quinta-feira, 3 de janeiro de 2019

Arquivos Turma da Mônica N°687 - Turma da Mônica e Liga da Justica: Resenha dos gibis!

Nas bancas as edições "Nº 44" da Turma da Mônica, além de 'Turma da Mônica Jovem Nº 25' e 'Nº 26' da Editora Panini, com o grande encontro da Turma da Mônica e Liga da Justiça. Eu havia feito uma postagem falando uma visão geral dos gibis de dezembro de 2018 com essa parceria da MSP com a DC e agora nessa postagem faço uma resenha mais detalhada de cada gibi individualmente que eu comprei.

Era até pra eu já ter postado antes, mas a distribuição da Panini é horrorosa e como sempre custou a chegar os gibis por aqui. As revistas dos 5 principais só chegaram no dia 17 de dezembro e a "Turma da Mônica" só dia 21 de dezembro. Tem os que reclamam que até assinatura custam a chegar, imagine os gibis de bancas. Quem foi na Comic Con Experience 2018 (CCXP) teve os gibis de forma exclusiva no evento, antes de todo mundo.

Não chegaram os gibis com as capas variantes do Cascão com Aquaman do filme nem as de formato  americano. Pelo visto foram edições exclusivas para a CCXP e tenha em algumas livrarias. É possível comprar essas edições individualmente ou o box de 120 reais, reunindo os 19 gibis, incluindo suas capas variantes, no site oficial da Editora Panini.
Todos os gibis principais seguem o estilo padrão que vem sendo, com os mesmos preços e número de páginas dos gibis atuais (R$ 5,00 os de formato canoa com 68 páginas e R$ 6,00 os de lombada com 84 páginas) e conteúdo com os péssimos traços e letras de PC . Cada capa teve um cabeçalho amarelo padronizado frisando esse encontro e pra ter destaque que são revistas especiais e o personagem ao lado do logotipo fantasiado de algum super-herói da Liga da Justiça. As capas no geral ficaram bonitas, principalmente a do Cebolinha, só não gostei a do Cascão, ficou como uma montagem com o Cascão e Aquaman em planos diferentes, como se tivesse inserido uma imagem já pronta do Cascão nela. A capa variante ainda ficou melhor, mas ainda assim menos legal de todas.

Só as histórias de abertura que são relacionadas ao encontro da Turma da Mônica com os super-heróis da Liga da Justiça, variando entre 28 a 34 páginas cada história, dependendo do gibi, e as suas capas com alusão a essas histórias de aberturas. Foram histórias só com os heróis da Liga da Justiça, assim tiveram histórias com o Superman, Mulher Maravilha, Batman, Lanterna Verde, Aquaman e Flash. A proposta foi mostrar os heróis da Liga da Justiça em forma oficial se unindo a Turma da Mônica contra o mal ou o mesmo objetivo, desenhados da forma oficial e sem nomes parodiados.
Já as de miolo segue o estilo padrão atual. Chama a atenção dos gibis com muitas histórias de 1 ou 2 páginas, uma atrás da outra, só para comportar uma média de 10 histórias por gibi. Fica estranho assim, uma história de abertura longa e outras bem curtas só para preencher o gibi e não ficar praticamente história única nos gibis. Uma ou outra de 1 página é legal, agora gibi quase todo é ruim.

As histórias de Natal ficaram no miolo ou no encerramento de cada gibi, tendo 1 ou 2 histórias natalinas dependendo do gibi. Isso para não passar em branco o Natal nos gibis, pois eles fazem questão de todo ano ter Natal nos gibis. E os passatempos também tiveram temas natalinos. Mais uma vez não teve histórias de Ano Novo.
A seguir mostro cada gibi individualmente:


Mônica - "O plano infalível e a lanterna verde" - Escrita por Paulo Back e com 32 páginas no total, Cebolinha consegue a lanterna do Lanterna Verde ao bolar um plano infalível e ainda faz com que o super-herói pense que a Mônica é uma vilã.

Um bom roteiro, foi divida em 3 partes e teve uma boa interação dos universos da MSP com a DC, teve até presença do Capitão Feio na terceira parte da história. Deu conta do recado. Os traços dos super-heróis apareceram tipo inseridos em outro plano, parecendo carimbo, como se tivesse desenhado os heróis separadamente e depois copiou e colou na cena. Ficaram muitos distantes dos personagens da Turma da Mônica durante a história. E teve umas caretas dos personagens que ficam a desejar.
Trecho da HQ "O plano infalível e a lanterna verde" 
Esse gibi teve 11 histórias no total, incluindo tirinha, com histórias com secundários do Jeremias, Penadinho e Do Contra. Jeremias, inclusive, com história solo depois de muito tempo em  "O boné voador" em que o boné dele voa com uma ventania e ele passa sufoco pra pegar de volta. O cabelo dele ficou estranho com esses traços de PC.

De destaque, teve a história "Insubstituível" com a Turma do Penadinho, a história do Museu Nacional do Rio de Janeiro que foi incendiado em 7 de setembro de 2018. Escrita pelo Flavio Teixeira, foi uma homenagem ao Museu de 200 anos. Teve uma divulgação na internet nas redes sociais assim que o Museu foi incendiado, mas só saiu agora porque os gibis tem uma antecedência para serem feitos.

A história é legal, com 6 páginas, mostrando algumas obras históricas que foram parar no cemitério do Penadinho depois do incêndio. Teve um erro de encadernação da editora com a segunda e terceira páginas (páginas 50 e 51 do gibi) ficarem invertidas e, com isso, tem que ler a página 51 antes da 50 para ter uma compreensão melhor.
Trecho da HQ "Insubstituível"
A história de Natal ficou no encerramento. Em "O acidente de Natal", de 10 páginas, Mônica ajuda o Papai Noel a levantar o trenó após ter caído ao lançar o Sansão no alto. O roteiro foi bom. Desenhos horrorosos e decadentes, tudo digital e sem vida que desanima a leitura.
Trecho da HQ "O acidente de Natal"
Cebolinha - "Eu trabalho sozinho" - Escrita por Carlos Estefan e com 28 páginas no total, Bruce Wayner vai prestigiar o lançamento do novo ginásio do bairro do Limoeiro. Arlequina sequestra a Marina e Batman quer salvá-la sozinho, mas não conta que Cebolinha, Cascão e Mônica quererem ajudá-lo na missão.

Muito boa essa história, os personagens contrariando o Batman e querer ajudar na missão e ainda disputando quem dos três vai ser o melhor ajudante foi uma boa sacada. Os traços foram bem desenhados também.
Trecho da HQ "Eu trabalho sozinho"
O gibi teve 10 histórias, sendo que com secundários com Rolo, Dona Morte, Maria Cebolinha, Bidu e Penadinho. Com isso, poucas histórias solo do Cebolinha dessa vez. 

Teve 2 histórias de Natal, ambas com Cebolinha. Uma no miolo, "Um Natal muito Louco", de 6 páginas, com o Louco aprontando com ele no Natal, deixando passar várias datas festivas do ano como Páscoa, Dia das Mães, etc. A outra foi no encerramento de 8 páginas, com título "Não lembraram de mim", uma referencia ao filme "Esqueceram de Mim", com Cebolinha e Dudu e ensinando como arrumar quarto de uma forma divertida.
Trecho da HQ "Um Natal muito louco"
Chico Bento - "Esperança" - Escrita por Carlos Estefan e 28 páginas no total, Superman e Mulher-Maravilha resolvem tirar férias em Vila Abobrinha, sendo que o Chico Bento está passando problemas sérios no sítio.

Essa história ficou bacana, mostrando o Superman e Mulher-Maravilha em busca de um lugar pacífico  para fugir do egoísmo e do ódio na Terra. Legal ver o contraste os super-heróis voltados com a simplicidade do Chico Bento e as coisas da roça e ainda foi bem emocionante  a mensagem que ela transmite em si.

O que estragou foram os traços, que ficaram péssimos, feios demais, parecendo um carimbo, com desenhos prontos e inseridos na cena, onde encaixa melhor nas cenas, um copiar/colar o tempo todo. Constrangedor.
Trecho da HQ "Esperança"
O gibi teve 10 histórias, com uma curiosidade de que teve 3 histórias com a Turma da Mata. Histórias de secundários foram apenas com esse núcleo. Aí uma protagonizada pelo Coelho Caolho com um crossover do Chico Bento no final e as outras 2 foram com a dupla Rita Najura e Jotalhão cada uma. As 2 primeiras, uma atrás da outra. E ainda teve uma presença da Turma da Mata em 1 quadrinho na história do Chico "Cortando caminho" de 2 páginas, mostrando também presença do Papa-Capim e Piteco, únicas aparições deles nesse gibi.

O gibi termina com a história de Natal "O presente de presente", com 9 páginas, com o primo Zeca recebendo uma lição do tempo passar depressa ao reclamar que só vai receber o seu presente de Natal em casa na noite de Natal, com uma bonita mensagem no final.
Trecho da HQ "O presente de presente"
Cascão - "O mestre dos mares" - Escrita por Edson Itaborahy e 28 páginas no total, o Aquaman teve seu tridente que dá poderes roubado pelo vilão Cúmulus e Cascão resolve ajudar o super-herói a recuperar seu tridente.

A história no geral foi boa, um encontro inusitado do Cascão logo com o Aquaman, podia ter uma dedicação maior mais para o final, dava para desenvolver mais. Não gostei da parte do Cascão enchendo e carregando baldes d'água, não tinha necessidade nenhuma. Fora que o Aquaman nem usou a água dos baldes depois, só encheção de linguiça e para colocarem o Cascão com contato direto com água, apesar de não ter se molhado. Os desenhos até que não ficaram ruins nessa.
Trecho da HQ "O mestre dos mares"
O gibi teve 6 histórias no total, com secundários só com Turma do Penadinho, 2 história com eles. Até que nesse gibi foram poucas histórias curtas de 1 a 3 páginas, diferente dos outros gibis do mês, resultando assim menos histórias no gibi

Foram 2 histórias de Natal, uma com a Turma do Penadinho com o título "Natal assombrado", com 11 páginas, em que o Frank se passa pelo Papai Noel já que ele nunca vai ao cemitério no Natal, e só dá "presentes de grego" para os seus amigos do cemitério. Até que gostei que finalmente teve história de Natal com secundários, já que nos últimos anos basicamente são histórias natalinas só coma  Turma da Mônica na abertura.

A outra de Natal foi a de encerramento com o Cascão, de 10 páginas. Em "De volta para o Natal", Cascão pede para o Franjinha para viajar no passado, precisamente no dia anterior, durante a noite de Natal para consertar um erro que fez com os pais durante o Natal. Uma boa mensagem no final, como de costume nos gibis atuais.
Trecho da HQ "De volta para o Natal"
Magali  - "Muita fome para muita velocidade" - Escrita por Paulo Back e com 34 páginas no total, Mingau e os gatos do bairro do Limoeiro somem misteriosamente e o Flash ajuda a Magali a recuperar seu gatinho, além dos outros gatos da região.

A história foi divida em 2 partes, sendo que a primeira foi mais simples e a segunda parte teve fôlego melhor e mais atrativa com a Mulher-Gato, Coringa e Batman. Os traços é que ficaram a desejar muito, muitas caretas que não contradiz com história e deixando a Magali irreconhecível, parecendo um monstro em certos momentos.
Trecho da HQ "Muita fome para muita velocidade"
O gibi teve 10 histórias no total, com secundários com Dudu, Turma do Penadinho (2) e Astronauta. Várias histórias de 1 ou 2 páginas, uma atrás da outra,  mais que o normal, ficando estranho assim. É bom um equilíbrio de histórias mais longas de 4 em diante com essas mais curtas, estilo como foi no gibi do Cascão. Pelo menos as curtas da Magali envolveram comida, já que ultimamente nem assim ela fala mais de comida.

De destaque, teve a história "Nomes", de 4 páginas, marcando a a estreia do personagem Binho, um menino negro na faixa etária de 5 anos de idade, a mesma do Dudu. Nela, Binho ajuda o Dudu a dar nomes nos bonecos deles. A MSP está criando um núcleo de uma família de personagens negros e esse garoto foi um deles. Provavelmente, receberam reclamações que a Turma da Mônica não tem personagens negros atuais, com exceção do Jeremias, então resolveram criar essa família de personagens negros.
Trecho da HQ "Nomes"
A protagonista desse núcleo será a menina Milena, que vem aparecendo em algumas capas e propagandas da turma, mas história até agora foi só uma de 1 página em 'Mônica Nº 42' , de 2018, bem apagada e sem alarde nenhum, e que vai ter uma história oficial e digna de estreia e apresentação de personagens em 'Turma da Mônica Nº 45', em janeiro de 2019.
Propaganda com a Milena, tirada de 'Magali Nº 44'
A história de Natal dessa 'Magali Nº 44', foi a de encerramento. Com o título "Uma ceia surpresa para a mamãe", com 10 páginas, Magali, seu pai Carlito e Dudu resolvem fazer uma surpresa para a Dona Lili, mãe da Magali, preparando uma ceia de Natal sozinhos, mas acaba dando muita confusão.
Trecho da HQ "Uma ceia surpresa para a mamãe"
Turma da Mônica - "O Niver" - Escrita por Flavio Teixeira e 32 páginas no total, o Superman está fazendo aniversário e a convida a turma para comemorar na sua casa na Fortaleza da Solidão, mas não contavam com o ataque do Mongul, um dos arqui-inimigos do Superman.

Uma história bem interessante essa, mostra vários momentos clássicos da trajetória o Superman com os heróis da Liga da Justiça. Tem um estilo de roteiro de "Clássicos do Cinema", incluindo os personagens vestidos de super-heróis, só que com a diferença que tem a presença dos heróis contracenando com eles e não apenas os personagens interpretando os heróis como em "Clássicos". Traços bacanas nessa história e bem detalhados.
Trecho da HQ "O Niver"
O gibi tem 8 histórias no total, sendo que secundários com Tina, Astronauta, Anjinho e Penadinho. Nesse título, nem considero eles como secundários, já que dá ideia de que a turma toda seja protagonista, ter um mix de histórias de qualquer núcleo. Bastante histórias de 1 ou 2 páginas pra encher linguiça.

A história de natal foi a de encerramento "O nascimento de Jesus", de 10 páginas, com a turma encenado uma peça de teatro com o nascimento de Jesus e apresentada pela Marina. Lembra bastante a história "Natal rural", de 'Chico Bento Nº 180' (Ed. Globo, 1993), aí foi como uma história semelhante, só que protagonizada pela Turma da Mônica.
Trecho da HQ "O nascimento de Jesus"
Não comprei Turma da Mônica Jovem, então não tem resenha dessa. As de inglês e espanhol, "Monica and Friends" e "Mónica y sus amigos", respectivamente, são o mesmo conteúdo de 'Turma da Mônica Nº 44' e logicamente não comprei . E as de formato americano são mesmo conteúdo das mensais, só que com capa e tamanhos diferentes das formatinhos, logo não comprei também.
No geral, as histórias de abertura foram boas, atingiram o objetivo de homenagear e promover bem a DC e os heróis da Liga da Justiça. Cada um com suas particularidades citadas na postagem. Os traços é que andam ruim, principalmente em histórias de miolo, alguns chegam a ser deprimentes. Na minha opinião, as melhores histórias de abertura, na ordem de preferência, foram: Cebolinha, Turma da Mônica, Chico Bento, Mônica, Cascão e Magali. Assim fica as dicas de compras de gibis nas bancas.
arquivo.png (617×209)
Créditos ;)  Marcos Alves - http://arquivosturmadamonica.blogspot.com/2018/12/turma-da-monica-e-liga-da-justica-resenha-dos-gibis.html

Nenhum comentário: