sexta-feira, 10 de janeiro de 2020

Arquivos Turma da Mônica N°784 - HQ "Bidu em greve"

Em setembro de 1989, há exatos 30 anos, o Bidu fez uma greve porque a Magali ganhou revista própria e não ele. Compartilho nessa postagem essa história, que teve 4 páginas e publicada em 'Cascão Nº 70' (Ed. Globo, 1989).
Começa o Bidu parado e com olhos fechados na história, percebe os leitores olhando e aí ele pergunta o que estão esperando e conta que não tem história porque está em greve. Manfredo pergunta por que está em greve e Bidu conta que está cheio de não ter o trabalho reconhecido, logo ele que é o personagem mais versátil do Mauricio, pode interpretar tudo, sem contar que usa e abusa do nonsense e Mauricio dá uma revistinha para a Magali, só porque a comilona é inspirada na filha dele.

Manfredo fala que vai ter história sim. Bidu pensa que era ele e que ia substitui-lo e Manfredo diz que é o Bugu, que saúda a mãe, falando que é a grande chance dele. Bidu reclama de colocar o canastrão no lugar dele e Manfredo diz que o show não pode parar. Bugu fala que se agradar pode ganhar uma historinha só dele, 

Bidu pergunta se o Bugu se contenta só com uma história e ele diz que porque aí ele põe nas revistas da Mônica, Cebolinha, Cascão, Magali e Chico, ganha a simpatia do público e talvez ganhe uma revista só para ele e chama o Bidu de mãe. Bidu fala que a história é dele, Bugu pergunta sobre a greve. Bidu acaba com a greve e dá um chute no Bugu expulsando da história. No final, Bidu faz as pazes com Mauricio escrevendo bem grande em uma página inteira que ama o Mauricio.

Essa história é bem simples e bem bolada, eram muito divertidas essas histórias de metalinguagem do Bidu Da época que a Magali ganhou revista própria, mostra o Bidu em greve sem querer fazer a história só porque a Magali ganhou uma revista só dela e  ele não. Mistura inveja e ciúme do Bidu da Magali, pois para ele, quem merecia ter uma revista era ele por causa do seu talento versátil. Só desiste da greve ao ver que o Bugu iria substitui-lo na história e ele tem medo de perder seu espaço para o Bugu.

Engraçado ele achar que Magali teve revista porque foi inspirada na filha do Mauricio. Brinca com o ciúme dos personagens por que a Magali ganhou uma revista e dá uma reflexão de qual personagem mereceria ter uma revista também, será que daria certo se tivesse um gibi do Bidu nas bancas. Mostra também a confirmação do Bidu se incomodar e expulsar o Bugu das histórias por causa de inveja e por medo do Bugu ser melhor que ele e ganhar a preferência dos leitores. O final foi bem interessante com Bidu deixando seu amor pelo Mauricio em 1 quadrinho inteiro. 

Ela ensina também aproveitar as pequenas oportunidades para subir na vida. No caso, o Bugu ia aproveitar a oportunidade da greve do Bidu pra ter uma história nos gibis dos personagens principais e á medida que os leitores aceitassem, ele podia ter uma revista só dele, que foi o que aconteceu  com a Magali e o que poderia acontecer com o Bidu. Traços muito bons, típico dos anos 80.

Curiosamente, antes dessa história, o Bidu até teve gibi próprio entre 1960 e 1961 lançados na Editora Continental em 8 edições e ainda teve um almanaque pela Editora Abril em 1981. Depois disso, o que Bidu ganhou de título próprio foram alguns gibizinhos em 1991 e 1992, um "Coleção Um Tema Só Nº 23" em 1999, quando completou 40 anos de criação e 'Almanaque Bidu e Mingau' pela Editora Panini entre 2009 a 2014. História legal de relembrar há exatos 30 anos.

Créditos ;)  Marcos Alves: http://arquivosturmadamonica.blogspot.com/2019/09/hq-bidu-em-greve.html

Nenhum comentário: