domingo, 14 de agosto de 2016

Arquivos Turma da Mônica N°492 - Tina: HQ "Emergência! Emergência!"

_MN_1_%281987%29.jpg (522×730)
"Dia dos Pais chegando e então em homenagem mostro uma história com a Tina falando sem parar no telefone para o desespero do seu pai. Com 5 páginas no total, foi publicada em 'Mônica Nº 1' (Ed. Globo, 1987).

Nela, Tina está falando no telefone e o pai dela fica de olho não gostando da filha o tempo todo falando. Ele espera no sofá e vê que fica mais de meia hora no telefone. Quando Tina desliga, ele vai cobrar que aquela era a terceira ligação do dia e pergunta se ela sabe quanto está custando cada ligação.
Tina_HQ_Emergencia_Emergencia+%281%29.jpg (504×730)
Tina responde que não falava com sua amiga Clarissa há meses. O pai diz que agora só quer que ela use o telefone em caso de emergência porque o dinheiro dele não é água. Foi só o pai ir à cozinha beber água que Tina volta a telefonar. Ele chama a atenção de novo e Tina diz que é um caso de emergência porque ela tem que passar uma matéria par ao Rolo da prova que ele vai ter. Só que eram 15 páginas de matéria.

O pai, inconformado com isso, vai assistir televisão até ela terminar a conversa. Quando ele volta, Tina ainda está falando no telefone, dando receita de bolo. Ele até pensa que era para o Rolo, mas Tina diz que é pra amiga Lu que recebeu convidados de última hora e e não sabe o que preparar. Enquanto ela ensina como faz o recheio, o pai só fica pensando no dinheiro voando.
Tina_HQ_Emergencia_Emergencia+%282%29.jpg (499×730)
Assim que Tina desliga, trata logo de telefonar para o Jaiminho, seu namorado. O pai fica uma fera e pergunta se desde quando namorar por telefone é uma emergência. Tina diz para o pai dar um tempo porque faz 3 dias que ela não fala com o Jaiminho e sente falta dele. Depois de 40 minutos ela acaba de falar com  o namorado e avisa ao pai que acabaram-se os telefonemas de hoje.

O pai reclama que os papinhos dela vai custar uma nota no final do mês e ordena que telefone agora só pra emergência de verdade. Aí, de repente toca a campainha e era o carteiro entregando a conta de telefone. Quando o pai vê que o valor foi um absurdo acaba desmaiando de susto com a conta na mão e só resta a Tina telefonar mais uma vez para telefonista passar para o pronto-socorro para o seu pai porque era uma emergência, terminando assim.
Tina_HQ_Emergencia_Emergencia+%283%29.jpg (489×730)
Uma história muito legal com a Tina perturbando seu pai. Mostra uma típica adolescente dos anos 80 que fica horas no telefone, sem se importar com o valor da conta. Hoje em dia se fizessem história assim o veículo seria diferente porque os jovens ficam horas no celular ou na internet, mas de qualquer forma os pais têm gastos com gasto de celular. Na época o telefone era cobrado por pulso, e, não por minutos, aí cada pulso correspondia a um valor. 
Tina_HQ_Emergencia_Emergencia+%284%29.jpg (491×730)
Nessa história a Tina tem até uma personalidade meio diferente do que tinha. Normalmente, ela com Pipa, Zecão e Rolo ela servia de conciliadora, era quem resolvia os problemas dos seus amigos. Já nas suas histórias solo ela não era muito certinha e ficava às volta com o seu namorado Jaime ou perturbando o seu pai ou a Vovoca. Naquela época, a Tina não tinha mãe o que eu achava o máximo para diferenciar dos outros personagens. na postagem a coloquei completa.
Tina_HQ_Emergencia_Emergencia+%285%29.jpg (478×730)
Os traços seguiram um estilo da época com contornos mais grossos e mais fofinhos, que tinham em algumas histórias da Tina e sua turma. Não foi o estilo padrão, apenas uma variada de traços para não seguir sempre o mesmo tipo de desenho, que variava de acordo com o desenhista, mas mesmo assim respeitando a essência do estilo padrão dos anos 80 da Tina com cabelos curtos até a cintura e de óculos. Hoje em dia o pai da Tina é desenhado magro e agora e se chama Seu Durval, mas na época ele não tinha nome e para seguir como era no texto só o chamei de pai da Tina.
arquivo.png (617×209)
Créditos;)  Marcos Alves http://arquivosturmadamonica.blogspot.com.br/2016/08/tina-hq-emergencia-emergencia.html

Nenhum comentário: