de Jim Starlin (A Saga de Thanos) e este mega-encadernado traz as 12 primeiras histórias da revista mensal do último sobrevivente da Via Láctea! Mas ATENÇÃO: A Graphic Novel publicada pela Devir (A Odisséia da Metamorfose) NÃO faz parte desta edição, e recomendo que seja lida antes por ser igualmente uma ótima leitura cósmica! NOTA: "EXCELENTE" [*****]! E "Campos de Batalha" é a polêmica série: "Battlefields" de Garth Ennis (Preacher), que finalmente estreia no Brasil (era inédita por aqui). Trata-se de uma violenta HQ de guerra (com muito sangue, vísceras, torturas, abusos sexuais) em tom bastante realista e sem poupar o leitor dos piores horrores imagináveis (é barra-pesada). Mas guerra é a especialidade do autor e a narrativa é rica em detalhes e reconstituição histórica (ao mesmo tempo em que também é perturbadora)! NOTA: "MUITO BOM" [****]!

"Batman 66' - O Episódio Perdido":  A HQ se passa no universo do clássico (e carnavalesco) seriado de TV estrelado por Adam West. Esta edição (de Len Wein & García-Lopez) traz uma legítima "lenda urbana": O "Episódio Perdido" baseado num roteiro de Harlan Ellison (e nunca filmado). Clint Eastwood chegou a ser cotado pro papel de "Duas-Caras" na época! Pois bem, este é um material específico e indicado apenas pra fãs e simpatizantes do seriado de TV (é o meu caso). A trama é bem "bobinha", com diálogos superficiais, vilões caricatos, e situações de comédia pastelão (Robin escorregando em cartuchos de bala). Mas pode ser uma diversão saudável e curiosa pra quem curte o estilo (é um gibi da "Feira da Fruta", rs). Os extras trazem a HQ reprisada com traço no nanquim e um farto material sobre o seriado! A minha avaliação é baixa por questões técnicas (citadas acima), mas achei que valeu a pena adquirir esta edição! NOTA: "REGULAR" [**]!
"Astro City 5 - Heróis Locais" + "Hellblazer - Infernal 8: O Filho do Homem": O Vol. 5 de "Astro City" (uma das minhas leituras favoritas) traz a inédita mini-série em 5 partes: "Heróis Locais" (as editoras anteriores - Devir e Pixel - pararam de publicar a série antes de chegar nessa saga). E mais uma vez a trama é um primor de equilíbrio entre a fantasia de um universo de super-heróis e o realismo emocionante de pessoas comuns que convivem nesse mesmo universo e que também podem ser HERÓIS mesmo sem super-poderes. A edição é um "tijolo" com cerca de 260 pág (mais do que a Panini anunciou) e traz ainda outras histórias fechadas e muitos extras! NOTA: "EXCELENTE" [*****]! E Garth Ennis está de volta à série: "Hellblazer" na edição FINAL da fase "INFERNAL". Na verdade, o autor já havia encerrado a sua participação no Vol. 7, mas passados alguns anos de afastamento ele retornou neste Vol. 8 (saga já publicada pela Brainstore em 5 partes). Tem seus momentos divertidos e situações bizarras, mas a fase anterior era bem superior em todos os aspectos! NOTA: "BOM" [***]!

"Homem-Aranha - Nunca Mais" + "Homem-Aranha 10 - Aranhaverso": A ed. de capa-preta da Salvat traz a fase de Stan Lee & John Romita, mas peca por ter pulado justamente o arco em 3 partes que traria a 1º aparição de "Rino" e "Mary Jane" (e que saiu pela última vez no Brasil em "Maiores Clássicos do Aranha" Vol. 1). A ed. da Salvat traz: "Amazing Spider-Man" nº 44-50 (todas as histórias - tirando apenas a do "Shocker" - republicadas pela Panini em "CHM do Aranha" Vol. 3, 5, 6, e 9). Pra quem já tem as ed. da "CHM", esta da Salvat será apenas mais um amontoado de repetécos!NOTA: "BOM" [***]! Agora esse "Aranhaverso", acho que é o gibi mais chato que eu li nos últimos meses. A ideia de misturar "aranhas" de diversas realidades é pra lá de manjada (acho que foi plagiada diretamente do desenho animado anos 90). Confusa e com diálogos pouco inspirados, o pior foi o clichê do herói no final revivendo aquela lavagem cerebral de "Grandes Poderes" e recuperando sua auto-estima com essa frase (pela milionésima vez)! NOTA: "RUIM" [*]! 

"Homem-Animal 3 - Deus Ex-Machina": Eu nunca tinha lido essa consagrada HQ de Grant Morrison... Mas eu imaginava que era coisa boa diante de tantas críticas positivas e referências de público e crítica. De fato, li as 3 ed. da Panini em um curto espaço de tempo e achei um dos melhores trabalhos do autor (que geralmente não está entre os meus preferidos). A série é um exercício de criatividade e imaginação, estrelada por um herói diferente do "normal" (que defende a fauna mundial e combate aqueles que tentam destruí-la de forma a tentar compreender essas ações e motivações). As "viagens" e "pirações" do autor estão presentes aqui e misturam até mesmo a meta-linguagem (chegando a romper a barreira existente entre os personagens do gibi, os leitores, e o próprio autor - Sim, Morrison aparece sendo ele mesmo na HQ). A série toda eu achei bastante linear e satisfatória! NOTA: "MUITO BOM" [****]!    
HA+3b.jpg (299×460)
Até+
PS: E já estão à venda (em LINKS secretos) mais 2 Miniaturas "Especiais" da Marvel e DC (Eaglemoss): "ODIN" e "Cara-de-Barro" (cliquem nos nomes)! E a Mythos anunciou um NOVO encadernado do "JUÍZ DREDD: AMÉRICA" (capa-dura, 168 pág, R$ 69,90): Mais detalhes semana que vem aqui no blog! 
sub.png (599×495)
Créditos;)  Leo Radd http://submundo-hq.blogspot.com.br/2016/05/review-demolidor-dreadstar-homem-animal.html

Nenhum comentário: