terça-feira, 8 de maio de 2018

Socializando HQ N°125 - Mickey e a Odisseia Mambembe!

30515896_1630310557057031_3196859405270253568_n.png (528×748)
"A Odisseia Mambembe" foi publicada na revista do Mickey n° 908, pela Abril Jovem em Abril de 2018, com 52 páginas no total (incluindo capas, contracapas, publicidades, propagandas dos Ducktales...) e o preço de capa a R$ 4,90 (quatro reais e noventa centavos), ou seja, por aproximadamente cinco reais levamos para casa uma ótima fonte de lazer e diversão. 

A HQ em si não ocupa toda a revista. Ela contém 34 páginas, roteiro de Tito Faraci e desenhos/arte-final de Marco Gervasio - dois grandes nomes do que há de melhor na produção italiana dos quadrinhos Disney.

A trama já começa com Mickey preso com João Bafo-de-Onça e eles executam uma fuga bem sucedida. Um cerco é providenciado, fazendo com que nossos amados personagens optem pelo primeiro esconderijo que veem pela frente: uma turma de atores de rua. Um senhor que se  diz responsável pelo grupo teatral diz que precisa de gente para o espetáculo de Homero e sua maior obra: "Odisseia". Sem muita alternativa para escaparem da polícia, Bafo e Mickey topam a empreitada e dão ao espetáculo um tom bastante humorístico, deixando a plateia surpreendida e até gostando do diferencial. Na verdade, muitos imprevistos vão acontecendo e o povo apenas pensa que fazia parte do espetáculo. O enredo vai evoluindo para um desfecho previsto e com uma explicação aos mais exigentes: "Por que o Mickey estava como bandido ao lado do Bafo, até mesmo na prisão?" 

Trata-se de uma aventura que superou minhas expectativas, pois foi uma leitura agradável e de fácil entendimento, com referências reais sobre Homero e sua "Odisseia", boas dosagens no dinamismo e humor inteligente para as circunstâncias. Não sei como anda o entendimento de cada leitor, mas eu percebi que a própria história foi uma adaptação velada da mensagem principal da obra de Homero, com Mickey e Bafo encarando vários cenários e dificuldades a fim de concretizarem seu objetivo, que era o de voltarem para casa. A companhia teatral, seus respectivos papeis e tudo o que foi se sucedendo foram uma bela representação de situações inusitadas as quais não conseguiam entendimento, então não as dominavam. 
20180412_190106.jpg (640×487)
Esses artistas dos quadrinhos da Disney merecem, com toda a certeza, uma premiação especial, pois esta já não é a primeira vez que produzem historinhas tão legais e interessantes usando de certas doses de referências reais. Uma noite de premiação anual (ou bianual) daria todo o reconhecimento que eles  merecem. E que bom que suas obras são bem consumidas e admiradas ao longo da Europa. 

"Um Dia Negro Para Minnie" e "Chapéu Pré-Histórico" são duas HQs posteriores que cumprem o propósito de preencher as páginas da revista. São legais. Apenas ficaram ofuscadas pela HQ principal. 

Tanto nesta revista como na do Patinhas (que falei na postagem anterior) há seção de recados dos leitores, porém, não há nenhum nome que conheço lá, por isso não falei nada. A Abril adora comunicar-se com seus leitores e sempre pede para que mandem seus recados de forma fácil via e-mail ou até mesmo em comentários na página oficial do facebook. As melhores mensagens são publicadas nessas seções. Em média, demora cerca de 3 a 5 edições para o recado sair. Se você mandar uma mensagem agora, provavelmente, a verá publicada daqui há 3 meses ou um pouco mais. 

Os meios mais fáceis para mandar um recado:

soc.png (619×250)
Créditos ;) Fabiano Caldeira  - https://socializandohq.blogspot.com.br/2018/04/mickey-e-odisseia-mambembe.html

Nenhum comentário: