domingo, 24 de julho de 2016

Submundo HQ N°85 : "NICK FURY - Agente da S.H.I.E.L.D." (Vol. 2): A Arte Psicodélica de Jim Steranko...

Nick+Fury+2.jpg (397×605)
"Nick Fury - Agente da S.H.I.E.L.D." (Vol. 2)... Republica a fase áurea de Jim Steranko à frente do personagem (disparada a fase mais emblemática e icônica na trajetória de "Nick Fury")!

A CAPA desta edição (acima) já prenuncia o estilo psicodélico da arte de Steranko que o leitor encontrará também em cada quadrinho e pág-dupla das histórias: Sim, a sensação é quase "alucinógena" (LSD puro, rs)!

Confira abaixo (e não deixe de ler também a matéria anterior com o Vol. 1): 
"Fury, Nick Fury"... Bem que o "Agente da Shield" poderia se apresentar dessa forma também (igual ao "James Bond") pois na fase Steranko, o estilo "007" torna-se ainda mais forte e onipresente em cada história e cena. É como se o gibi "respirasse" a própria essência das grandes aventuras de ação e espionagem dos anos 60 (e não fica devendo nada pros melhores filmes e livros do gênero)! Belas mulheres, espiões disfarçados, traições, conspirações, vilões com sede de poder querendo dominar o mundo, armas de destruição em massa, sexo, cigarro, e bebidas destiladas sendo consumidas em profusão (um drink após o outro)!

Tudo isso É o "Nick Fury" de Steranko... E essa fase gloriosa do personagem começou na edição anterior e tem sua CONCLUSÃO aqui, com a publicação das HQs originais:"Strange Tales" nº 163-168 e "Nick Fury: Agente da S.H.I.E.L.D." nº 1-5! É importante ler o Vol. 1 antes, pois este 2º continua com o "Fury" enfrentando o "Garra Amarela" (vilão surgido na ed. anterior) e prossegue com a 1º aparição do misterioso: "Scorpio"(que guarda um segredo inesperado pro Fury)! Todas essas histórias foram produzidas entre 1967 e 1968!

As sequências de ação desenhadas por Steranko são visualmente muito ricas em detalhes e movimento (a imagem abaixo - de uma pág dupla - não me deixa mentir)! Os leitores brasileiros acompanharam essa fase no mix das revistas do "Homem-Aranha" e "Heróis da TV" da Abril (em numeração baixa) além da raríssima revista própria do "Nick Fury" pela Editora Trieste (em 1969)! Sou suspeito pra falar desta fase do Steranko, já que a mesma figurou no meu "TOP 100" de HQs favoritas de todos os tempos (uma seleta lista reservada apenas pra gibis que eu considero - particularmente - "EXCELENTES")! Até+
sub.png (599×495)
Créditos;)  Leo Radd http://submundo-hq.blogspot.com.br/2016/06/nick-fury-agente-da-shield-vol-2-arte.html

Nenhum comentário: