Capa de 'Cascão Nº 69' (Ed. Abril, 1985)
Em homenagem à Páscoa, compartilho uma história em que o Cascão ficou dentro de um ovo de Pascoa que o Cebolinha ia dar para a Mônica, causando muita confusão. Com 11 páginas no total, foi publicada em 'Cascão Nº 69' (Ed. Abril, 1985).
Cascão e Cebolinha correm da Mônica depois que o Cascão estraga mais um plano infalível. Cascão entra em um buraco de uma parede enquanto Cebolinha continua fugindo da Mônica.
Cascão fica aliviado por ter escapado, mas não contava que Mônica aparecesse de surpresa. Ela tenta pegá-lo do esconderijo, mas ele acaba caindo e vai parar em uma máquina em movimento. É descoberto que ele estava em uma fábrica de ovos de chocolate "Chocolatol" e ele cai em uma máquina que estavam produzindo os ovos. Ele acaba ficando dentro de um ovo produzido e é levado para ser comercializado em loja.
Enquanto isso, Cebolinha ainda está fugindo da Mônica e consegue despistá-la ao se esconder atras de uma árvore. Ele vê que a Mônica está muito furiosa dessa vez e resolve comprar um ovo de Páscoa para ela esquecer do plano infalível que fez. Cebolinha vai na loja e pega justamente o ovo que está o cascão dentro por ser o maior da loja.
No caminho, Cebolinha acha o ovo pesado e Cascão, dentro dele, acorda com o movimento, sem saber aonde estava e só percebe que o Cebolinha estava do lado de fora por estar cantando mal. Cascão logo percebe que está em uma estrutura de chocolate e pelo formato era um ovo de Páscoa, mas não sabe como foi parar lá.
Cascão tenta abrir o ovo fazendo corte com a sua "tampinha premiada". Quando faz o corte, ele vê a Mônica furiosa, com ela querendo saber como tem coragem de aparecer na casa dela depois do que aprontou. Cascão trata logo de fechar o ovo antes que o vejam. Mônica nem completa a frase e Cebolinha trata logo de falar que está dando um ovo de Páscoa de presente. E Cascão nervoso dentro, pensando que a Mônica vai arrebentar com eles e que não vai acalmá-la com um ovo de Páscoa.
Mônica agradece o Cebolinha pelo ovo de Páscoa e, gentilmente, o convida pra entrar na sua casa, acabando, assim, a raiva de repente. Cebolinha comemora que deu certo a sua ideia. No sofá, Mônica pergunta se o ovo é apra ela mesmo e Cebolinha diz que é como desculpas pelas besteiras que o Cascão aprontou com ela. Mônica e Cascão estranham que foi Cascão que aprontou.
Cebolinha causa discórdia, dizendo que não é ele quem bola todos os planos infalíveis, que é só um pobre inocente sempre envolvido pelo papo do Cascão, que se aproveita da sua ingenuidade e o usa contra ela. Diz que não faria mal nem a uma mosca e muito menos a uma menina tão charmosa como ela. Cascão fica com raiva, sai do ovo, pega o Sansão e bate na Mônica e joga o coelhinho na mão do Cebolinha para ela pensar que foi ele quem bateu.
Mônica quer satisfação do Cebolinha de primeiro dar o ovo e depois bate nela. Cebolinha diz que não foi e ela pergunta quem foi, já que só tem os 2 lá. Na distração dos 2, Cascão dá um tapa na cara do Cebolinha. ele pergunta por que deu tapa se não foi ele quem bateu e que vai pegar o ovo de volta. Na nova distração deles, Cascão imita a voz da Mônica dizendo que é para pegar o Sansão que caiu no chão. nessa hora, Cascão belisca a bunda da Mônica que vai parar no teto e ainda ele empurra o Cebolinha e faz cair no chão.
Mônica e Cebolinha ficam com muita raiva, agem como inimigos como gata e cachorro e avançam um no outro e brigam muito pelo que supostamente fizeram um com o outro. Na cozinha, Dona Luísa, mãe da Mônica, ouve o barulho e vai na sala conferir e Cascão diz que na opinião dele deviam comer chocolate porque estão fraquinhos, com os 2 nocauteados no chão, terminando assim.
Essa história é muito engraçada, uma situação foi puxando outra, dando um enredo muito bom. De um plano infalível fracassado, puxou do Cascão ficar dentro de um ovo de Páscoa, depois levou a discórdia dos seus amigos como vingança depois do Cebolinha inventar coisas a seu respeito. No final, acabaram se dando mal e não descobriram que era o Cascão que estava por trás disso tudo. Se quisessem podiam ter feito um final alternativo com eles descobrindo e o cascão se dando mal.E ainda fica a imaginação do leitor como foi o plano infalível fracassado.
Teve uma parte que o Cebolinha pensou certo, quando diz "incrível" e em outra pensou erado, quando disse "laiva" e "cala-de-pau", como prevalecia na época. Interessante também a marca do do ovo de Páscoa Chocolatol, eram bem criativos com os nomes. Um detalhe que a história deve ter sido criada antes do Sansão ter ganhado o nome do concurso de 1983 e só foi publicada naquela edição de 1985, já que o tempo todo o chamam de "coelho", "coelhinho".
Os traços muito bons e caprichados. bem típicos dos anos 80. Na postagem a coloquei completa. Na capa do gibi, apesar de fazer piadinha, acabaram citando o nome da história de abertura nela. Outra curiosidade que essa história nunca foi republicada té hoje, podia ter sido em algum almanaque do Cascão a partir de 1995, o que não aconteceu. Então, se torna uma história rara e só quem tem ou teve esse gibi que a conhece.
Créditos;) Marcos Alves > http://arquivosturmadamonica.blogspot.com.br/2017/04/hq-cascao-de-pascoa.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário