segunda-feira, 7 de maio de 2018

Socializando HQ N°124 - Tio Patinhas n° 634!

30516283_1630308173723936_5752840364910182400_n+%281%29.png (528×748)
Tio Patinhas n° 634 é uma publicação da Abril Jovem, de Abril de 2018, contém 84 páginas ao todo (incluindo capas e contracapas) e traz o preço na capa de R$ 6,90 (seis reais e noventa centavos). Esta postagem é um "review", ou seja, um relato das minhas impressões e opiniões diante do conteúdo da revista. Não sou muito bom em esconder fatos, mas tentarei não dar muitos "spoilers", porém, se se preferir não saber de nada, já aviso que é melhor deixar a postagem agora mesmo.


Começo dizendo que adoro os quadrinhos Disney, mas, por uma questão de espaço e grana, não compro tudo o que é produzido, senão eu não teria mais lugar para dormir em casa, pois os gibis consumiriam tudo, então, acabo sempre escolhendo quais edições obter e também dou um jeitinho para que eu ganhe algumas, pois, assim, economizo meu dinheiro que já é tão pouco, mal dá para as necessidades mais básicas. Às vezes dá certo, como foi agora: ganhei a revista do Tio Patinhas e do Mickey. 

Esta edição do Patinhas tem uma capa bem bacana com as bruxas à espreita e um cenário sombrio. A HQ de abertura faz jus à capa, pois trata-e de uma aventura onde a Maga Patalójika convoca as bruxas amigas para tomarem a moeda n° 1 do Patinhas.

A história é bem legal e dinâmica, evolui sem enrolar e tem a participação do Donald, Huguinho, Zezinho, Luisinho e Gastão. Sim! Gastão aposta com Donald como ele não consegue permanecer um tempo no interior de uma construção de estilo medieval nada convidativa. Curiosamente, as bruxas farão uma breve visita àquele mesmo local.

A próxima HQ tem a participação do Urtigão. Nós, leitores veteranos, sabemos bem que é comum o caipira interagir com os patos e que isso já rendeu ótimas histórias. A diferença é que agora trata-se da versão italiana do personagem e somente o Patinhas é que dá as caras.
20180412_190106.jpg (640×487)
"Pistas do Klondike" é a HQ que mais gostei por ter os elementos clássicos das aventuras do Patinhas: sua busca histórica por dinheiro, Dora Cintilante e seu bar, um malfeitor agindo na menor oportunidade e um gigantesco urso que acabou sendo de muita serventia ao Patinhas. Ela tem argumento e roteiro de Knut Kaerum e desenhos fabulosos de Arild Midthun. Cara! Eu amo essas HQs que não são do eixo mais característico das produções italianas. Os desenhos são muito bem feitos e as ideias condizem bem com a personalidade dos personagens. Muitas dessas produções acabam sendo colocadas como HQs secundárias, mas eu gosto muito, a ponto de considerá-las até melhores do que as ditas principais. 

"Aprendendo a Dirigir" é exatamente o estilo consagrado de HQs Disney italianas ao qual me referi no parágrafo anterior: leve, divertido e com situações exageradas. A arte é bastante estilizada, o que proporciona maior sensação de movimento entre os quadros. É bem interessante esse estilo italiano, desde que o roteiro esteja à altura também. Neste caso, ela serviu como HQ de término da edição. Na minha opinião, seria uma boa HQ de miolo, pois tem o intuito de divertir sem apresentar nada sério. Tio Patinhas fica sem o seu faz-tudo Batista e vê-se obrigado a dirigir seu próprio carrão de luxo, mas ele já não exerce essa atividade há tanto tempo que acabou esquecendo-se das manhas. Então ele vê um anúncio de uma auto-escola oferecendo cinco aulas grátis e resolve contratar os serviços "para ontem". O professor é ninguém menos que o Peninha, o seu sobrinho atrapalhado. A HQ lembrou-me bastante dos bons tempos das produções brasileiras do Peninha. A diferença é que eu certamente riria muito mais se ela fosse brasileira. Mas esta produção italiana é bem divertida também e os desenhos são um show.

A seguir, o índice de todas as histórias e o que achei:

A QUADRILHA DAS BRUXAS - gostei
O CLUBE DOS RECLAMÕES - gostei
O DESAFIO DE FANTOMIUS - não li
PISTAS DO KLONDIKE - gostei
APRENDENDO A DIRIGIR - gostei

Eu as selecionaria assim:

A QUADRILHA DAS BRUXAS
PISTAS DO KLONDIKE
APRENDENDO A DIRIGIR
O CLUBE DOS RECLAMÕES
O DESAFIO DE FANTOMIUS

Na próxima postagem, o "review" será do Mickey. 

Até breve, pessoal!
Fabiano Caldeira.
soc.png (619×250)
Créditos ;) Fabiano Caldeira  - https://socializandohq.blogspot.com.br/2018/04/tio-patinhas-n-634.html

Nenhum comentário: