Ontem aconteceu o lindo evento de lançamento das hqs Disney pela Quadrinhos Culturama, quando fomos presenteados com as edições zero dos 5 títulos que estão sendo lançados.
Muito legal conhecer mais sobre a estratégia de distribuição - muito mais capilarizada e alcançando pontos de venda menos tradicionais porém que fazem todo o sentido, como lojas de desconto e supermercados, algo que acredito muito - Muito sucesso à Culturama e aos quadrinhos Disney.
Eu já fiz minha assinatura, e você?
Muito legal conhecer mais sobre a estratégia de distribuição - muito mais capilarizada e alcançando pontos de venda menos tradicionais porém que fazem todo o sentido, como lojas de desconto e supermercados, algo que acredito muito - Muito sucesso à Culturama e aos quadrinhos Disney.
Eu já fiz minha assinatura, e você?
Agora comandando a iniciativa da nova fase dos gibis na editora Culturama. Os cinco títulos mensais terão a numeração zerada, mas o expediente indicará o número sequencial clássico da publicação no Brasil.
Muito trabalho e amor em cada página! Nasceram nossos Gibis Disney!
A Editora Culturama é a nova responsável pela publicação das histórias em quadrinhos mensais da Disney no Brasil. A empresa vai publicar, em um primeiro momento, cinco revistas, todas com aventuras inéditas. Entre os personagens principais estão Mickey, Minnie, Donald, Tio Patinhas, Pateta, Margarida, Peninha, entre outros.
As primeiras revistas começam a ser comercializadas em março e iniciarão do número 0. “Pensamos em zerar as edições, pois queremos marcar esse novo momento pelo qual as HQ’s estão passando. Sabemos que esse produto tem uma tradição e não vamos acabar com isso. Convidamos o Paulo Maffia, ex-editor da Abril, para fazer parte da equipe, pois ele tem conhecimento e experiência. Nossa ideia é manter os pontos positivos das revistas que eram produzidas e acertar os pontos negativos”, afirma Fabio Hoffmann, diretor da Culturama.
No futuro, a editora pretende ter uma produção própria de histórias em quadrinhos Disney. “Hoje, a maioria das histórias vem da Itália e da Dinamarca, por isso, estamos analisando a possibilidade de criar roteiros aqui no Brasil, principalmente do Zé Carioca, que é um personagem muito querido pelo público” acrescenta Hoffmann.
Sobre as edições colecionáveis em capa dura, que eram produzidas anteriormente, Hoffmann esclarece que esse tipo de produto não está contemplado no contrato firmado com a Disney. “Temos algumas ideias além das revistas mensais, mas tudo precisa ser aprovado previamente”.
Distribuição
A ideia da Culturama é distribuir as revistas em bancas, papelarias, lojas de preço único, bazares, supermercados e outros. “O modelo de negócio da Culturama é arrojado e nossa parceria com a Disney deu certo por isso. Sempre focamos nesses mercados porque eles são o futuro das publicações no Brasil”, explica Hoffmann.
A empresa acredita que os quadrinhos devem ser acessíveis para todos. “Vamos atender as bancas, mas as revistas estarão disponíveis em outros pontos de venda. Acreditamos que os fãs e apaixonados por quadrinhos gostariam que o produto estivesse presente em toda a parte para atrair novos leitores. O modelo antigo de distribuição enfrentava dificuldades e tivemos que encontrar uma alternativa”, afirma Hoffmann.
A Culturama
A Culturama é uma editora de livros que atua em diferentes mercados, como papelarias, bazares, livrarias, atacados, supermercados, lojas de preço único e grandes redes de varejo.
A grande missão da empresa é permitir que qualquer pessoa tenha condições de adquirir um livro. Há 15 anos no mercado, a Culturama já editou centenas de publicações entre títulos próprios e licenciados. Nesse tempo, a editora teve um crescimento gradual e planejado.
O primeiro contrato com a Disney foi firmado no final de 2015 e os resultados foram surpreendentes. Desde lá, a Culturama conseguiu as licenças de Marvel, Star Wars e agora as histórias em quadrinhos.
Há mais de 5 anos, a equipe da empresa visita feiras internacionais de livros para adquirir conhecimento e, em 2018 participou como expositora da Feira do Livro Infantil de Bolonha (Itália) e da Feira do Livro de Frankfurt (Alemanha), o maior evento do segmento.
Também em 2018, a empresa começou a exportar seus produtos para outros países. A empresa possui 40 funcionários e, no ano que passou, vendeu mais de 12 milhões de livros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário