quinta-feira, 16 de janeiro de 2020

Arquivos Turma da Mônica N°786 - Jotalhão: HQ "Memória de elefante"

Mostro ma história em que teve o mistério de qual motivo o Jotalhão colocou um laço na sua tromba e não se lembrar da coisa que tinha que lembrar. Foi publicada em 'Gibizinho da Turma da Mata Nº 19' (Ed. Globo, 1992).

Com 15 páginas no formato gibizinho, começa com o Jotalhão arrasado, que não acredita, é ridículo, é a vergonha dos elefantes. Raposão chega e pergunta o que acontece e Jotalhão responde que colocou um laço na tromba para lembrar alguma coisa e não lembra o que era.

Rita Najura chega e Jotalhão diz que lembrou que era do encontro que teria com ela. Rita fica feliz por ele ter lembrado, mas o encontro será só semana que vem. Em seguida, Jotalhão vê o Tarugo e fala que pensou que ia esquecer. Tarugo fica assustado e entrega o dinheiro que estava devendo ao Jotalhão e ainda diz que memória de elefante é fogo. Na verdade, Jotalhão pensava que era ele quem estava devendo ao Tarugo quando o abordou.

Jotalhão fica irritado por não saber o que o laço quer dizer, o que ele tem que lembrar. Raposão tenta acalmá-lo, falando para esquecer isso e aí Jotalhão fica brabo e envolve a tromba no pescoço do Raposão, que se desculpa foi força de expressão. Jotalhão lembra de algo e joga o Raposão no chão e vai até a toca do se compadre Coelho Caolho, achando que tinha que levar seus afilhados para passear. Raposão diz que Coelho Caolho e as crianças saíram de férias e Jotalhão não se lembrava.

Jotalhão fica desesperado por não se lembrar de nada, fala que está caducando e começa a chorar. Raposão tenta animá-lo, falando que é melhor ir para casa relaxar, vai ver que o que esqueceu não é tão importante assim, talvez não tenha nada para lembrar e que esteja caducando mesmo. Jotalhão olha brabo para ele e Raposão desconversa, falando que foi nada.

Quando chega em casa, Jotalhão pede para Raposão ligar a luz. Ele diz que já ligou e Jotalhão acha que esqueceu de pagar a conta de luz e Raposão o lembra que ele não tem energia elétrica e a luz da caverna é fogueira. Jotalhão finalmente lembra que o laço não era para lembrar alguma coisa, era o cadarço do tênis dele que lavou e colocou na tromba para secar. Raposão fica furioso e coloca um laço gigante na tromba do Jotalhão para ele se lembrar de não esquecer mais nada, terminando assim.

Essa história é bem legal, do nada o Jotalhão esquece por que deixou aquele laço na tromba e sem querer acabou desvendando outros esquecimentos dele em relação a seus amigos, o que não era normal para um elefante, e acabou que era só um cadarço de tênis que havia deixado na tromba para secar.

Engraçado ver que o Jotalhão esqueceu que o Tarugo estava devendo dinheiro para ele, que esqueceu que o seu compadre Coelho Caolho viajou com os filhos e achar que não pagou conta de luz e sequer tinha luz elétrica na sua toca e o Raposão achar que ele estava caducando por casa de tanto esquecimento.

A história brinca com a memória de elefante, já que tem boa capacidade de armazenar informações e que originou a expressão de fulano ter memória de lembrança, que são aqueles que não se esquecem de nada. Com isso, a história fez o oposto, fazendo com que o Jotalhão não se lembre de nada, sendo a vergonha dos elefantes.

Os traços muito bons, bem clássicos dos anosa 90. Na postagem coloquei completa.No gibizinho ela ocupou 15 páginas, mas se fosse em gibi normal e adaptando o formato daria umas 5 páginas mais ou menos se colocassem 8 quadros por página. Não foi a história de abertura, foi a de encerramento desse gibizinho, por isso a capa não aparecendo o Jotalhão e fazendo uma piada bem criativa em cima da história de abertura do Raposão com insônia.

Para saber mais detalhes da série "Gibizinhos", entre AQUI e AQUI.

Créditos ;)  Marcos Alves: 
http://arquivosturmadamonica.blogspot.com/2019/10/jotalhao-hq-memoria-de-elefante.html

Nenhum comentário: