domingo, 23 de abril de 2017

Submundo HQ N°153 : Berni Wrightson (R.I.P.): Que Descanse em Paz...

Monstro_Raizes_1.jpg (700×1070)
Uma triste e inesperada notícia marcou o último final de semana(23/03/2017) no mundo dos quadrinhos... A morte de Bernie Wrightson (1948-2017)!

Nesta matéria especial em tributo ao artista, veremos algumas imagens de HQs e ilustrações assinadas por ele: "Frankenstein", "Monstro do Pântano - Raízes", "Hulk & Coisa" (Graphic Novel), "Homem-Aranha - Marandi" (Graphic Novel), "Batman Vs. Aliens", etc... Além de um pouco de sua trajetória nos quadrinhos!
Confira abaixo ("Submundo" de LUTO):
Bernie Wrightson... Era um dos monstros sagrados das HQs, e de "monstros" ele entendia melhor que ninguém. Afinal, ele criou o "Monstro do Pântano" junto com o escritor Len Wein: Em um material clássico de 1972, republicado pela Panini recentemente em: "Monstro do Pântano - Raízes" (coleção em 2 Vol - famosa pelo atraso de 3 anos entre uma edição e outra)! Mas o elemental da DC não foi o único monstro na carreira de Bernie Wrightson, o artista se especializou pra valer no gênero de terror e criaturas horrendas, fazendo delas uma verdadeira "marca" em seu trabalho!

Sua maior obra-prima (artisticamente falando)... Foram as ilustrações em P&B pra adaptação em HQ (na verdade um LIVRO ilustrado) do "Frankenstein - de Mary Shelley": Encadernado numa ed. primorosa pela Mythos (em formato gigante e capa em tecido). Um trabalho espetacular e riquíssimo em detalhes (como comprovam as imagem acima - as 2 em P&B que postei)! O artista também assinou 2 famosas Graphic Novels da Marvel: "Hulk & Coisa" (uma das minhas HQs favoritas de todos os tempos) e "Homem-Aranha - Marandi" (envolvido com monstros de outra dimensão)!
bw+10.jpg (620×400)
"Batman - O Messias" e o crossover: "Batman X Aliens" (publicado aqui pela Mythos) foram outros destaques (com o morcego) na carreira de Wrightson, da mesma forma que várias histórias de terror pra "Cripta" (Eerie) e revistas tipo: "Casa do Mistério" e "Casa dos Segredos" (da DC). Ele também criou pra "Heavy Metal" o "Cap. Sternn" (um escroto arrogante que aparece no desenho animado: "Universo em Fantasia"). Entre seus trabalhos menos populares está a fase do "Justiceiro-Anjo"! Infelizmente, o artista não atuava com muita frequência no ramo das HQs e deixou uma obra significativa, porém: não muito extensa! Ele se foi no domingo, dia 19: Aos 68 anos, após uma luta contra um câncer no cérebro! Que descanse em paz!  Até+
Submundo.jpg (611 × 452)
Créditos;) Leo Radd  http://submundo-hq.blogspot.com.br/2017/03/berni-wrightson-rip-descanse-em-paz.html

Nenhum comentário: