quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

Submundo HQ N°34 : Erros de Revisão: Livros Engraçados (Comic Books), Balões Trocados, e Outras Pataquadas...

Salvat+3.jpg (678×702)
"Apertem os Cintos... Os Revisores SUMIRAM": Sim, este poderia ter sido o título desta postagem (cheguei a pensar nisso). E não seria um exagero, pois é exatamente essa a impressão que o leitor de quadrinhos mais atento tem ao se deparar com alguns erros grotescos de revisão e falta de atenção!

Nesta matéria, veremos algumas dessas falhas registradas em imagens "pescadas" de navegações pela internet (especialmente em grupos do face que participo): Panini, Salvat, e Eaglemoss... são as "estrelas" da vez, rs!

Confira abaixo:
Revis%C3%A3o+2.jpg (472×788)
Antes de mais nada... Eu gostaria de ressaltar que não tenho absolutamente nada contra o trabalho dos revisores (muito pelo contrário): Especialmente, pelo fato de eu também já ter trabalhado com revisão de texto pra trabalhos acadêmicos (artigos e monografias). Assim, eu defendo a importância e relevância da categoria (pelo menos aos que possuem a atenção necessária pra tarefa). Minha bronca mesmo é com as editoras que parecem NÃO contratar devidamente os serviços de um bom revisor (como podemos constatar nos exemplos das FOTOS acima)!

Balões de diálogos trocados (1º FOTO - o texto original em inglês e as versões de 2 editoras nacionais: A Panini parece ter errado feio na "Ed. Definitiva" de "Sandman"); Tradução estapafúrdia da Eaglemoss na revista que acompanha a miniatura do "Duende Macabro" (onde o termo "Comic Books" foi traduzido como - PASMEM - "Livros Engraçados", rs)! E uma "dobradinha" da Salvat (pra variar): Reparem as indicações da "Leitura Adicional" (erraram os nomes dos encadernados)... E a sinopse na contra-capa de "Origens - Anos 60", no trecho: "apresentam você a alguns dos MAIS personagens MAIS conhecidos"!

Na boa, contratar um bom revisor não é tão caro (ainda mais diante do poder aquisitivo $$$ dessas 3 editoras em questão). Esses erros listados acima seriam FACILMENTE perceptíveis (o que os torna, por tabela: Inaceitáveis)! Pra piorar a situação do leitor, não basta se preocupar apenas com os cuidados gráficos e de revisão: Pois além de todos esses transtornos, o serviço dos correios continua longe (BEM longe) de um "padrão FIFA" - A FOTO abaixo é da encomenda de um assinante da "Coleção DC - Eaglemoss" (parece que sentaram em cima da caixa):
Revis%C3%A3o+3.jpg (524×674)
Até+
PS: E agradeço ao EDUARDO... Por ter me mandado umas FOTOS pelo zap (que - infelizmente - não consegui repassar aqui pro blog) mostrando erros nos créditos das capas internas do último encadernado do "Demolidor" (de Mark Waid) - Quem tiver a edição em mãos, repare nos créditos da galeria de capas!
sub.png (599×495)
Créditos;)  Leo Radd http://submundo-hq.blogspot.com.br/2016/01/erros-de-revisao-baloes-trocados-livros.html

Nenhum comentário: