![]() |
Capa de 'Parque da Mônica Nº 99' (Ed. Globo, 2001) |
Mostro uma história em que o Cebolinha ajuda o Xaveco a namorar uma garota por quem estava apaixonado. Com 14 páginas, foi publicada em 'Parque da Mônica Nº 99' (Ed. Globo, 2001).
Escrita por Emerson Abreu, no Parque da Mônica, Cebolinha procura alguém para participar do seu novo plano infalível contra a Mônica, encontra o Xaveco, que pede silêncio porque ele está se escondendo, não da Mônica, mas da Bia, menina por quem está está apaixonado.
Cebolinha pergunta por que não vai falar com ela e Xaveco responde que não tem coragem e faria qualquer coisa se alguém ajudasse a conquistá-la. Cebolinha propõe ajudar se Xaveco participar do seu plano contra a Mônica. Xaveco dá gargalhada e debocha que logo Cebolinha que não ganha nenhuma menina quer ajudá-lo, mas aceita a ajuda.
Cebolinha produz o Xaveco para o primeiro encontro com a Bia, dizendo que é preciso uma minhoca suculenta para fisgar o maior peixe e Xaveco acha que tem que chamar a Bia para pescar. Cebolinha fala que é para chegar nela gentilmente e convidá-la para um passeio. Xaveco fala que vai chamar para dar um rolé no "Brinquedão" e Cebolinha diz que tem que comparar os olhos dela com as estrelas do céu e os cabelos com as ondas do mar, como uma poesia.
Nesse instante, Titi chama a Bia para dar um rolé no "Brinquedão", ela aceita na hora e ganha a garota, deixando Xaveco desolado que a perdeu. Só que logo em seguida, Aninha descobre a traição e taca bolinhas no Titi, deixando Bia desimpedida de novo. Xaveco tenta de novo conquistar a Bia, declama saltitante poesia de batatinha quando nasce, esparrama pelo chão, vê que ela sumiu e estava indo para a "Tumba do Penadinho".
Os meninos vão até lá, Xaveco se assusta com o Penadinho e depois encontram a Bia olhando a cena do Lobisomem apaixonado. Xaveco vai falar com ela, que diz que é bonitinho esse brinquedo. Xaveco acha muito romântico, mas se assusta com a transformação do Lobisomem e sai correndo desesperado da "Tumba do Penadinho", fazendo escândalo pelo Parque em cima do Cebolinha.
Depois, veem Bia indo para a piscina de bolinhas. Xaveco tropeça e cai em cima de um menino que estava lá. O irmão mais velho dele tenta bater no Xaveco, que foge correndo. Em seguida, Bia vai a caminho do "Carrossel do Horácio", Cebolinha manda Xaveco distrair a Bia até voltar porque quer provocar um ciúme na garota.
Xaveco fala com a Bia, Cebolinha volta disfarçado como Ceboleia, a fã Nº 1 do Xaveco, dizendo que adora o personagem do Parque da Mônica, é fofinho que dá vontade de apertar as bochechas e que adora os gibis dele. Xaveco fala que não tem gibi e Ceboleia corrige que adora as pontas que ele faz nas histórias dos outros. Xaveco diz que só aparece para equilibrar uma cena com uma moita do outro lado.
Os três brincam pelo Parque da Mônica todo e no final da tarde, antes de irem embora, Bia fala para o Xaveco que adorou passar a tarde com ele e pergunta se podem voltar amanhã para brincar mais. Xaveco diz que adoraria, mas está completamente apaixonado pela Ceboleia, finalmente encontrou alguém que gosta dele pelo que é e vai pedi-la em namoro.
Cebolinha revela sua identidade e que era tudo um plano para Xaveco conquistar a Bia e que ela estava quase caindo. Bia bate nos dois para aprenderem a não fazê-la de boba. Mônica aparece, vê os meninos surrados e os leva para a enfermaria do Parque. No final, Xaveco diz que não sabe o que fazer, saiu de uma paixão impossível para cair em outra e Cebolinha também no mesmo dilema, os dois estão apaixonados pela Mônica sendo enfermeira e fazendo curativos neles.
Uma boa história história em que o Cebolinha ajuda o Xaveco a conquistar a menina Bia, só que as trapalhadas do Xaveco e alguns imprevistos dificultaram tudo. Até que depois de conseguir brincar a tarde toda com a Bia no Parque junto com o Cebolinha fantasiado de Ceboleia, Xaveco conseguiria conquistar a Bia se não falasse que se apaixonou pela Ceboleia e Cebolinha precisar revelar que era tudo um plano infalível. Depois de apanharem da Bia, recebem cuidados da Mônica e acabam apaixonados por ela.
História girou na arte da conquista, como conquistar uma garota quando se é tímido. Xaveco não conseguia se aproximar da Bia, conseguiu por causa do Cebolinha, mas Xaveco não soube aproveitar pelos seus deslizes. Xaveco foi muito bobo, empolgou-se tanto nas brincadeiras que esqueceu que Ceboleia era o Cebolinha e estragou o plano que já tinha dado certo, já estava quase namorando a Bia. Xaveco se apaixonou e como não poderia namorar o Cebolinha, teve que revelar que era um plano.
Interessante que mais uma vez apanharam de uma menina, não levaram surra da Mônica, mas da Bia, pois não gostou de ser enganada. De alguma forma tem que apanhar de alguém nessas histórias de planos, só que não se deram tão mal por completo. O plano contra a Mônica que o Cebolinha queria que o Xaveco participasse e condição de ajudar no namoro do Xaveco e Bia acabou desistindo por terem se apaixonado por ela.
Mônica ficou bem compreensível e prestativa nessa história com pena e fazendo curativos nos meninos no lugar de uma enfermeira de verdade, não à toa que se apaixonaram por ela. Um certa descaracterização da Mônica, poderia apenas levá-los para a enfermaria para enfermeira cuidar, não ela. Poderia até terminar também na página anterior com a Bia dando surra neles, mas quis ter uma presença da Mônica, não apenas ser citada. Nas histórias do Parque, Mônica costumava sempre aparecer, nem que fosse em aparições rápidas, foram poucas que ela não apareceu.
Foi mostrado que Xaveco se apaixona e desapaixona fácil, se apaixonou por 3 na mesma história, e vimos que Bia era menina fácil de conquistar, era só ir direto. No primeiro convite direto do Titi, aceitou sair com ele, se Xaveco fosse mais rápido e não caísse na lábia de poesia do Cebolinha já teria a conquistado na primeira tentativa. Titi também não perde uma, primeira menina que vê já dar em cima, Aninha foi rápida em descobrir a traição do namorado e tirar o barato dele.
Não teve coerência o Xaveco se assustar com o Penadinho logo de cara ao entrar na "Tumba do Penadinho" e depois se assustar com a transformação do Lobisomem e fazer escândalo no Parque por causa disso, como se Xaveco nunca tivesse ido no brinquedo do Parque e ele sempre estava lá assim como os outros personagens. Xaveco mais uma vez sendo citado que é personagem secundário que faz ponta nas histórias dos outros, e foi até um motivo de se apaixonar pela Ceboleia de ter dito que é personagem secundário. Xaveco e Denise passaram a ter mais destaque por causa do Emerson, mas sempre frisando em algum momento que eles eram secundários, bem repetitivo.
Histórias do Emerson eram marcadas pelas tiradas e algumas de destaque engraçadas nessa foram as de Cebolinha reconhecer que quem participa seus planos é trouxa e que seus planos são horríveis ao comparar com a rima do Xaveco, a gargalhada e o deboche de logo Cebolinha que não ganha nenhuma menina como tem capacidade de ajudar alguém, Xaveco achar que iria para pescaria quando Cebolinha disse sobre minhocas suculentas, Xaveco dizer que só não é capaz de fazer coreografia da "Britinei Espirro" (Britney Spears) com caixa de ovos na cabeça por já ter feito isso antes, Cebolinha falar que Xaveco é "homem corajoso" e logo depois ele se assustar com o Penadinho, Ceboleia perguntar pelo gatão do Cebolinha e que era ele mesmo.
A Bia apareceu só nessa história, como de costume de personagens criados para aparição única. É incorreta atualmente por ter namoro e paquera entre crianças, traição do Titi, meninos aparecerem surrados e com olhos roxos, além de palavras, gírias e expressões populares proibidas como "caió", "jacu", "dar a língua nos dentes", "precisar de minhoca suculenta para fisgar o maior peixe". Tiveram erros de Xaveco falar com língua de fora no 1º quadro da página 10 do gibi e formato do nariz em "^" no 2º quadro da página 14 do gibi.
Os traços ficaram bons, ainda no estilo dos anos 1990. Não teve caretas, características de histórias escritas pelo Emerson, só personagens saltitantes e debochados e as linguinhas de fora marcantes nas histórias do Emerson não foram com tanta frequência, só em alguns momentos. As caretas em exagero ficaram mais frequente ao longo dos anos 2000 em diante. O cabelo da Bia pareceu com a da Denise, principalmente na capa da revista, apesar da Denise já ter aparecido com cabelo assim algumas vezes, mas só ficou em definitivo em 2002.
Nenhum comentário:
Postar um comentário