"Editoras Nacionais".... É uma série de matérias que resgatam a trajetória (com pontos altos e baixos) das editoras de quadrinhos mais influentes do mercado brasileiro. Já relembramos aqui a "EBAL" (numa postagem de 2 partes - em 2014) e a "BLOCH"(também dividida em 2 partes - em 2015): Agora é a vez da RGE (Rio Gráfica Editora)!
Nesta 1º Parte... Veremos o surgimento da RGE, várias capas clássicas que marcaram época, e diversas curiosidades sobre o período de maior ascensão da editora (final da década de 70 e início dos 80)!
Confira abaixo (e não perca a "Parte 2" desta viagem pelo "Túnel do Tempo", rs):
A RGE (Rio Gráfica Editora)... Foi fundada em 1952 por Roberto Marinho como parte integrante das Organizações Globo (a corporação na qual se inclui também a Rede Globo de televisão). Porém, o nome "Globo" não podia aparecer por já estar sendo utilizado por uma editora/livraria aqui do sul do país: A "Livraria do Globo" (hoje já falida e substituída por uma loja Renner - mais uma filial entre tantas - no centro da capital gaúcha). Assim, o jeito era manter o nome: "RGE" mesmo (somente em 1986, após uma negociação onde a tal livraria foi comprada, é que a RGE passou finalmente a se chamar: Editora Globo)!
Em seu início na década de 50 a 60, a RGE publicava várias revistas com personagens de tiras de jornal ou HQs de faroeste: bang-bang (gênero que vivia seu auge nesse período em todas as mídias - principalmente o cinema e a TV). Títulos como: "Fantasma"(O Espírito-Que-Anda), "Mandrake", "Flash Gordon", "Recruta Zero", "Cavaleiro Negro", "Riquinho", "Brucutú", "Dick Tracy", "Ferdinando", "Jim das Selvas", "Nick Holmes", "Pafúncio", "Popeye", e vários outros (alguns até já esquecidos pelas novas gerações)!
O "Recruta Zero", por exemplo, teve sua melhor fase de publicações no mercado nacional pelas mãos da RGE: Sua revista mensal durou quase 300 edições (292 pra ser mais exato) entre 1962 e 1986, sem contar inúmeros "Almanaques" e "Superalmanaques" (além do "Hiper Zero": Almanacão de 200 pág). As publicações nessa linha de humor tinham outros bons representantes pela RGE também: "Mortadelo & Salaminho" (que durou 91 edições em formatinho) e o "Condorito" (que infelizmente durou apenas 12 edições - e era muito divertido)!
Na década de 70... A RGE assistia o apogeu da Era dos Super-Heróis nos gibis da concorrência: EBAL e BLOCH dominavam os universos Marvel e DC, ofuscando os personagens de tiras e outros gêneros. Assim, a editora entrou no jogo também e em 1979 adquiria os direitos pra publicação de alguns títulos da Marvel: "Homem-Aranha", "Hulk", "X-Men", e "Os 4 Fantásticos" (tradução que eu sempre achei mais impactante do que "quarteto"). Vários outros heróis Marvel de 2º e 3º escalão (na época) foram parar numa revista-mix: O "Almanaque Marvel" (que trazia: "NOVA", "Mulher-Aranha", "Demolidor", e uns tais de "X-Men" - que a molecada chamava de: "Xis-Mêin", rs)!
O restante do Universo Marvel ("Vingadores", "Conan", "Cap. América", "Thor", "Homem de Ferro", e "Surfista") era publicado pela Editora Abril (só que isso é assunto pra futura coluna sobre a Abril, é claro)... Mas a RGE emplacou sem querer os tais "X-Men", que ninguém conhecia direito e logo acertou em cheio o paladar dos leitores, a ponto da equipe ter estrelado SOZINHA 3 edições do "Almanaque do Hulk" (nº 7 a 9)! Nessas alturas, as revistas mensais do "Aranha" e "Hulk" eram os carros-chefe da linha Marvel na RGE (falarei mais dessas 2 revistas na "Parte 2" da matéria)!
Mas nem só de humor, tirinhas, e heróis fantasiados vivia a RGE... A editora liderava o gênero TERROR com a revista: "Kripta" (que durou 60 edições e alguns "especiais"). A "Kripta" era em formatinho P&B e trazia material tirado principalmente da "EERIE" americana (que teve 4 Vol. publicados pela Mythos). A "Krypta" teve alguns filhotes pelo caminho: "Vampirella" (que ganhou um especial em formatão) e a "3º Geração": Revista que durou apenas 6 edições e trazia HQs e matérias sobre discos-voadores e outros assuntos do tipo (era assinada por grandes nomes da Marvel: Buscema, Pérez, e até Frank Miller)! Até+
PS: E pra quem perdeu (ou quiser relembrar) as matérias anteriores desta coluna sobre "Editoras Nacionais", Aí vão os LINKS: "EBAL" ("Parte 1") e ("Parte 2")... e "BLOCH" ("Parte 1") e ("Parte 2")! Depois das 2 partes da "RGE", as futuras colunas serão sobre: "Abril" e "Panini"!
Créditos;) Leo Radd > http://submundo-hq.blogspot.com.br/2017/05/editoras-nacionais-rge-parte-1-aranhas.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário