Compartilho uma história em que a Tina não consegue dormir na noite da véspera de uma prova importante de vestibular. Com 8 páginas, foi publicada em 'Mônica Nº 52' (Ed. Globo, 1991).
Nela, Tina está estudando para a prova até tarde, quando para para tomar banho e dormir. Depois do banho, ela vai para a cama, se revira de um lado par ao outro e não consegue dormir, mesmo estando cansada. Ela vai até a cozinha, toma um chá quente e volta para a cama.
Nela, Tina está estudando para a prova até tarde, quando para para tomar banho e dormir. Depois do banho, ela vai para a cama, se revira de um lado par ao outro e não consegue dormir, mesmo estando cansada. Ela vai até a cozinha, toma um chá quente e volta para a cama.
Ela comenta que não tem motivo para se preocupar, a prova está fácil, logaritmo está na ponta da língua, História geral, Química e as fórmulas de Física e fica memorizando as fórmulas. Com isso, o sono não vem e reclama que tem que pensar em outra coisa e relaxar. Ela lê um livro e logo depois tenta dormir de novo. Fica se martelando que precisa dormir porque senão estará um caco amanhã na prova e como não consegue dar um berro, que acaba acordando a Vovoca no outro quarto.
Vovoca corre até o quarto da Tina e pergunta o que aconteceu e Tina, aos prantos, fala para ajudá-la, pois não consegue dormir. Vovoca diz que Tina está um pouco nervosa é para relaxar e se acalmar e pensar em coisas agradáveis como no namorado Jaime e no vestido que ela queria comprar. Tina volta para cama, lembra que havia brigado com o Jaime por ela se atrasado no encontro deles e que o vestido estava um absurdo de caro e aí que não consegue dormir mesmo.
Tina telefona para Pipa as 2 da manhã, pedindo ajuda, já tentou de tudo. Pipa, sonolenta, pergunta se ela não experimentou fechar os olhos. Tina fala que a Pipa fala muito e queria que chateasse bastante falando para dar sono nela. Pipa desliga o telefone na cara e Tina reclama que ela é mal criada. As da manhã ainda estava acordada, falando que está abandonada à própria sorte, que er ao fim e o narrador avisa que ainda tinha uma página.
No dia seguinte, Vovoca leva um café para a Tina, mas ela já estava de pé desde ontem e um caco, pois não conseguiu dormir. Ela faz a prova e depois vai para casa, falando que acha que se deu bem e que agora só quer saber de dormir até o sabe ro resultado. Só que no final, ela acaba não conseguindo dormir da mesma forma, já que o resultado da prova sai amanhã e preocupada de saber se foi bem ou mal na prova.
História muito legal com a Tina sem conseguir dormir preocupada com a prova da faculdade e acaba sem dormir da mesma forma preocupada com o resultado da prova. Aborda o tema de insônia, um problema muito frequente no cotidiano das pessoas, com muito bom humor. Procurou mostrar que preocupações e problemas causam insônia e com estudantes fazer uma prova ou saber o resultado da prova tira o sono de qualquer um. Mostrou também alternativas pra conseguir dormir bem, como tomar chá, esquecer dos problemas e lembrar de coisas boas, mas no caso da Tina a preocupação era tão grande que nada resolveu.
Engraçado ver a Tina se revirando na cama, tomando chá pra tentar dormir e até telefonar para Pipa para dar sono com os papos chatos dela. Foi praticamente um monólogo da Tina, pelo menos a metade da história foi só ela tentando dormir, depois que ainda presença da Vovoca e da Pipa. legal também a interação do narrador avisando que ainda tinha 1 página de história quando a Tina fala que era o fim.
A partir de 1991, as características da Tina mudaram. Enquanto que nos anos 80 ela apenas fazia papel de conciliadora, dar conselhos e resolver os problemas dos seus amigos, agora ela passou a ter histórias mais próprias, com temas mais ligados aos adolescentes e jovens até então, passou a ser a gostosona com todos os homens caindo a seus pés, além de ter seus próprios conflitos amorosos com seus namorados. Nos anos 80 até tinha uma vez ou outra homens dando em cima dela, mas bem raro e ela sempre dava fora neles por ser fiel ao Jaime. Ficou frequente mesmo histórias assim nos anos 90..
Falando nisso, nessa história teve a presença do Jaime, mesmo que só em pensamento brigando com a Tina, mas vê que era sinal que eles ainda eram namorados. Jaime ainda chegou a aparecer no final da história "Palavras Cruzadas" de 'Gibizinho da Tina Nº 2' de 1991 como namorado dela e depois disso ele passou a ficar no limbo do esquecimento e a Tina passou a ter um namorado diferente a cada história ou pretendentes a namorados conforme roteiros da shistórias para seguir o estilo gostosona. Legal também ver a Vovoca na história, a Tina não tinha mãe na época e a Vovoca exercia essa função maternal nas histórias dando um ar mais humorada. Só nos anos 2000 que a Tina passou a ter mãe nas histórias.
Os traços sensacionais, com a Tina sensualíssima e detalhes nos enquadramentos dos quadrinhos bem diferentes. A partir de 1991 mudaram os traços dela, embora era bonita nos anos 80 com os cabelos curtos até os ombros, mas nos anos 90 a ordem era sensualizar a personagem para deixar gostosona mesmo e encaixar mais nos roteiros das histórias aí passaram a colocar a tina com com cabelos compridos, pernas e barriga de fora e bem sexy. Na época pessoas de todas as idades liam gibis e queriam agradar também os adolescentes e até adultos que liam os gibis. Hoje em dia, até poderia aprovar o roteiro dessa história, apesar de insônia não ser um tema infantil, mas provavelmente traços assim não fariam atualmente. A palavra "Droga!" seria mudada hoje em dia, pois é proibida nos gibis atuais.
Créditos ;) Marcos Alves: http://arquivosturmadamonica.blogspot.com/2019/11/tina-hq-quero-dormir.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário