domingo, 5 de julho de 2020

Submundo HQ N°308 - "FALCON": O "Piloto Azul" (de 1979) é Relançado 40 ANOS Depois...

30/04/2020 - "Falcon" foi o brinquedo favorito da infância de muitos tiozões quarentões/cinquentões de hoje em dia (EU incluso - é claro, kkk)... Militar, Soldado, Aventureiro, Espião, Mergulhador, E PILOTO: Entre muitas outras características de ação e testosterona que poucos brinquedos já possuíram!

Assim, é com imenso saudosismo que noticio aqui a volta do "Piloto Azul"... Relançado pela Estrela (com tiragem limitada de 1200 peças e venda exclusiva no site) depois de 40 ANOS. A peça terá algumas modificações em relação ao original (a FOTO acima é da versão de 1979), e esta matéria falará sobre elas: Além de trazer outras curiosidades (inclusive sobre os protótipos INÉDITOS que nunca foram lançados no Brasil)!

Confira abaixo:








O 1º "Falcon" foi lançado pela Estrela em 1977 (baseado nos bonecos da série "G.I. Joe" - Aqui no Brasil: "Comandos em Ação") e se apresentava como sendo um militar usando roupa camuflada e espingarda. Logo se seguiram uma infinidade de cartelas com armas e acessórios de guerra (metralhadoras, granadas, revólveres e pistolas de todo tipo, e até mesmo uma trincheira). O lado aventureiro do herói passou a ganhar mais ênfase a partir daí, e vieram modelos de: "Mergulhador" (o "Escafandrista" foi relançado há 2 anos também), "Alpinista" (vinha uma águia junto), "Safári na Selva" (acompanhava um gorila e uma rede pra caçar o bicho, rs), "Paraquedista" (outro que foi relançado há pouco), e "Espião/Agente Secreto" (FOTO acima - com a famosa maleta). Nessa linha, saiu o "Piloto Azul" (em 1979) um dos primeiros da série "Olhos de Águia" (os olhos deixaram de ser fixos e passaram a se mexer com um mecanismo atrás da cabeça). E para o piloto, foi lançado em separado um helicóptero amarelo (pouco tempo depois relançado na cor preta também)!

Os anos 80 chegaram... E o "Falcon" entrou na famigerada (pra muitos) fase "Futurista" (eu, particularmente, adorava essa fase: Talvez por ser fã de sci-fi e pela pegada mais "Super-herói" que passou a ter). Ele continuava sendo um brinquedo bélico (só mudaram o visual armamentista - que passou a ser mais "moderno": com metralhadoras laser e coisas do tipo) e agora ganhava um VILÃO de peso: O "TORAK" (FOTO acima, em 3 versões diferentes - a 1º é a clássica e as outras 2 são releituras dos anos 90, um deles com uma bizarra cabeça-verde, kkk). Pra ajudar o herói, surgiu o "CONDOR" (numa das imagens acima tem a ORIGEM dele: O "Condor" era um "Falcon" que teve o rosto destruído pelo "Torak" e virou um cyborg). Entre os acessórios futuristas, o mais legal eram as MÁSCARAS (FOTO acima) de disfarces: Velho, Chinês, Francês, etc). O ÚLTIMO "Falcon" futurista lançado no Brasil vinha com um robozinho junto: O "ROBOY" (um "R2-D2" genérico, rs)!  

O sonho acabou em 1984 (com "Falcon & Roboy")... O AUGE do "Falcon" no Brasil durou apenas 7 anos - que foram o suficiente pra marcar toda uma geração e tornar o boneco um verdadeiro ícone da cultura pop. As 2 últimas FOTOS (logo acima) mostram os PROTÓTIPOS que nunca foram lançados no Brasil e que teriam sido os próximos futuristas: Um "Falcon" com arma que acendia uma luz, O "Laserman" (outro aliado cyborg parecido com o "Condor"), O "Triton" (vilão com detalhes em verde no uniforme), etc! Nos anos 90, a Estrela tentou relançar o "Falcon" por 2 vezes (em 94 e 99) com: "Clássicos Falcon" e "Força de Ataque" (ambas fracassos comerciais). Melhor êxito tiveram em 2017 (veja a matéria do "Submundo" neste: "LINK") na coleção atual que acabou de relançar o "Piloto Azul" (R$ 300): Que vem armado (Luger no coldre), mas deixa de ter "Olhos de Águia" e passa a ter olhos fixos. O zíper do uniforme agora é preto ao invés de branco ou azul como no original (teve os 2 tipos na época) e a bota é cano curto. Seja como for, tá valendo - Esse eu nunca tive na época (acima, uma bela arte promocional): Até+
Submundo.jpg (611 × 452)

Nenhum comentário: