sexta-feira, 1 de julho de 2022

Arquivos Turma da Mônica N°1.056 - Chico Bento: HQ "Uma festa de verdade!"

Capa de 'Chico Bento Nº 324' (Ed, Globo, 1999)

Dia primeiro de julho é aniversário do Chico Bento e em homenagem mostro uma história em que Chico não pode ir na festa na roça porque estava com enchente na cidade e o primo Zeca organiza festa surpresa causando muita confusão. Com 13 páginas, foi publicada em 'Chico Bento Nº 324' (Ed. Globo, 1999).

Escrita por Emerson  Abreu, Chico Bento está na casa do primo Zeca e com raiva que chove sem parar e não pode voltar para roça justamente no seu aniversário, que terá feijoada lá e vai ficar ausente na sua própria festa. Zeca diz que sempre chove na cidade, é uma mania deles, e que o "homem do tempo" disse que todas as rodovias estão alagadas. Chico entende que é alargada e seria melhor para passar e Zeca explica que são alagadas, cheias de água.

Como não dá para o Chico ir para a roça, Zeca fala que já cuidou de tudo. Chico pensa que ele comprou um barco e Zeca fala que organizou uma festa-surpresa e surgem os pais dele, Seu Rodrigo e Dona Nilceia, dando Parabéns e presente. Zeca fala que ele vai ter uma festa de verdade, com bexigas, palhaços, bolo e brigadeiros, já encomendou tudo e só irem ao salão de festa do "Mec Pizza", que com carro chegam em "dois palitos". Só que no caminho tem engarrafamento enorme e ficam com carro parado e Chico reclama que são 2 palitos bem grandinhos.

 Zeca comenta o lado bom das coisas, que congestionamento em dia de chuva é uma tradição da cidade, é só cair o primeiro pingo d'água que o povo tem mania de sair de carro. É um dos momentos de paz que eles têm, quando eles podem pensar na vida e refletir sobre a existência deles, mas não passariam por tudo isso sem o "kit-chuvão" para curtir a chuva: travesseiros, cobertores, comida congelada, gibis e calendário por não saberem quanto tempo vão ficar lá.

Chico interrompe e diz que é aniversário dele e se ficarem lá vão perder a festança. Seu Rodrigo fala que se filhos e sobrinho quiserem, podem andando porque não sabe quanto tempo vai durar o engarrafamento e Zeca pega o "kit-enchente" com guarda-chuva, boia, óculos, nadadeiras, para poderem sair com segurança. 

Eles chegam no "Mec Pizza", Chico fica empolgado com a festa e vê uma menina assoprando vela do bolo no lugar dele. Chico avança no pessoal, brigando, e Zeca conta que essa festa era da menina e que a festa dele começa dentro de 15 minutos. Chico se desculpa pelo deslize e depois de 15 minutos, Zeca manda o pessoal da festa da Menina irem embora e deixarem os cajuzinhos que sobraram na mesa. Chico fica empolgado que sua festa já vai começar, esperando feijoada, churrasco e pé-de-moleque e Zeca fala que não é a roça, na cidade eles só comem bolo, refrigerante e brigadeiros, uma mania da cidade.

Chico nota que não tem convidados porque ficaram presos no engarrafamento e Chico traz de volta os convidados da festa da Menina. Zeca espera começar a diversão e aparece o palhaço Bobaldo Mec Pizza. Chico pensa que é o Chupa-Cabra e começa a agredir o palhaço, querendo dar cadeiradas nele e ficam correndo pelo salão. Chico pulando em cima do Bobaldo, espancando com a cadeira e o bolo cai na cabeça do Zeca e a festa dele, um fiasco.

Em seguida, aparecem os pais do Chico, os amigos e bichos da roça. Dona Cotinha conta que vieram de carona no barco do Nhô Lau, tinham ido ao prédio e o zelador falou que eles tinham vindo para lá. Nhô Lau leva goiabas para o Chico, Seu Bento traz feijoada. No final, todos comemoram a festa do Chico, tanto Zeca quanto família do Chico, amigos e bichos da roça, além dos convidados da festa da Menina e o palhaço Bobaldo Mec Pizza, com muita dança de viola e feijoada. Zeca acha loucura e a festa deles da hora e Chico fala que uma coisa que eles entendem é se divertir, é uma mania da roça.

Uma boa história  com Chico Bento  querendo ir para sua festa de aniversário  na roça, mas não  dava para ir por causa da enchente que  estava na cidade. Seu primo Zeca organiza festa em um salão e eles têm  dificuldade  de chegar por causa do engarrafamento.  Quando chegam, Chico arruma confusão,  mas teve final feliz com seus pais e amigos irem à  cidade para fazerem a festança  lá. 

História mostrou também  diferenças de festa na cidade e na roça, festa de rico e de pobre, ou seja, enquanto  na cidade comemoram em salão de festas com bolo, doces e palhaço,  na roça é regrada a churrasco e feijoada  e são mais felizes. Também serviu para mostrar problemas de enchente e engarrafamentos  nas grandes cidades, fazendo críticas com ironia através do Zeca romantizando engarrafamento em dia de chuva no seu discurso.

Seguiu o estilo de histórias  do Emerson com personagens  eufóricos,  discursando, fazendo piadas, com língua de fora ou com cara de surpresa e em posição e mãos inclinadas quando o outro  personagem  falava bobeira ou piada infame, além  de eles mais violentos, espancando os outros sem motivo real, como deslize deles.

Até que não foi uma história grande para os padrões que o Emerson gosta, ficou na medida. Gibis quinzenais não permitiam histórias grandes demais acima de 30 páginas e não gostavam de história única. Isso deve ter influenciado bastante de cancelarem gibis quinzenais para terem histórias mais longas na abertura. 

Foi legal a figuração da família da Magali na cena do engarrafamento, provavelmente querendo ir a um restaurante ou pizzaria ou algo do tipo, pela cara da Magali, e os detalhes de um elefante de pelúcia do Jotalhão em outro carro e camelô vendendo guarda-chuva automático no meio da chuva. Se Magali tivesse visto o Chico, bem que podia ir para a festa dele. 

Engraçado também Zeca assistindo Teletubbies na TV, desenho de grande sucesso em 1999, a citação à lenda do Chupa-Cabra, que começou em 1996 e ainda estava evidente na mídia em 1999, a referência a lanchonete MC Donalds, parodiado como "Mec Pizza" e o nome do palhaço "Ronald Mc Donalds", sendo parodiado como "Bobaldo Mec Pizza".

Não chega a ser incorreta pelo tema central, mas, sim, pela grande violência nela, como Chico brigando com as outras crianças no deslize dele de pensar que tinham tomado conta da festa dele e agredir o palhaço,  espancando. Emerson gostava de cenas assim de personagens  espancando os outros e não tem mais isso nos gibis. O Zeca falando bem de engarrafamento e a citação do Chupa-Cabra também não seriam bem aceitos atualmente. 

Os traços ficaram bons, legal que  não  teve caretas exageradas características das histórias do Emerson. Nos anos 1990 ainda não tinham tais caretas, no máximo  línguas de fora com frequência maior nas situações de outro personagem falar bobeira. Ainda assim, foram poucas línguas de fora dessa vez comparando com outras histórias dele da época, mas bastante cenas com personagens com cara e posições inclinadas de surpresa. A capa desse gibi, apesar de ser tema de aniversário, foi com piadinha com bichos parabenizando o Chico, mas não com alusão à história  de abertura.  Na Globo, costumavam muito fazer piadas de aniversário no lugar para seguir o estilo que gostavam. 

FELIZ ANIVERSÁRIO,  CHICO BENTO!!! 

Créditos ;) Marcos Alves: https://arquivosturmadamonica.blogspot.com/2022/07/chico-bento-hq-uma-festa-de-verdade.html

Nenhum comentário: