Selecionar 10 das MELHORES capas de gibis ao longo de um ano não é uma tarefa fácil...(05/01/2020) pois entre as TONELADAS de HQs lançadas em 2019, imagens clássicas (de artistas saudosos e consagrados) se misturam com artes mais modernas (igualmente bonitas e atrativas pra uma capa de gibi):
"Homem-Aranha - Primeiros Passos", "O Imortal Hulk", "A Espada Selvagem de Conan", "As Muitas Mortes de Batman", "X-O Manowar - Soldado", e Mais...
Confira abaixo a minha seleção (pessoal) de CAPAS favoritas:
Selecionar apenas 10 entre centenas de capas legais que tivemos no ano passado... é uma tarefa ingrata, pois muitas capas bonitas tiveram que ficar de fora desta lista final de "TOP 10". Posso garantir, contudo, que me deixei guiar exclusivamente pelo gosto pessoal mesmo, já que não estabeleci maiores critérios de escolha e misturei TUDO na seleção: Desde capas de HQs clássicas (de encadernados que saíram em 2019 contendo material antigo) até capas de HQs modernas (que eu achei chamativas e atrativas), VALE TUDO aqui: Do clássico ao contemporâneo!
Começo este "TOP 10" com um COMBO TRIPLO de Alex Ross (de "Marvels" e "Reino do Amanhã"), disparado um dos melhores capistas da atualidade... Sim, tentei não monopolizar muito esta lista com material demais do mesmo artista, mas não teve jeito, o Ross emplacou 3 das capas mais bonitas do ano passado em: "Homem-Aranha - Primeiros Passos", "O Imortal Hulk", e "Cap. América" Nº 1 (todas dignas de figurar em POSTERS na parede do meu escritório, rs)!
"A Espada Selvagem de Conan"... Não poderia ficar de fora em nenhuma listagem que se preze de melhores capas. Afinal, a coleção (que terá 75 Vol. ao todo) já começa com uma belíssima e impactante capa de Boris Vallejo, artista famoso também por seu trabalho na revista: "Heavy Metal". Tivemos 8 edições da "ESC" lançadas em 2019, todas com capas espetaculares, mas selecionei aqui a capa do Vol. 1 mesmo, que é a minha preferida entre essas 8 primeiras edições e representa bem o estilo "bárbaro" do universo fantástico do Cimério!
"As Muitas Mortes de Batman"... Tem uma impactante capa assinada por John Byrne, com diversos corpos fantasiados de "Batman" num necrotério. Essa mesma capa já havia sido publicada pela Editora Abril em 1990, no nº 2 da revista mensal do morcego (em formato americano)! Ainda na DC, escolhi a capa do "Lanterna Verde" nº 1: A estreia da fase Grant Morrison, com arte de capa de Liam Sharp - Artista muito criticado nos anos 90 pela sua passagem no título do "Hulk" (alguns leitores não gostavam do estilo da arte dele - mas eu sempre curti). Essa capa do "Lanterna" me remete à um período mais "Era de Bronze" (anos 70/80) das histórias dele, e por isso: Foi incluída na lista!
A "CHM do Hulk" Vol. 9... É pura ação e adrenalina numa única imagem: Só pela capa, já passa aquela empolgação no leitor em querer desbravar o conteúdo e assistir a porradaria que a cena promete (e, de fato, a promessa é cumprida: Essa fase do Hulk é bem "nervosa" mesmo, rs - Vale muito a pena)! A Salvat Vermelha comparece nesta listagem também, com o "Homem-Máquina": Uma capa espetacular do REI Kirby, com o "X-51" quase em 3-D (praticamente querendo SAIR do desenho - Essa característica tridimensional foi marca registrada de Jack Kirby ao longo de sua carreira, com muitas capas em que os personagens apontam pra fora dos quadros em direção ao leitor)!
E por FIM... "X-O Manowar - Soldado", tem uma capa que exalta o espírito sci-fi de aventura e fantasia (lembra até aqueles cartazes antigos de "Guerra nas Estrelas"). Uma bela imagem mesmo dessa nova fase do carro-chefe da linha Valiant (agora publicada no Brasil pela Editoira Jambô)! E "TEX Coleção" nº 473, encerra este "TOP 10" em grande estilo: Com uma imagem desoladora (de Cláudio Villa) mostrando a MORTE numa composição de arte e beleza fúnebre (uma obra-prima da melancolia)! Até+
Créditos:) Leo Radd: http://submundo-hq.blogspot.com/2020/01/top-10-as-melhores-capas-de-hqs-em-2019.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário