segunda-feira, 6 de junho de 2016

Socializando HQ N°30 : [Quadrinhos] O que tem de bom na revista do Cebolinha n°13!

No mês de maio, as principais revistas mensais da turma da Mônica completam treze meses de numeração reiniciada a partir do n°1 - estratégia adotada tão logo chegaram ao n°100, em Abril do ano passado, a fim de que fãs pudessem se sentir motivados a iniciar uma nova coleção. Coincidências à parte, um marketing se instaurou desde o mês anterior, em torno do Cebolinha, que tinha bolado um plano infalível o qual daria certo. O suspense acabou este mês, com o anúncio de mais páginas em sua revista, passando de 68 para 84, entrando em igualdade com a da Mônica, que já tinha adquirido esse montante desde os tempos da Abril, nos anos 80.
Como forma de celebrar essa conquista, as contracapas de todos os títulos passaram a representar uma nova versão de suas capas oficiais desta edição, só que modificadas, sempre contendo alguma participação do Cebolinha. As tirinhas finais também foram, todas elas, em homenagem à novidade.

E a própria revista do Cebolinha, agora, como está? Qual o conteúdo dessa edição comemorativa?
"OS ANÉIS DA SORTE" é uma saga em três partes, creditada ao Flávio T. de Jesus (roteiro), Jairo A. dos Santos (desenhos) e Kazuo Yamassake (arte-final). Parece que esse trio de artistas dá muito certo. Nesta aventura, o resultado final de seus trabalhos resultou em uma bela arte ao longo de toda a trama, que se estende por 31 páginas, sendo, esse algarismo, se invertido, vira o número 13, ou seja, o número desta edição.
O 13 também está presente por todo o roteiro, uma vez que ele consiste em mostrar personagens infantis de uma época distante se reunindo, às escondidas, para acabarem com o azar que ronda suas trajetórias. Um vilão repentinamente se revela entre eles e causa certa bagunça, fazendo com que doze anéis mágicos acabem sendo teletransportados aleatoriamente no espaço-tempo. Curiosamente, eles foram parar em diferentes núcleos dos personagens da Mauricio de Sousa Produções nos tempos de hoje, bem quando Cebolinha pretendia juntar todo o pessoal da rua para anunciar a novidade do acréscimo de páginas em sua revista. Fato que até acontece, mas a alegria não dura muito, dada a aventura que subitamente começa quando o vilão e um mago invadem o momento em busca de ajuda para o resgate dos anéis.
Cada anel constituía, na verdade, um talismã diferente. Eles foram parar, cada qual, em núcleos correspondentes ao seu tema. Por exemplo:  o filtro dos sonhos foi para o Piteco, o elefante branco foi parar na turma da mata, a pedra de ametista está com o Astronauta, o olho-grego está com no universo da Tina, o ank está com o Penadinho e sua turma, o trevo de quatro folhas foi parar na era do Horácio, o muiraquitã está com o Papa-Capim e assim vai...

Era preciso dar conta de ajudar o mago a ter posse de todos os objetos, antes do vilão, uma vez que os personagens daquela época eram muito supersticiosos e, com isso, a felicidade do futuro promissor de cada um deles dependia de tal feito. 

Trata-se de uma aventura bem gostosa de se ver, como há muito tempo não tive a sorte de encontrar nessas edições da turminha. A produção está de parabéns! Na minha opinião, ficou uma obra perfeita, que celebrou o momento em questão de forma inteligente, através de uma aventura de verdade, sem ficar apegado aos fatos de forma excessivamente piegas em termos de metalinguagem.
Ainda há mais algumas surpresas ao logo da revista, como uma página envolvendo o Nico Demo, uma HQ curta (e até legalzinha) com o Do Contra, às voltas com o gênio da lâmpada mágica, e também uma aventura interessante, bem feita e que consegue ter um viés educativo acerca do mosquito Aedes Aegypti, o grande causador da dengue, chikungunya e zika. Não é uma trama feita especialmente para o mercado publicitário de campanhas de promoção à saúde, mas poderia se encaixar perfeitamente nesse quadro.
Uma boa HQ, com Cebolinha e sua irmã Mariazinha, também não poderia faltar. Afinal, a família do Cebolinha é uma das mais carismáticas. 
Penadinho, Piteco e Astronauta também dão as caras em historinhas próprias. Algumas com apenas uma página, e outras, com um pouco mais.

Recomendo a aquisição deste Cebolinha  n°13 a todos os fãs da turma da Mônica. Está aí, uma edição que, pelo seu número de azar, se revela um produto de muita sorte a quem o adquire.

Abraços a todos! Tenham uma semana! Fabiano Caldeira.
painelsocializandoHQ2.png (618×326)
Créditos;) Fabiano Caldeira http://socializandohq.blogspot.com.br/2016/05/quadrinhos-o-que-tem-de-bom-na-revista.html

Nenhum comentário: