A Devir lança (já em pré-venda) o 2º Vol. da "Biblioteca Will Eisner"...(03/06/2020) Com mais uma coletânea de Graphic Novels do autor/artista que dá nome ao consagrado "Prêmio Eisner" (pros melhores quadrinhos do mundo). A edição traz 4 HQs: "Assunto de Família", 'Um Sinal do Espaço", "Pequenos Milagres" e a graphic novel INÉDITA no Brasil: "Will Eisner Reader"!
Nesta matéria, vamos relembrar algumas das mais famosas e icônicas HQs e LIVROS de Will Eisner: "SPIRIT", "Um Contrato com Deus", "O Último Dia no Vietnã", "No Coração da Tempestade", "O Edifício", "Avenida Dropsie", "Nova York", "Narrativas Gráficas", e Muito Mais!
Confira abaixo:
Will Eisner... Foi um dos mais renomados e influentes criadores de HQs de todos os tempos, tendo deixado uma vasta bibliografia que se estendeu por mais de 70 ANOS (!) de carreira (ele morreu em 2005, aos 87 anos de idade). Começando cedo no ramo dos quadrinhos (em 1936), Eisner criou inúmeros personagens pra publicações da época e suplementos dominicais de jornais, sendo o mais famoso deles: O "Spirit" (de 1940), um detetive mascarado chamado Denny Colt, cujas histórias se destacavam pelos enquadramentos cinematográficos, efeitos de luz e sombra, e técnicas narrativas inovadoras, além de belas mulheres e um clima de policial noir. "Spirit" teve várias publicações no Brasil, desde o "Gibi" e o "Globo Juvenil" (anos 40-50), até revistas da RGE (na década de 70) e da obscura editora NG (capa acima, do nº 1 - de 1987) que durou poucas edições (apenas 6), além de uma revista pela Editora Abril (em 1990 - que durou 16 números e + um especial com tiras dos anos 40), outra pela Devir (com 8 números entre 1994-1995), e uma mini-coleção de 5 edições pela L&PM (com lombada quadrada) mas nunca ganhou, de fato, uma coleção definitiva encadernada: que compilasse a série completa (que é o sonho de consumo de muitos leitores - Eu incluso, é claro, rs). Em tempo, "Spirit" acabou de completar 80 ANOS!
Em 1978, Eisner populariza o termo "Graphic Novel" com a belíssima HQ: "Um Contrato com Deus" (republicada pela Devir no ano passado no Vol. 1 da "Biblioteca Will Eisner" - que traz, também, mais 2 HQs: "A Força da Vida" e "Avenida Dropsie")... Logo vieram mais graphic novels: "Um Sinal do Espaço" e "O Edifício" (ambas publicadas aqui pela Abril entre 1989 e 1991), a mini-série em 2 partes: "No Coração da Tempestade" (também pela Abril, em 1996 - e depois relançada pela Cia. das Letras em Vol. único em 2010), O "Último Dia no Vietnã" (pela Devir, em 2001), "O Nome do Jogo" (Devir, 2003), A polêmica: "O Complô - A História Secreta dos Protocolos dos Sábios do Sião" (Cia. das Letras, 2005), "O Sonhador" (Devir, 2007), "Nova York - A Vida na Grande Cidade" (Cia. das Letras, 2009), entre várias outras HQs de maior ou menor impacto comercial: "O Último Cavaleiro Andante" (1999), "A Baleia Branca" (1998), "A Princesa e o Sapo" (1998), "Fagin - O Judeu" (2005), e uma história curta na edição especial do "Escapista" (de 2010)!
Além de quadrinhos, Eisner também escreveu 2 LIVROS teóricos muito importantes: "Quadrinhos e a Arte Sequencial" (1985) e "Narrativas Gráficas" (1996)... Sem contar um livro (de Michael Schumacher - não confundir com a biba louca que dirigiu 2 filmes do "Batman", rs) sobre o próprio: "Will Eisner - Um Sonhador nos Quadrinhos" (capa acima)! Agora, a Devir lança: A "Biblioteca Will Eisner" Vol. 2 (em capa-dura, 416 pág, R$ 165 - na pré-venda da Amazon sai por R$ 123), contendo 4 HQs: "Assunto de Família", 'Um Sinal do Espaço", "Pequenos Milagres" e a graphic novel INÉDITA no Brasil: "Will Eisner Reader" (a versão exclusiva da Amazon traz uma sobrecapa - imagem acima, que abre esta postagem - e um diorama com personagens destacáveis das HQs pra montar sobre um cenário baseado na obra de Eisner). Infelizmente, parece que o projeto da Devir com a coleção: "Biblioteca Will Eisner", era de abranger apenas estes 2 encadernados. A se lamentar se for só isso mesmo, pois pra uma "Biblioteca" do autor era de se esperar, no mínimo, uma boa parte de sua obra encadernada. Espero que revejam esses planos e lancem MAIS material do Eisner dentro dessa coleção (vou bancar o "sonhador" também, rs)! Até+
Créditos:) Leo Radd: http://submundo-hq.blogspot.com/2020/06/biblioteca-will-eisner-vol-2-e-outras.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário